Topo

Novidades de beleza

Novos tratamentos prometem definir músculos sem academia e reduzir inchaços

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

03/07/2019 04h00

Perder medidas rapidamente é promessa recorrente quando se fala de protocolos corporais. Geralmente, fitas métricas são usadas no início e ao final de cada sessão para mostrar centímetros a menos quase que como um passe de mágica -- ainda que tal resultado se deva à perda de líquido.

Entram em cena dois novos tratamentos: a Reduxx, que age na gordura localizada e promove fortalecimento muscular; e a Sculp Touch, que segue a linha das massagens modeladoras drenantes. Mas será que os resultados são duradouros ou mais um dos "efeitos Cinderela" da estética? Conversamos com especialistas para explicar como eles funcionam.

Quebrar células de gordura e definir músculos sem precisar de academia são os principais chamarizes do Reduxx. Em São Paulo, o tratamento acaba de desembarcar no salão MG Hair, de Marco Antonio de Biaggi, cabeleireiro famoso por sua clientela estrelada, que inclui nomes como Adriane Galisteu e Marina Ruy Barbosa."Ele engloba a aplicação de um ultrassom de alta potência, que elimina as células de gordura por meio de sua explosão, e de eletrolipólise, que é uma espécie de drenagem linfática feita com o uso de eletrodos. No fim da sessão, esses mesmos eletrodos fazem um trabalho de fortalecimento muscular. Em poucos minutos, é possível alcançar o resultado de 600 abdominais, tudo através de pequenas descargas de energia", explica a especialista em estética Pupe Ribeiro Lima, de São Paulo.

O processo é capaz de diminuir medidas mais intensamente no abdômen, chegando a marca de dez centímetros em uma sessão, o Reduxx também pode ser feito em outras áreas do corpo, como costas; flancos; glúteos; coxas e até mesmo braços. "Após a manobra, a única recomendação é praticar atividades físicas nas primeiras 24 horas, para ajudar a eliminar de forma mais efetiva a gordura mobilizada pelo tratamento," explica Pupe.

O passo a passo é confortável, envolvendo apenas contrações não muito intensas dos eletrodos e leve calor do ultrassom. "Ele trabalha promovendo a ativação do sistema linfático e consegue ser utilizado, simultaneamente, para tratar gordura localizada, celulite e flacidez", garante a dermatologista Mariana Chambarelli, do Rio de Janeiro. Segundo a médica, não há restrições após o tratamento, pois a pele não fica sensibilizada, e o efeito se mantém -- após o protocolo inicial, com quatro sessões, a recomendação é fazer uma nova a cada seis meses.

Temporário

Para quem quer modelar o corpo e perder medidas temporariamente, por meio da eliminação de líquidos, acaba de chegar ao mercado a Sculp Touch. "Ela consegue enxugar os líquidos excedentes do corpo, mas não vai eliminar as células de gordura. A massagem modeladora, na verdade, desenha o tecido adiposo, deixando-o mais alinhado; além de funcionar como drenagem", conta a esteticista Ellen Cristina Alves, do Blink Lab, de São Paulo. Para efeito mais duradouro, é necessária manutenção semanal, já que a gordura e os músculos voltam ao estágio inicial após quatro dias. A retenção de líquidos também volta aos poucos, por conta de fatores como sedentarismo, genética e alimentação rica em sódio.

perna - Divulgação - Divulgação
Perna antes e depois da sessão de Sculp Touch
Imagem: Divulgação

Ellen Cristina comenta que a Sculp Touch tem como diferencial o foco em áreas como culote e joelhos, que não costumam ser contemplados em outras massagens modeladoras. "Os joelhos incham muito e, se não trabalhados, não deixam as pernas com aspecto mais enxuto", completa a profissional, que tira com o celular da paciente o antes e depois das pernas, para comprovar o novo desenho da área.

O creme usado durante a manobra modeladora é neutro, livre de qualquer ativo calmante ou estimulante. Ele funciona apenas como veículo que facilita o deslizar das mãos da terapeuta, o que é interessante para quem tem pele sensível ou alergias.

Reduxx

O que é? Tratamento corporal que une ultrassom, drenagem mecânica e estímulo muscular para diminuir depósitos de gordura localizada.
Resultados esperados: Barriga, coxas, flancos, glúteos ou braços com menor depósito de gordura e maior fortalecimento muscular.
Duração: 1 hora.
Quantidade de sessões: Para protocolo completo, a partir de quatro.
Contraindicação: Pessoas com problemas de circulação, doença cardíaca ou marcapasso, grávidas, lactantes e pacientes em tratamento de câncer.
Manutenção: Após protocolo de quatro sessões, uma sessão a cada seis meses.
Valor da sessão: A partir de R$ 175.

Sculp Touch

O que é? Massagem modeladora e drenante que foca em áreas como joelhos e culote.
Resultados esperados: Contorno corporal mais definido por meio da modelagem dos depósitos de gordura e da eliminação de líquidos pela urina.
Duração: 1 hora.
Quantidade de sessões: Duas vezes na semana, com intervalo de dois dias entre cada massagem, até totalizar dez. Após esse programa inicial, uma sessão por mês.
Contraindicação: Grávidas, lactantes, diabéticos, pacientes em tratamento contra o câncer, pessoas com inflamações pelo corpo e pressão alta.
Manutenção: Mensal.
Valor da sessão: R$ 340

Novidades de beleza