Topo

Novidades de beleza

Lipocel: ultrassom com ponteira gelada é a nova "lipo sem corte"; conheça

O ultrassom focado é um aparelho que dissipa energia levando vibração e temperatura a uma camada precisa de gordura - iStock
O ultrassom focado é um aparelho que dissipa energia levando vibração e temperatura a uma camada precisa de gordura Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para Universa

08/05/2019 04h00

Eliminar gordura localizada de forma rápida e sem ter de encarar uma cirurgia está cada vez mais possível. A chamada "lipo sem corte" começou a se popularizar no Brasil com a criolipólise, que congela a gordura e a destrói. Porém, esse processo é desconfortável, por deixar a área sensível após sucção intensa, e ocasionou alguns acidentes, com queimaduras e infecções, que surgiram como alerta. Logo depois, os ultrassons focados ganharam os holofotes -- mas eram ainda mais doloridos. Agora, mesclando baixas e altas temperaturas, chega ao mercado uma nova tecnologia: o ultrassom focado de ponteira gelada.

O aparelho, chamado Lipocel, dissipa energia na forma de triângulo invertido dentro da pele, levando vibração e temperatura elevada a uma camada precisa de gordura. Isso faz com que ela seja quebrada e eliminada por meio da urina e das fezes. Na primeira versão dos ultrassons focados, a intensa sensação de uma espécie de choque, de dentro para fora, fazia com que alguns pacientes não terminassem nem a primeira sessão, apesar de resultados expressivos. Mas o avanço tecnológico traz agora uma nova e gelada ponteira, a 5ºC, o que elimina a dor.

Indicações

A técnica não é indicada para pessoas obesas, uma vez que o resultado é focado em pequenos pontos de gordura. "Nesse caso, o tratamento ficaria muito longo e custoso. A pessoa obesa vai fazendo e se desestimulando por não ver tantos resultados, causando assim uma frustração", diz a dermatologista Valéria Campos, sócia-titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de Jundiaí (SP).

Lipocel, ultrassom focado de ponteira gelada, promete uma "lipo sem cortes" - Divulgação - Divulgação
Lipocel, ultrassom focado de ponteira gelada, promete uma "lipo sem cortes"
Imagem: Divulgação

Já na primeira etapa do tratamento dá para notar a perda de medidas em alguns centímetros; mas o protocolo completo envolve até três sessões e os resultados aparecem em até três meses.

Muita gente evita esse tipo de tratamento por achar que, com o tecido adiposo eliminado, o que surgirá na sequência é a flacidez. Segundo especialistas, no caso do Lipocel isso não ocorre. Enquanto a gordura é destruída, existe também estimulação do colágeno, o que aumenta a firmeza da pele.

Alertas e pós-tratamento

Mesmo com a ponteira fria, ainda há risco de queimadura. "A sessão do ultrassom com ponteira gelada é feita em consultório. É um protocolo muito seguro, porém precisa ser feito com orientação médica", alerta Valéria. Não deve existir desconforto durante a aplicação. "Caso isso ocorra, é necessário ajustar a ponteira, pois a energia pode estar chegando ao músculo e não à gordura", explica a fisioterapeuta Giovana Milani, de São Paulo.

O pós-tratamento também é tranquilo. "Vale ter bom senso. Se sentir dor, evite praticar esporte. Vale também fazer uma massagem no local da aplicação. Ela não é obrigatória, mas traz conforto", diz a dermatologista Luciana Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista, de São Paulo.

Ultrassom focado com ponteira gelada

O que é? Aparelho de ultrassom focado que diminui áreas de gordura persistente.
Resultados esperados: Diminuição de gordura localizada em flancos, gordurinha perto da axila, gordura abaixo do umbigo, braços e áreas específicas da coxa.
Duração: A partir de 30 minutos para áreas menores, como a axila.
Quantidade de sessões: Até três, com intervalo mensal.
Contraindicação: Gestantes, pessoas obesas e com câncer.
Manutenção: Anual.
Valor da sessão: A partir de R$ 900 para áreas pequenas, como axila.

Novidades de beleza