PUBLICIDADE
Topo

Dificulte o acesso de criminosos aos seus dados; saiba criar senhas fortes

Freepik
Imagem: Freepik

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

22/04/2020 04h00

A senha é o que mantém uma conta segura, mas criar uma forte e que seja fácil de lembrar, além de não ser repetitiva, é um grande desafio.

Por isso, separamos algumas dicas para verificar a força de sua senha e te ajudar a manter seus dados mais protegidos. Em tempos de coronavírus, estamos cada vez mais dependentes do digital, o que reforça a importância da segurança de suas contas Google, Facebook e afins.

Crie senhas mais longas

O ideal é criar senhas de oito caracteres ou mais. As com três ou quatro palavras aleatórias também podem ser suficientes para evitar hackers.

Evite combinações comuns

Evite palavras comuns como "senha" ou "minha senha", além de combinações muito usadas.

Outro ponto importante para uma senha forte é não usar seu nome, apelido, nome do seu animal de estimação, nome de pai, mãe, namorado (a), data de aniversário... ou qualquer palavra relacionada a você.

Faça uso de caracteres especiais

Para tornar uma senha forte, use e abuse de caracteres especiais (exemplos: @ # !) e números, não apenas palavras. Dessa forma, você dificulta a descoberta da senha.

Não use a mesma senha

Usar a mesma senha para diversas contas é uma péssima ideia. Afinal, se descobrem a chave de um cadastro online, ela terá acesso a todos os outros de forma prática e rápida.

Além disso, não mude apenas o prefixo ou o sufixo, como por exemplo "senha1" ou "senha2". Essa forma também é bem fácil de se descobrir.

Evite senhas conhecidas por serem roubadas

Existe um site que exibe senhas comuns já usadas em hacks, ou seja, as mais fáceis de serem descobertas. Para verificar se a sua senha está entre elas, acesse Have I Been Pwned.

Use autenticação de dois fatores (2FA)

A autenticação de dois fatores, ou verificação em duas etapas, é uma forma de proteção extra, na qual é necessário a confirmação de um segundo código para ter acesso àquele login.

Entretanto, não opte por receber o segundo código por SMS ou ligação, porque é muito simples para o hacker roubar seu número telefônico e ter em mãos o código de verificação.

Utilize gerenciador de senha

Como vimos, para criar uma senha forte o suficiente é preciso que ela seja longa, com palavras não associadas a você, com números e caracteres especiais e uma para cada login. O que pode se tornar difícil de lembrar.

Para isso, um gerenciador de senha pode te ajudar. Nele você guardar todas as senhas de forma segura sem precisar ficar lembrando a cada momento.

Entretanto, vai precisar memorizar uma única senha que irá desbloquear todas as outras. No momento de criação dessa senha, torne-a a mais forte possível.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS