Topo

Novidades de beleza

Poluição faz mal à pele; conheça novos tratamentos para blindar o rosto

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paula Roschel

Colaboração para Universa

17/07/2019 04h00

91% da população mundial mora em locais onde a qualidade do ar não atende às exigências mínimas estipuladas pela Organização Mundial da Saúde. O impacto desse excesso de poluição que nos atinge diariamente diminui a qualidade de vida de diversas maneiras, inclusive tendo impactos negativos sobre a pele.

Tendo isso no radar, spas buscam lançar protocolos ricos em ativos antioxidantes que blindam o nosso maior órgão de partículas químicas e físicas que pairam no ar.

Sangue de dragão

Além de sujar superficialmente, a fumaça de carros e indústrias causa danos profundos à pele. "Os poluentes do ar são absorvidos pela cútis e, como resultado, existe o aumento da perda de água local, envelhecimento precoce, alergias e até alguns tipos de lesões malignas", explica a dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo.

Recentemente, um spa na Serra da Mantiqueira (SP) tenta reverter tais danos ambientais por meio da aplicação tópica de uma seiva usada por índios para acelerar o processo de cicatrização de ferimentos. "Chamada sangue de dragão, ela é extraída da árvore Croton lechleri. Estudos complementares deverão ser realizados, mas algumas linhas de cosméticos lançaram produtos com esse componente exótico pelo possível aumento da produção de colágeno e combate à formação de radicais livres", diz Ligia.

Para os responsáveis pelo desenvolvimento do protocolo em questão, batizado como Time Reverse e presente na carta do Spa D'Água, no Botanique Hotel & Spa, ele consegue minimizar e até reverter danos causados pelo fumo, radiação e poluição; entregando maciez, viço e tom homogêneo já na primeira sessão. "Além disso, previne o surgimento de novas linhas ou rugas e minimiza a perda de firmeza", explica Julio Alejandro Arias, terapeuta holístico e geoterapeuta especialista na manobra. "Além da seiva da árvore sangue de dragão, os principais compostos do Time Reverse são a vitamina A, a vitamina E e C; além da quercetina e bioecolia, substâncias com a função de aumentar a imunidade da pele", completa.

Além da aplicação dos ativos em forma de creme e uma pausa para sua absorção, uma massagem relaxante completa a experiência de 45 minutos.

Firme System

Outra nova opção para blindar a pele da sujeira presente no ar é o Firme System, técnica que integra o menu de um spa localizado na zona oeste de São Paulo, o Espaço Kurma. "O Firme System inclui em seus passos o uso de ativos purificantes, como o silicato marinho; de ácidos naturais, que promovem a renovação celular, e da antioxidante vitamina C. Essa última age também na formação de colágeno, reduzindo rugas e linhas de expressão", diz Sueli Sterling, esteticista do spa.

O protocolo possui desconforto mínimo. Ele começa com a aplicação de um aparelho de radiofrequência, que só aquece a pele e estimula firmeza. Logo após, é iniciada a aplicação sequencial de ácidos que promovem a renovação delicada da pele. É nesse momento que a paciente pode sentir a pele arder levemente. Por último, entra em cena a aplicação da vitamina C.

Um clareamento na área de tratamento é observado desde a primeira sessão, além do aumento da firmeza e redução do tamanho dos poros de maior calibre.

"Ela é uma técnica indicada para pessoas acima dos 35 anos que já apresentam sinais de perda de elasticidade, brilho, manchas e rugas", conclui Sueli. Mas deve ser evitado por pessoas com pele sensível ou com dermatite, podendo nestes casos piorar a sensibilidade.

Time Reverse

O que é? Protocolo facial que une ativos antioxidantes, como vitamina A, E, C e seiva da árvore sangue do dragão para minimizar os efeitos dos radicais livres sobre a pele.
Resultados esperados: Rosto e pescoço com pele mais lisa, limpa e revigorada.
Duração: 45 minutos.
Quantidade de sessões: Os resultados podem ser notados após a primeira sessão, porém o ideal é fazer um mínimo de quatro sessões, com intervalo quinzenal.
Contraindicação: Pessoas com sensibilidade aos ativos, gestantes e lactantes.
Manutenção: Mensal.
Valor da sessão: R$ 360

Firme System

O que é? Tratamento facial envolvendo radiofrequência, ácidos e vitamina C.
Resultados esperados: Pele mais clara, limpa e com menos rugas e linhas finas.
Duração: Uma hora.
Quantidade de sessões: Quatro sessões, para protocolo completo, com intervalo de dez dias.
Contraindicação: Pessoas com sensibilidade aos ácidos mandélico, ferúlico e kójico. Peles com alergias, erupções, dermatites e acnes purulentas.
Manutenção: Semestral.
Valor da sessão: R$ 290.

Novidades de beleza