Topo

Novidades de beleza

Ioga facial: cuidado de beleza queridinho de Meghan promete pele mais firme

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

19/06/2019 04h00

Deixar o rosto tonificado, com a pele firme e o contorno de mandíbula bem marcado, geralmente envolve técnicas como laser, bioestimuladores ou cremes potentes. Porém, em plataformas online há cada vez mais vídeos de exercícios e massagens que prometem tudo isso apenas com o toque das mãos e algumas gotas de óleo ou sérum, a chamada ioga facial. O método começou a ficar popular por ser um cuidado de beleza queridinho de Meghan Markle. Com ele também nasceu a MASC, manobra considerada sua evolução. Mas será que tais protocolos conseguem mesmo deixar o rosto e pescoço com aspecto mais fresco, saudável e bonito?

Resumidamente, a ioga facial é uma espécie de reabilitação. Assim como seu corpo precisa de atividade regular para ficar firme e tonificado, os 57 músculos do rosto e pescoço também devem ser exercitados com essa mesma finalidade. "É uma série de movimentos pensados em conjunto com a respiração e maneiras de trabalhar a área sem enrugar a pele. Como os músculos são muito menores do que os do corpo, emprega-se menos tempo para conseguir a firmeza e o tônus desejados", explica a fonoaudióloga Alessandra Scavone, de São Paulo. Ela pontua que a pele, que está conectada naturalmente aos músculos do rosto, também se levanta e fica com aspecto mais firme -- ou seja, há a redução de linhas e rugas.

Promessa online

Como a ioga facial engloba apenas uma sequência de ações simples, tutoriais brotam aos montes na internet. O canal Face Yoga Method, da youtuber Fumiko Takatsu, já está com mais de 300 mil inscritos, por exemplo. Por lá, ela mostra que as atividades podem ser feitas na área do pescoço, papada, linha mandibular, boca, bochechas, olhos, região entre as sobrancelhas e testa. Temas como "aprendendo a fazer um lifting na área dos olhos" e "como melhorar o sorriso" são explorados:

Personal trainer

Apesar da popularização online, especialistas defendem que a técnica deve ser iniciada com uma sessão presencial, conduzida por um profissional. Após essa introdução, as pessoas podem fazer a ioga facial em casa, sem medo. "O especialista avaliará cada músculo do seu rosto e pescoço, para ver a necessidade exata de exercícios diários ou preventivos. Isso acontece por meio de medidas específicas da área, movimentos e mastigação. Logo após, realizará as manobras de ioga facial na frente do paciente, ensinando-o", conta Alessandra.

Essa indicação ocorre porque é possível ter problemas com a prática sem orientação, como fadiga muscular, cefaleia, trabalho equivocado da musculatura do globo ocular e ações incorretas que podem prejudicar a cervical.

Ioga turbinada

Para otimizar a ioga facial, podem ser usados cosméticos específicos. Eles otimizam os efeitos do treino. Existe até uma nova linha desenvolvida especificamente para ser combinada com tais exercícios, batizada de Senses. "Estudos indicam que conseguimos resultados a partir de sete dias de prática, em conjunto com a Senses, para o rejuvenescimento dos lábios. A partir de 15 dias já é possível ter olhos e testa renovados. Com 56 dias já dá para sentir o pescoço mais firme e o contorno facial definido", conta a farmacêutica Cláudia Coral, de Campinas (SP), responsável pelos produtos que englobam ativos como Eyeseril, que combate o inchaço abaixo dos olhos, Seacode, que aumenta colágeno, e Uplevity, peptídeo que melhora o contorno facial.

Ginástica facial é a mesma coisa?

Para a cirurgiã plástica Suzy Vieira, de São Paulo, a ioga trabalha de forma mais ampla questões relacionadas à face: "A ginástica facial trabalha apenas a musculatura do rosto, buscando o seu fortalecimento e diminuição da flacidez. Ela foi desenvolvida, inicialmente, para tratar casos de paralisia facial em que há diminuição do tônus muscular no lado paralisado. Já a ioga facial trabalha os músculos e a pele, buscando melhorias em todos os seus aspectos, desde a coloração até o relaxamento e hidratação, pois consiste em exercícios que melhoram também a circulação sanguínea local", conta. Na prática, isso significa pele mais saudável.

MASC

Como uma evolução da ioga facial surgiu MASC, que une os movimentos da ioga para a face com a acupuntura cosmética e a massagem facial: "Essa técnica fará um equilíbrio de toda a musculatura do rosto e pescoço. Como consequência, ocasionará um minilifting natural", explica Alessandra Scavone, idealizadora do protocolo.

A sessão da MASC é mais longa que a da ioga: levando 90 minutos nessa união de processos. Porém, por ser mais focada, pode haver espaçamento maior entre sessões. "O resultado de lifting pode durar três meses, se o paciente fizer os exercícios diariamente. Caso não faça, indico uma sessão a cada 30 dias", conclui.

Ioga facial

O que é? Série de exercícios para face e pescoço para melhorar o aspecto da pele, deixando-a mais firme e livre de linhas. Se diferencia da ginástica facial por mobilizar, além dos músculos, a pele da paciente.
Resultados esperados: Pele com menos rugas, contorno mais marcado e rosto mais simétrico.
Duração: Geralmente, de 10 a 12 minutos para fazer os exercícios em casa.
Quantidade de sessões: Diária.
Contraindicação: Pessoas com inflamações na face, como acne severa, região com aplicação de toxina botulínica e após cirurgias no rosto.
Manutenção: Após a primeira sessão profissional, para aprender a técnica, fazer diariamente em casa. Após três meses, passar novamente por acompanhamento profissional para revisar os exercícios e validar a evolução do tratamento.
Valor da sessão: A partir de R$ 600.

MASC facial

O que é? Avaliação e medida da musculatura, aula de ioga facial, acupuntura cosmética e massagem facial.
Resultados esperados: Pele revigorada, rosto mais simétrico e com melhor oxigenação. Por causa da massagem, área livre de fadiga muscular, tensões e levantamento da área, como um lifting natural.
Duração: 90 minutos.
Quantidade de sessões: Quatro ao ano.
Contraindicação: Área do rosto que está sob efeito de toxina botulínica e pessoas que passaram recentemente por cirurgia facial.
Manutenção: Se fizer diariamente os movimentos de ioga facial, é indicada uma sessão a cada três meses. Caso contrário, uma sessão a cada 30 dias.
Valor da sessão: R$ 750

Novidades de beleza