Topo

Quer aprender a ler tarô? Veja como interpretar as cartas para si mesmo

Cartas tarô alto astral - Alexthq/Getty Images/iStockphoto
Cartas tarô alto astral Imagem: Alexthq/Getty Images/iStockphoto

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

22/04/2020 04h00

Provavelmente, todo mundo que gosta de autoconhecimento ou de misticismo já comprou um baralho de tarô um dia. O que acontece é que muitas vezes ele fica escondido no fundo do armário por falta de conhecimento para jogar. Que tal resgatar seu deck e tentar arriscar leiturinhas para si mesmo? Isso ajuda — e muito — a decodificar cada símbolo por trás das cartas.

Antes de tudo, é importante saber diferenciar um tarô de outros oráculos como o baralho cigano, por exemplo. Todo tarô é composto por 78 cartas em seu deck, sendo 22 referentes aos arcanos maiores e 56 referentes aos arcanos menores, divididos nos quatro elementos. Baralhos que não seguem esse modelo são considerado oráculos.

Além disso, o tarô deve ser visto como uma ferramenta de autoconhecimento e não algo determinante para suas atitudes e pensamentos, combinado? Anote o passo a passo:

Escolha um deck básico

Por mais que existam baralhos de tarô lindíssimos e cheios de arte, começar pelo básico é o primeiro passo. Isso porque cada arcano tem uma simbologia própria que ajuda a entender seu significado. Cores, signos, elementos: toda composição do desenho dá pistas do que aquela figura quer falar para você. O tradicional Tarot de Marselha ou o Tarot Rider Waite são ótimos para iniciar seu caminho. Esse passo, inclusive, vai destrinchar os próximos da lista. Vamos lá?

Comece pelos arcanos maiores

As 22 cartas que compõem os arcanos maiores fazem parte do que chamamos "A jornada do Louco", uma história com começo, meio e fim. A primeira carta, de número 0, retrata o próprio Louco, aquele que não tem freios em seus pés e se joga em qualquer aventura. Os arcanos maiores conseguem responder satisfatoriamente muitas tiragens de tarô, por isso, para não confundir a cabeça, priorize o estudo dessas figuras e visualiza a evolução da história.

Observe os símbolos e as cores das cartas

A cor vermelha vai representar ação e matéria, já a cor azul vai representar emoções e o mundo onírico. Além dessas cores, predominantes na representação dos arquétipos, temos símbolos astrológicos como o caranguejo, na carta "A Lua", representando o signo de Câncer. Treine o olhar e pegue um caderno para anotar os símbolos que encontrar em cada carta, como um jogo de caça ao tesouro. Depois, veja o significado de cada um deles e entenda como eles ajudam a construir o enredo.

Escolha um dia para cada carta

Uma boa dica para memorizar os arcanos maiores é não querer estudá-los de uma vez. Tire um dia da semana para cada carta, passe o dia com ela perto de você e vá anotando o que percebe a cada observação. Tem gente, inclusive, que gosta de dormir com a carta embaixo do travesseiro para ter insights em sonhos sobre seu significado. Assim, ao longo de três semanas você terá um dossiê completo sobre suas percepções.

Estude muito

Depois desse processo mais intuitivo, é hora de bater as informações que você recolheu com a de grandes autores sobre tarô. Não procure apenas uma fonte, busque os mais variados livros, canais no YouTube e até grupos de Facebook para absorver mais aprendizado. Saiba que tarô é um estudo constante, a cada experiência é possível descobrir mais e mais sobre seu funcionamento.

Comece fazendo leituras simples para você

Então, comece a fazer tiragens simples para si mesmo. Afinal, toda teoria é complementada com a prática. Para isso, você pode escolher a leitura simples de três cartas. Enquanto embaralha as cartas, mentalize com foco a questão que você deseja esclarecer com o tarô. Depois, disponha o baralho em uma mesa e retire três cartas. A primeira delas vai falar sobre a causa da situação. A segunda, o desenvolvimento e, por fim, a terceira fala sobre as consequências, o que vem depois. Deixei manuais por perto para te ajudar na interpretação e anote o resultado, para ir vendo a evolução de seus estudos.

Faça uma jornada pessoal

Outra dica para começar uma leitura para si mesmo é criar uma jornada semanal ou até mesmo diária. Escreva uma lista sobre áreas da sua vida que precisam de conselho ou questões que precisam ser esclarecidas. Por exemplo: qual minha maior dificuldade nos estudos? O que preciso reconhecer em mim? Para cada pergunta da lista, tire uma carta e reflita sobre todos os seus símbolos e regências (cada carta acompanha uma regência astrológica e mitos). Assim, além de treinar o tarô, você aprofundará seu autoconhecimento.

Crie um altar ou um cantinho tarológico

Isso serve tanto para você concentrar as energias das tiragens em um lugar protegido com amuletos ou cristais, como para você se sentir confortável e ter um espaço dedicado a esse estudo. Faz toda diferença na hora de ter foco, sabia? Acenda um incenso, crie um clima, coloque uma música que te agrada e cartas na mesa!