Topo

No "dia da toalha", geeks publicam fotos com o acessório; data tem destaque nas redes sociais

O dia da toalha é uma homenagem ao escritor Douglas Adams no dia 25 de maio - Flickr/Sergio Cosi
O dia da toalha é uma homenagem ao escritor Douglas Adams no dia 25 de maio Imagem: Flickr/Sergio Cosi

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

25/05/2012 11h32

A toalha é uma das coisas mais importantes que um mochileiro das galáxias pode ter. O artefato pode ser usado para se proteger do frio, da chuva, de uma infestação tóxica, ser amarrada aos olhos quando não se quer olhar para algo terrível, pode ser usada como arma em um combate corpo a corpo (é só molhá-la) e até para secar o seu corpo. Isso se ela estiver suficientemente limpa.

Toda essa argumentação em defesa da toalha está em um capítulo inteiro do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. E para fazer uma homenagem ao autor Douglas Adams, fãs da “trilogia de cinco livros” criaram o towel day (ou dia da toalha) no dia 25 de maio.

O dia 25 de maio também marca o dia do orgulho nerd. Apesar da coincidência de datas, não há relação entre o dia da toalha e o dia do orgulho nerd (que foi criado para comemorar a data de estreia do primeiro Star Wars, em 1977). A única relação entre as duas celebrações é que muitos nerds e geeks também são fãs de o “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.  

O towel day foi criado 2001. A primeira edição foi realizada duas semanas após a morte do autor (que havia sido no dia 11 de maio daquele ano). A tradição do dia da toalha é levar o artefato para onde você for (afinal ela é uma das coisas mais importantes para se carregar). E claro, fãs de Adams estão aproveitando para postar as imagens com toalha nas redes sociais.

Dia da toalha domina conversas nas redes sociais

No Twitter, o assunto está dominando os Trend Topics. Os termos #diadatoalha, Don´t Panic (da frase tragam uma toalha e não entrem em pânico), Mochileiro, Galáxias, Douglas Adams e O Guia estão entre os assuntos mais comentados por brasileiros na rede social.

Veja alguns comentários dos fãs:

Mas não é só no mundo online que as pessoas vão poder fazer a homenagem Douglas Adams. Em São Paulo acontecerá a Marcha da Toalha. Segundo a página do Facebook criada para o evento, o encontro acontecerá na Avenida Paulista às 19 horas. Para participar da marcha é preciso apenas trazer uma toalha. E não entrar em pânico.