Topo

9 hobbies divertidos para começar a praticar em casa em dias de isolamento

Jardinagem, plantar - Getty Images
Jardinagem, plantar Imagem: Getty Images

Gabriela Zocchi

Colaboração para Universa

21/04/2020 04h00

Por mais que dividir o tempo entre trabalho, filhos, parceiro(a) e tarefas domésticas possa ser complicado em período de isolamento social, é extremamente importante dedicar um momento do dia para si mesma para relaxar e desligar um pouco das tarefas e das notícias muitas vezes angustiantes.

Se antes a gente ia para o bar com os amigos ou fazia exercícios no parque para se divertir, agora a dica é encontrar hobbies que tornem a passagem do tempo em casa mais prazerosa. Por isso, aqui vai uma lista de atividades que você pode tentar em casa - e apps, canais do YouTube e aulas online que podem te auxiliar no processo!

Atividades divertidas para se dedicar em dias de isolamento

Culinária

Com restaurantes e bares fechados, muita gente passou a dedicar mais tempo na cozinha durante o isolamento social. Essa pode ser a chance de descobrir a chef que vive em você! Existem diversos perfis nas redes sociais que ensinam não somente receitas, mas também técnicas de gastronomia, tais como os canais do Youtube 'Cozinha Para 2' e 'Panelinha', da chef Rita Lobo, e perfis no Instagram como o Tastemade Brasil (@tastemadebr) e o Nossa, aqui do UOL. Clubes de assinatura como o ChefTime e o Les Gourmands Club também podem ser uma opção legal nesse período, já que eles mandam para sua casa receitas e um kit com todos os ingredientes que você vai precisar para fazê-las. Vale testar diferentes tipos de prato para descobrir sua especialidade e a modalidade que você mais curte - tem gente que não gosta de fazer a janta, mas manda muito na confeitaria, por exemplo.

Jardinagem

Entrar em contato com a natureza também ajuda o ser humano a relaxar e diminuir a ansiedade. Enquanto não podemos ir a parques ou fazer trilhas durante o fim de semana, aprender a cuidar das plantinhas pode ser uma ótima solução para passar o tempo. Canais do YouTube como o 'Minhas Plantas' e 'Vida no Jardim' ensinam técnicas de jardinagem para amadores. Você pode começar com flores, que alegram a casa, ou até com vasinhos de temperos, que além de decorar a varanda, serão úteis na cozinha - e podem ser comprados facilmente na próxima ida ao mercado.

Yoga e meditação

A ansiedade é um dos principais sintomas do isolamento social e muitos especialistas explicam que manter a calma e ter momentos de relaxamento são importantes para a saúde mental durante esse período de incertezas. Meditar por alguns minutos no dia pode ajudar nessa tarefa. Aplicativos como o Calm e o The Mindfulness App ensinam técnicas de meditação e respiração e são gratuitos. Se quiser unir esse momento com a prática de algum exercício físico, a yoga pode ser uma boa aliada. Apps como o Nike Training ou canais no YouTube como o Viva Bem, de UOL, o 'Pri Leite Yoga' e o 'Yoga Para Você' são bons para iniciantes.

Reforma e restauração

Quem tinha planos de mudar de apartamento ou até mesmo de reformar a casa nos próximos meses provavelmente teve que adiá-los por causa da quarentena, mas ainda dá para otimizar o tempo livre com algumas restaurações que você pode fazer por conta própria. É perfeitamente possível, por exemplo, se aventurar a pintar uma das paredes de sua casa. Foi o que fizeram a apresentadora Titi Muller e seu marido, o músico Tomás Bertoni, que precisaram preparar com as próprias mãos o quarto do primeiro filho, Benjamin, que deve nascer em junho. Também dá para tentar dar uma cara nova àquela mesinha de cabeceira velha ou ao gaveteiro que estava meio lascado. A youtuber Maddu Magalhães ensina como restaurar móveis antigos e criar objetos de decoração no canal dela.

Caligrafia e lettering

Você sempre quis ter uma letra incrível para poder escrever cartões aos amigos ou até aquelas lousas bem chamativas para seu negócio? Um curso de caligrafia pode ser uma opção útil e extremamente relaxante para tentar nesse período. Em seu canal no YouTube, Marina Viabone ensina diversas técnicas para alcançar o lettering perfeito.

Produção de cerveja

Pode não ser um hobby fácil de começar sozinha em casa, mas se você sempre teve interesse no processo de fabricação de cervejas e pensou em como seria criar sua própria bebida um dia, esse pode ser um ótimo momento para colocar esse desejo em prática. Sites como o Lamas Brew Shop e Sinnatrah UDrink Experience Cervejaria-Escola oferecem cursos online pagos e também possuem lojas que vendem o material e o equipamento necessário para colocar a mão na massa.

Mixologia

Cerveja não é o seu forte, mas você curte uns bons drinks? Que tal aprender mais sobre como fazer coquetéis? Instituições como Bartender Store e EduK vendem aulas de bartender e mixologia online, bem como equipamentos necessários para começar a se aventurar no bar de casa. Se quiser apenas receitas, canais do YouTube como UDrink Experience, Tem Dose Dupla e Drinks do Mundo ou a página de receitas de NOSSA UOL podem ajudar.

Bordado, crochê ou tricô

De um tempo pra cá, técnicas como bordado, crochê e tricô deixaram de ser algo focado apenas para as vovós e ganharam um status até mesmo cool. Essas atividades podem ajudar a desenvolver seu lado mais criativo e a trabalhar foco e atenção. Existem diversas técnicas e tipos de bordado, crochê e tricô para tentar aprender. Quem sabe você não descobre um talento em alguma delas e passa até a fazer dinheiro com isso? Por meio do canal Two Bee, no YouTube, Bia Morais ensina a fazer amigurumis (aqueles bichinhos de tricô), enquanto Nat Petry dá dicas de maxicrochê e macramê. O Clube do Bordado é um coletivo feminino que também ensina métodos diversos. Todos oferecem ainda cursos online pagos em seus sites.

Aprender mais sobre misticismo

Algumas pessoas encontram em filosofias esotéricas e holísticas uma forma de se conectar mais consigo mesmas. Se você é dessas, pode tirar algumas horas da semana para ler e aprender mais sobre astrologia, técnicas como aromaterapia, que usa óleos e incensos para estimular diferentes partes do cérebro, e até mesmo energização de pedras e cristais Márcia Fernandes aborda diversos desses temas em seu próprio canal e no de Universa no YouTube. Já no Instagram, perfis como Barbara Abramo, Esoteriando e Astrodica falam sobre astrologia e outras práticas esotéricas. A astróloga e influencer Isabella Mezzadri e o Emana Project além de darem dicas em seus perfis nas redes sociais, oferecem ainda cursos online pagos.