Topo

Novidades de beleza

Bigode chinês: acupuntura e preenchimento amenizam rugas; conheça técnicas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

23/01/2019 04h00

Bigode chinês é o nome popular de linhas de expressão que aparecem do final do nariz até a lateral dos lábios e deixa o rosto com aspecto mais cansado. Duas novas técnicas prometem reverter ou retardar seu aparecimento: a acupuntura estética e o novo injetável Juvéderm Volite.

As marcas surgem por conta da diminuição da elasticidade da pele pela idade ou devido a maus hábitos, como fumar, ingerir álcool ou tomar sol sem proteção. A medicina tradicional chinesa tem uma solução para revertê-las: "A acupuntura estética favorece a pele por meio de um 'ferimento' que a agulha faz na marca de expressão. Com isso, a corrige de dentro para fora, pela formação de uma cicatriz interna. É como se a ruga se esticasse", explica a acupunturista Esther Halfon, do Hair Spa CKamura, de São Paulo. "Além da cicatrização, também há aumento na oxigenação local e a pele fica com aparência saudável", completa.

Os resultados aparecem 24 horas após a primeira sessão. Além de ajudar a melhorar o aspecto da pele, a acupuntura também consegue melhorar outros fatores que dão mais beleza e saúde à área tratada. "As agulhas trabalham a circulação sanguínea e também o equilíbrio dos órgãos. Temos na aplicação técnicas de tonificação dos músculos e pele, além do estímulo na produção de colágeno e elastina", explica Renata Montanhana, especialista em Acupuntura e Medicina Chinesa do Espaço Soul, de São Paulo. 

Além de resultados a médio e longo prazo, existe também um "Efeito Cinderela" do tratamento: "Caso você queira melhorar o aspecto da pele antes de uma festa, é possível fazer uma sessão no dia anterior", diz Esther.

Novo injetável

Outras agulhas também entram em cena quando o assunto é bigode chinês -- através de injeções de um novo produto que evita ou retarda o aparecimento das marcas, o Juvéderm Volite. "Ele faz parte da mesma família dos preenchedores de ácido hialurônico (que dão volume), mas tem uma função diferente, pois promove a melhora da qualidade da pele como um todo, ou seja, de sua textura, elasticidade e hidratação superficial e profunda," diz o cirurgião plástico Fábio Saito, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de São Paulo.

A substância é considerada um hidratante de dentro para fora e, por isso, muito mais potente contra ações do tempo do que cremes que passamos no rosto, colo e mãos. "Ele é usado exatamente para prevenir que pacientes mais jovens formem marcas de expressão, pois garante que a elasticidade da pele fique sempre alta, num conceito que chamamos de 'prejuvenation'. Além disso, melhora o brilho da pele, rugas finas e rugas dinâmicas, como as do sorriso e olhos", comenta o dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo. 
 
A partir de duas semanas de aplicação já é possível notar a pele mais agradável ao toque e com melhora do viço. 

Acupuntura estética

O que é? Acupuntura para melhorar aspectos da pele e diminuir o bigode chinês e rugas na testa.
Resultados esperados: Visível melhora do bigode chinês e demais linhas finas e rugas no rosto e pescoço já na primeira sessão.
Duração: 20 minutos por sessão.
Quantidade de sessões: Para protocolo completo, cinco sessões (ou dez, se você tiver mais de 65 anos). Uma sessão por semana.
Contraindicação: Pessoas usando anticoagulante.
Manutenção: Mensal ou a cada três meses, dependendo do caso e da indicação do profissional.
Valor da sessão: A partir de R$ 150.

Juvéderm Volite

O que é? Substância injetável que melhorar a hidratação da pele, prevenindo o aparecimento de marcas de expressão.
Resultados esperados: Pele mais hidratada e homogênea.
Duração: Cerca de uma hora.
Quantidade de sessões: Única.
Contraindicação: Gestantes ou lactantes, pessoas com infecção no local da aplicação ou com alergia ao ácido hialurônico.
Manutenção: A cada nove meses.
Valor da sessão: A partir de R$ 2.000.

Novidades de beleza