Topo

Dia do Orgulho Nerd: o que buscas do Google dizem sobre o geek brasileiro

Naruto está entre os mais pesquisados do universo geek - Divulgação/Toei Animation
Naruto está entre os mais pesquisados do universo geek Imagem: Divulgação/Toei Animation

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

25/05/2021 15h23Atualizada em 26/05/2021 10h13

Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd em todo o mundo. E Brasil não nega mesmo o seu lado nerd. Segundo dados do Google, pertencemos ao segundo país que mais faz buscas pelo tema na internet, atrás apenas da Espanha.

De acordo com o levantamento da empresa, divulgado com exclusividade a Tilt, os termos do universo geek mais buscados pelo brasileiro, em cada categoria, foram: Naruto (audiovisual), Free Fire (games) e Harry Potter (livros). Foram considerados os últimos 12 meses de pesquisas.

Os dados revelaram algumas tendências curiosas:

  • O Brasil é um dos 15 países do mundo que mais buscou pela série de mangá Naruto, e o segundo da América Latina;
  • O país é um dos apenas 40 onde o jogo Free Fire está na frente de Minecraft nas buscas. Em outros 180 países e territórios, o resultado do ranking foi invertido.

Confira a lista completa:

Filmes/TV/séries:

  1. Naruto
  2. Pokémon
  3. Dragon ball
  4. The Walking Dead
  5. Batman
  6. Star Wars
  7. Supernatural
  8. Mortal Kombat
  9. Os Vingadores
  10. Super homem

Games:

  1. Free Fire
  2. Minecraft
  3. Fortnite
  4. League of Legends - LOL
  5. Grand Theft Auto V
  6. Sonic
  7. Pokémon Go
  8. Call Of Duty
  9. Super Mario
  10. RPG

Livros:

  1. Harry Potter
  2. Star Wars
  3. Senhor dos Anéis
  4. Crônicas de Nárnia
  5. Mitologia Nórdica
  6. 1984
  7. O conto da Aia
  8. Frankenstein
  9. A revolução dos bichos
  10. Drácula

Orgulho nerd

Todos os anos, o dia 25 de maio é lembrado como Dia do Orgulho Nerd, Dia do Orgulho Geek, ou Dia da Toalha. Os dois primeiros nomes, quase sinônimos, fazem referência a um dos maiores ícones da cultura pop: 'Star Wars'. O primeiro filme da saga, 'Uma Nova Esperança', foi lançado nesta data, há 44 anos, em 1977.

Os novatos nesse universo, por favor não confundir com o Dia de Star Wars, que acabou de ser comemorado, no 4 de maio (por causa do trocadilho com a palavra "force", em "May — maio em inglês — the 4th be with you").

Já o nome Dia da Toalha remete a outra importante obra do universo nerd: o livro 'Guia do Mochileiro das Galáxias', de Douglas Adams, que também virou filme. Segundo o Guia, uma toalha é um dos itens mais úteis para um mochileiro interestelar, com várias utilidades: dar apoio psicológico, servir como agasalho ou travesseiro, ser usada em lutas, proteger contra substâncias tóxicas... e, claro, se enxugar.

Adams morreu em 11 de maio de 2001, e um grupo de fãs resolveu homenageá-lo duas semanas depois de sua morte, no dia 25, saindo às ruas com uma toalha - e virou tradição.