Topo

Novidades de beleza

Preenchimento labial: "efeito gloss" e aumento discreto são técnicas da vez

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paula Roschel

Colaboração para Universa

24/07/2019 04h00

Lábios carnudos são um fenômeno atual da indústria da beleza. Basta analisar o histórico de mecanismos de busca para perceber incrementos repentinos de interesse em tópicos como "gloss que aumenta a boca" ou "preenchimento da cantora Anitta" para encarar os números. Ao mesmo tempo, não são poucos os casos de pessoas arrependidas por terem passado por procedimentos injetáveis de resultado artificial.

Para resultados mais naturais, médicos e laboratórios lançam então técnicas e produtos que prometem 'dar um up' nos lábios sem exageros. Entenda como funcionam duas novidades, batizadas como Liplush Technique e Vycross Volite.

Na primeira técnica, uma nova forma de preencher os lábios com ácido hialurônico, o diferencial está na divisão das injeções em quatro etapas: para definição do contorno, volumização e projeção do corpo do lábio, elevação de comissuras orais e fornecimento de sustentação estrutural. "Isso permite um tratamento customizado", diz o dermatologista Gabriel Sampaio, de São Paulo.

O especialista ainda cita outra característica particular do tratamento. "Buscando um resultado mais natural, ele é feito com dois produtos distintos em grau de viscosidade, concentração e densidade". Um dos ácidos em questão é chamado de Balance, um tipo de hialurônico com peso molecular indicado para tratar áreas mais superficiais e altamente móveis, como contorno e linhas em volta da boca. O outro, chamado Intense, é utilizado para criar volume do corpo do lábio e realçar os cantos da boca.

A técnica também possibilita ressaltar, de forma isolada, alguns pontos; como a correção de alguma assimetria ou destaque do arco do cupido. Tal manobra é indicada para pacientes que não querem aumentar o volume, pois estão satisfeitos com o tamanho labial, mas gostariam de destacar a região.

Dura por mais tempo

Segundo a dermatologista Bianca Viscomi, de São Paulo, a técnica tem durabilidade maior: de oito meses, enquanto os preenchimentos tradicionais são retocados a cada seis. "Os injetáveis Balance e Intense são produtos mais coesos se comparados a outros do mercado. Dessa forma, suas partículas permanecem unidas mesmo depois da injeção no tecido. Isso é muito importante para que o produto não espalhe, mesmo com toda a movimentação da região dos lábios. Como resultado, um desenho mais preciso do contorno e um resultado mais natural", diz.

A aplicação envolve dor e alguns hematomas. Mas, como em outros casos de preenchimentos, é um procedimento rápido e que não vai afastar o paciente das atividades diárias. Porém, como todo preenchimento labial, existem riscos envolvendo a técnica. Caso ela seja feita por um profissional que não conheça bem a anatomia do rosto, pode ocasionar cegueira ou necrose da área tratada. Esses dois acidentes ocorrem porque na região temos um vaso que não pode ser atingido por essa ou outra técnica de aumento de volume.

Hidratação caprichada

Se a ideia é apenas deixar os lábios mais hidratados, a novidade é o Vycross Volite. "Ele é um ácido hialurônico considerado skinbooster; ou seja, tem a capacidade de fazer uma hidratação profunda sem causar aumento de volume", explica o dermatologista Gustavo Limongi, de São Paulo. Além de hidratar, o produto consegue melhorar a qualidade e textura da pele, por isso a deixa com um certo brilho, como se o paciente estivesse usando um gloss de longa duração.

A técnica é recomendada para quem sente os lábios constantemente ressecados, mesmo com o uso diário de hidratantes: "Essa característica pode ser um fator genético, assim como ter a pele seca ou oleosa. Mas com esse skinbooster, até mesmo o uso de lipbalm diário fica para trás. Ele promove uma diminuição da descamação local, além do incremento de brilho e hidratação", completa Gustavo.

Uma sessão de Vycross Volite é bem tolerável com o uso de anestésico em creme sobre os lábios. Como efeito colateral, a região pode ficar inchada logo após a aplicação e com hematomas, que desaparecem em poucos dias. Além disso, pode ocorrer o surgimento de nódulos superficiais, que também desaparecem logo.

Liplush Technique

O que é? Técnica em quatro passos para injetar dois tipos de ácido hialurônico nos lábios.
Resultados esperados: Lábios com maior volume, contorno definido e resultado com aspecto natural.
Duração: 60 minutos.
Quantidade de sessões: Única.
Contraindicação: Gestantes, lactantes, pessoas com preenchedor definitivo nos lábios, como PMMA ou silicone.
Manutenção: A cada oito meses. Após o período, os lábios voltam ao normal, ou seja, sem qualquer flacidez pós-volume. Isso acontece porque o ácido hialurônico também estimula a produção de colágeno na área.
Valor da sessão: A partir de R$ 2.000.

Vycross Volite

O que é? Tratamento com ácido hialurônico injetável nos lábios. Ele melhora a hidratação local, com a função de skinbooster.
Resultados esperados: Boca com brilho e sensação de hidratação profunda.
Duração: 10 minutos.
Quantidade de sessões: Única.
Contraindicação: Gestantes e pessoas com doença autoimune.
Manutenção: Anual.
Valor da sessão: A partir de R$ 1.400.

Novidades de beleza