Topo

Novidades de beleza

Papada do pescoço: tratamentos sem cortes prometem suavizar queixo duplo

Tratamentos feitos em consultório permitem deixar o desenho do contorno da mandíbula mais marcado - Getty Images/iStockphoto
Tratamentos feitos em consultório permitem deixar o desenho do contorno da mandíbula mais marcado Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paula Roschel

Colaboração para Universa

31/07/2019 04h00

Harmonização facial ou melhora do contorno do rosto são dois conceitos da estética em evidência no momento. Dentro da lista de desejos de quem quer um desenho mais marcado na linha da mandíbula estão tratamentos que prometem suavizar a papada. E já é possível remodelar a área com tecnologias disponíveis em consultório, sem necessidade de cortes e intervenções cirúrgicas em hospital.

Entre os tratamentos mais procurados para minimizar o aspecto de queixo duplo estão o ultrassom, caso do recente MiniSpeed; ou mesmo o laser queridinho de Kim Kardashian, o Fotona 4D. Tais procedimentos não-invasivos são considerados simples e bastante confortáveis.

Tipos de papada

Antes de buscar procedimentos, o ideal é entender qual é o tipo da sua papada. Basicamente, existem três tipos de queixo duplo:

  • De gordura: presente, em grande parte dos casos, em pessoas mais jovens. Está associado ao excesso de tecido adiposo que pode se aninhar na área devido à alimentação hipercalórica ou até mesmo à característica física do indivíduo. Ou seja, também pode ocorrer em pessoas magras.

  • Flacidez: excesso de pele que surge com a idade ou emagrecimento acentuado.

  • Característica da face: quando o rosto tem uma projeção particular que faz com que a área da papada seja mais curta. Sendo assim, parece que ali existe uma pequena protuberância. Protocolos estéticos contra gordura ou flacidez não adiantam nada nesses casos.

Alvo: mais gordura e menos flacidez

Uma nova ponteira para a plataforma Alma Prime desembarcou recentemente no Brasil focando na diminuição da papada formada majoritariamente por gordura. Batizada como MiniSpeed, ela tem tamanho específico para pequenas áreas, o que a torna capaz de acessar a linha da mandíbula com precisão. "Utilizando uma placa que emite ondas ultrassônicas vetoriais, o MiniSpeed reduz rapidamente a gordura, melhorando o contorno de forma duradoura", diz a fisioterapeuta dermatofuncional Marina Berti, de São Paulo.

A sessão é rápida e não envolve dor ou efeito colateral. O aparelho apenas esquenta, mas de forma bastante controlada. O único incômodo é um ruído agudo, mas nada que impeça a realização do tratamento.

Quando a gordura da região é eliminada, a tendência é que a pele passe por flacidez. Mas, segundo Marina, o aparelho consegue agir também contra o excedente de pele. "Como efeito secundário, existe o estímulo de colágeno por meio do aumento da temperatura local durante o tratamento, chegando a 43 graus", diz. Ela também explica que o MiniSpeed pode ser usado para reduzir o volume das bochechas, uma espécie de bichectomia não-cirúrgica. Porém, tal procedimento deve ser feito com cautela em quem tem mais de 40 anos, já que tais depósitos de gordura na face funcionam como sustentação, ajudando a manter a região com aspecto jovem por mais tempo.

A técnica é muito rápida e não deixa a área com vermelhidão acentuada ou outra característica que impeça a pessoa, por exemplo, de voltar ao trabalho na sequência. "Os resultados também podem ser percebidos logo após a primeira sessão, com a pele tendo uma retração importante que define melhor o contorno de mandíbula", diz o dermatologista Paulo Barbosa, sócio-titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de Salvador (BA).

Alvo: mais flacidez e menos gordura

Outra solução não-invasiva para amenizar a papada é Fotona 4D. Recentemente, Kim Kardashian mostrou no Instagram que estava fazendo o laser na face e no pescoço. Tal máquina serve tanto para papada de gordura quanto a de excesso de pele, mas com resultados mais impactantes em relação à flacidez.

"Ele consegue melhorar a síntese de colágeno relacionada à flacidez. É um tratamento indolor; sente-se apenas o aquecimento local. Minha única indicação é que a pessoa, após o tratamento, fique sem se expor ao sol por dois ou três dias, para proteger a área. E, claro, aplicar protetor solar", diz o dermatologista Alberto Cordeiro, de São Paulo.

O Fotona 4D pode ser feito em qualquer época do ano e por pessoas com os mais diversos tons de pele, inclusive as morenas e negras que, muitas vezes, são impedidas de fazer tratamentos com lasers em que há contraindicação por conta da melanina.

MiniSpeed

O que é? Ultrassom vetorial indolor para diminuição de gordura localizada e aumento de colágeno.
Resultados esperados: Contorno facial mais desenhado, com diminuição da papada de gordura e melhora da flacidez local.
Contraindicação: Gestantes, pacientes portadores de colagenoses e marcapasso.
Tempo: Cada sessão dura oito minutos, se for tratada apenas a papada. Para pessoas que querem também diminuir o volume das bochechas e papada, o tratamento dura 16 minutos.
Quantidade de sessões: Para protocolo completo, três sessões. Elas precisam ter intervalo semanal.
Manutenção: Anual.
Valor por sessão: A partir de R$ 450.

Fotona 4D

O que é? Aparelho de laser usado para tratar a flacidez da pele.
Resultados esperados: Melhora do contorno facial, principalmente a papada, e o relevo da face como um todo.
Contraindicação: Gestantes, lactantes, pessoas com doença autoimune ou quem estão usando medicamentos sensíveis à luz.
Tempo: Apenas para a papada, de 30 a 40 minutos.
Quantidade de sessões: Em média, cinco sessões para protocolo completo. Elas devem ter espaçamento de 15 dias.
Manutenção: Anual.
Valor por sessão: A partir de R$ 3.000.

Novidades de beleza