PUBLICIDADE
Topo

Harry Potter faz 40 anos: descubra lugares históricos e divertidos do bruxo

Viaduto de Glenfinnan, por onde passa o Expresso de Hogwarts na saga Harry Potter - Divulgação/West Coast Railways
Viaduto de Glenfinnan, por onde passa o Expresso de Hogwarts na saga Harry Potter
Imagem: Divulgação/West Coast Railways

Andrea Miramontes

Colaboração para Nossa

31/07/2020 04h00

Há quarenta anos nascia um dos bruxinhos mais queridos do mundo. Neste dia 31, o mesmo do aniversário de 55 anos da criadora da saga, J.K. Rowling, também é comemorado o de Harry Potter, que nasceu na ficção em 1980.

Quarentão, como muitos de seus fãs, o bruxo que rendeu fortuna à autora inspira muitos viajantes a seguirem seus passos pelo mundo.

Ainda que não seja hora de viajar, até mesmo porque atualmente muitos países estão fechados para brasileiros, é possível matar a saudade do personagem com os lugares mágicos da saga, como vários pontos do Reino Unido, que serviram de cenário para os filmes, além de parques de diversão que permitem voar como o bruxo e até fazer magias criadas por Rowling.

Escócia

Potter entrou para a história da literatura por persistência da escritora, na Escócia, na década de 90. Ela se mudou ao país sem um tostão, sem emprego nem casa, com seu bebê no colo e humilhada pelo ex-marido de quem apanhava.

A rotina diária da autora em Edimburgo, como o café onde escrevia (o Elephant House), a rua Victoria que inspirou o beco diagonal e até o cemitério de onde caçou nomes de personagens, virou roteiro obrigatório para os fãs.

The Elephant House, o famoso café em que J.K. Rowling começou a escrever Harry Potter - Getty Images - Getty Images
The Elephant House, o famoso café em que J.K. Rowling começou a escrever Harry Potter
Imagem: Getty Images
A icônica Victoria Street, que inspirou o beco diagonal de Harry Potter - Getty Images - Getty Images
A icônica Victoria Street, que inspirou o beco diagonal de Harry Potter
Imagem: Getty Images

Ainda na Escócia dá para sentir o gostinho do trem mágico que levava os bruxinhos para a escola de magia, com a paisagem do Viaduto de Glenfinnan, que virou cenário dos filmes.

Viaduto de Glenfinnan, na Escócia - Unsplash - Unsplash
Viaduto de Glenfinnan, na Escócia
Imagem: Unsplash

A 30 metros acima do solo, é por ele que passa o trem a vapor Jacobite, usado como Expresso de Hogwarts, cujo faz o trajeto de 67 quilômetros vai de Fort William até Mallaig.

Inglaterra

No norte da Inglaterra fica o Castelo medieval de Alnwick, base para cenas internas e externas de Hogwarts nos primeiros filmes. Visitantes podem fazer aulas de vassouras voadoras e também assistir ao quadribol, esporte fictício dos alunos da saga, criado por Rowling.

O castelo de Alnwick, que atrai fãs da saga do bruxinho - Divulgação - Divulgação
O castelo de Alnwick, que atrai fãs da saga do bruxinho
Imagem: Divulgação
Fãs de Harry Potter reproduzem as famosas partidas de quadribol - Divulgação/Alnwick Castle - Divulgação/Alnwick Castle
Fãs de Harry Potter reproduzem as famosas partidas de quadribol
Imagem: Divulgação/Alnwick Castle

Já a sala de jantar mágica de Hogwarts, bem como as escadas que mudavam de lugar, a enfermaria e a biblioteca ficam originalmente na faculdade Christchurch da Universidade de Oxford. Fundada em 1602, a biblioteca que aparece em filmes realmente abriga livros antigos e misteriosos.

