Topo

Como usar babosa (aloe vera) para hidratar de forma natural cabelo e pele

Babosa é benéfica por ter propriedades extremamente hidratantes - iStock
Babosa é benéfica por ter propriedades extremamente hidratantes Imagem: iStock

Da Universa

20/05/2023 04h00

A babosa, também conhecida como Aloe succotrina e Aloe vera, já é famosa por seus poderes medicinais há milênios. Natural do norte da África e das Ilhas Canárias, está presente em uma infinidade de xampus, condicionadores e produtos para a pele.

"É uma fonte natural extremamente hidratante. Ela tem aminoácidos, que ajudam no crescimento do cabelo, e contribui também para a reposição de água no fio", conta o hairstylist Eron Araújo, de São Paulo.

Além de ser ótima para hidratar os fios, tem propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias.

"Ela ajuda a proteger os cabelos como se fosse um protetor solar, cuidando contra os raios UV. Também evita danos cotidianos causados por clima seco, vento, chuva e oleosidade, deixando o cabelo mais sedoso e brilhante", explica a dermatologista Simone Neri.

Outro grande benefício da planta medicinal é que ela atua também no couro cabeludo, aliviando coceiras e descamações, regenerando o tecido ao redor dos folículos capilares e ajudar na renovação das células dessa região.

"Com isso, reduz a caspa, combate a quebra e ajuda no crescimento e no combate à oleosidade", explica a visagista Tereza Martins.

Como aplicar?

Segundo Eron, o ideal é priorizar o uso da babosa em forma de gel retirado diretamente da planta.

Por fortalecer todo o comprimento do fio, o profissional indica aplicá-la da raiz às pontas.

"Você pode fazer isso como um pré-xampu, antes do banho, e depois usar seu xampu e condicionador preferidos."

A frequência da aplicação pode variar de uma ou duas vezes por semana se o cabelo for muito seco.

"Eu não indico usar todos os dias, porque pode deixar o fio muito pesado", alerta o hairstylist.

É preciso tomar cuidado na colheita da folha, pois em suas laterais há pontinhas parecidas com espinhos, que podem cortar se tocadas com muita força.

"Corte-a na base da planta, pois a maior quantidade de gel encontra-se ali", indica Tereza. "Na hora de pegar a substância, use uma colher de plástico, de preferência, pois o metal pode afetar a qualidade. Raspe a parte interna da folha e descarte a externa, pois os nutrientes estão na parte de dentro."

O gel retirado pode ser usado puro ou misturado ao hidratante ou a óleos essenciais e vegetais, como o de coco extravirgem, azeite de oliva extravirgem ou de rícino (mamona).

Receitas para fazer em casa

Teresa ensina uma receita para hidratar o cabelo, combater à caspa, nutrir e ativar o crescimento.

  • Primeiro, lave os fios com xampu para eliminar todos os resíduos.
  • Com ajuda de uma toalha, retire o excesso de água.
  • Aplique a babosa pura no couro cabeludo, massageando em movimentos circulares para a ativação celular e espalhe-a no restante do cabelo.
  • Deixe agir de 10 a 20 minutos -- pode usar uma touca plástica para não escorrer.
  • Por fim, enxágue os cabelos com água de morna para fria, mais saudável para os fios, e condicione-os normalmente.

A esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira ensina outra receita, que mistura babosa e abacate para desintoxicar e restaurar os cabelos:

  • Lave o cabelo, seque, corte a babosa, passe a polpa no couro cabeludo e aguarde 15 minutos. Lave.
  • Depois, amasse uma colher de sopa de abacate com uma colher de sopa de óleo de girassol a frio -- comprado em casa de produtos naturais, não é o óleo de supermercado. Caso não encontre pode substituir o óleo de girassol por azeite extravirgem.
  • Massageie em todo o comprimento e nas pontas, cobrindo com uma toalha quente (para os ativos penetrarem no fio). Aguarde por 15 minutos e enxágue. Use, no máximo, o condicionador.
  • Na última lavagem, despeje um copo de água mineral para fechar as cutículas dos fios e dar mais brilho.
  • Faça uma vez por semana.

"A babosa ajuda na regeneração celular, na desintoxicação do couro cabeludo, no equilíbrio do pH do couro cabeludo. Algumas pessoas têm caspa ou dermatite e a babosa é indicada, pois vai ajudar no procedimento de cicatrização e cura. O abacate, um antioxidante natural, vai ajudar na desintoxicação e a restaurar o fio", explica Roseli.

E na pele?

O uso da babosa na pele também é muito recomendado. A planta combate ao envelhecimento por ser extremamente hidratante e conter antioxidantes em sua composição.

Como máscara, deixe-a agir por 10 minutos no rosto e tire o gel com água fria e sabão neutro.

"Não misture a babosa com outro ingrediente", alerta Roseli.

Produtos com aloe vera

Gel de aloe vera, LiveAloe

Gel de aloe vera, By Samia

Leave-in com Aloe Vera, Tio Nacho

Sumo natural de babosa, Soft Hair

Rodapé content commerce -  -