A plataforma 9 3/4, famoso ponto de embarque dos bruxos de Londres a Hogwarts, fica na estação King's Cross, em Londres, onde os pais de Rowling teriam se conhecido. Há uma placa, bem como um carrinho de bagagem de malas grudado pela metade na parede, para fazer a tão sonhada foto "atravessando" a alvenaria para o mundo mágico.

A plataforma 9 3/4, em Londres, um dos lugares icônicos para os fãs de Harry Potter - Getty Images - Getty Images
A plataforma 9 3/4, em Londres, um dos lugares icônicos para os fãs de Harry Potter
Imagem: Getty Images

Ainda na capital inglesa, uma atração cheia de figurinos originais da saga é a Warner Bros Studios Tour — agora está fechada temporariamente por causa da covid.

Além das roupas usadas nos filmes, incluindo o casaco da invisibilidade, tem cenários de vários longas, para filmar Hogwarts e a misteriosa porta da Câmara Secreta, entre outros. É possível ainda tomar uma cerveja amanteigada, sem álcool, com sabor de biscoito e caramelo.

Warner Bros. Studio Tour London ? The Making of Harry Potter - Dan Wong Photography - Dan Wong Photography
A atração "Warner Bros. Studio Tour", em Londres
Imagem: Dan Wong Photography

Criaturas mágicas, como o alado hipogrifo e a aterrorizante aranha gigante Aragogue, também estão por lá. Quem é realmente fã deve ficar atento a eventos especiais, como o jantar no Great Hall, evento que simula o banquete frequentado pelos estudantes de Hogwarts.

A parte dos figurinos da " Warner Bros. Studio Tour", em Londres -  Warner Bros. Studio Tour London - The Making of Harry Potter -  Warner Bros. Studio Tour London - The Making of Harry Potter
A parte dos figurinos da " Warner Bros. Studio Tour", em Londres
Imagem: Warner Bros. Studio Tour London - The Making of Harry Potter

Estados Unidos e Japão

Do outro lado do mundo, há também uma atração da Warner muito semelhante à de Londres, em Los Angeles, nos EUA.

Porém, bem distante da terra natal do personagem há muito mais o que se explorar de seu universo.

Os parques da Universal em Orlando, na Califórnia e no Japão, por exemplo, recriaram experiências únicas para fãs de todas as idades. Os parques foram reabertos em junho, com medidas de segurança, como filas virtuais, redução de visitantes e uso de máscaras, entre outras.

The Nighttime Lights at Hogwarts Castle, no Universal Orlando Resort - Divulgação - Divulgação
The Nighttime Lights at Hogwarts Castle, no Universal Orlando Resort
Imagem: Divulgação

Além de experimentar quitutes da saga, como a cerveja amanteigada, outras experiências no mundo do bruxo permitem usar varinhas mágicas para feitiços pelos parques, passear a bordo do Hogwarts Express, que conecta as áreas, ligar para o ministério da magia das cabines telefônicas e até ouvir a Murta-Que-Geme, em um dos banheiros femininos.

A Universal do Japão tem ainda "wand studies", aulas sobre a arte das varinhas, para aprimorar a bruxaria.

Entre os brinquedos, o mais recente é uma montanha-russa radical dedicada ao meio-gigante Hagrid, um dos personagens mais carismáticos do mundo de Rowling. Visitantes passeiam pela floresta proibida que Hagrid tinha livre acesso e onde é possível topar com as temidas criaturas mágicas, tratadas como pets pelo personagem da saga.

A montanha-russa Hagrid's Magical Creatures and Motorbike Adventure - Divulgação - Divulgação
A montanha-russa Hagrid's Magical Creatures and Motorbike Adventure
Imagem: Divulgação

Inaugurada em 2019, Hagrid's Magical Creatures Motorbike Adventure é primeira montanha-russa dos Estados Unidos com uma queda livre vertical de 19 metros, em um ângulo de mais de 70 graus.

A adrenalina faz jus às aventuras do bruxo, que, certamente, toparia embarcar rumo à floresta proibida na comemoração de seu aniversário de 40 anos.