Topo

APU, 4K, Ray Tracing? Entenda os termos técnicos de Xbox Series X e PS5

jacquesdurocher/Getty Images/iStockphoto
Imagem: jacquesdurocher/Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o START

07/11/2020 04h00

"Você viu que o Xbox Series X tem mais teraflops do que o PlayStation 5?". "Ah, mas o SSD do PlayStation 5 é mais rápido do que o do Xbox Series X".

Desde que os novos PlayStation e Xbox foram anunciados, é comum vermos frases como essas acima. Junto com elas, além da tradicional disputa entre fãs mais, digamos, engajados de PlayStation e Xbox, há uma lista considerável de termos que, muitas vezes, não fazem sentido para quem não manja muito de tecnologia.

Se esse é o seu caso, sem problemas: preparamos abaixo um pequeno dicionário de "next-geniquês" para te deixar por dentro de tudo que PlayStation 5 e Xbox Series S e X têm a oferecer para os seus felizes proprietários. Os termos seguem em ordem alfabética.

4K

4K se refere à resolução de 3840 x 2160, que é a prometida por PlayStation 5 e Xbox Series X. Esse número se refere à quantidade de pixels, que são os menores elementos em um dispositivo de exibição —a sua TV, por exemplo.

Nesta resolução, a imagem tem 2.160 linhas horizontais, sendo que em cada linha há 3.840 pixels, totalizando 8.294.400 pixels ao todo. É quatro vezes mais pixels do que a resolução full HD (1920 x 1080) e, portanto, exige mais do aparelho que está gerando a imagem.

FullHD x UltraHD

  • Arte UOL

    Aparelho UltraHD tem o dobro de linhas e colunas comparado com um televisor FullHD; quanto maior o número de "pontos na tela", maior será o nível de detalhamento das imagens exibidas. A imagem acima é meramente ilustrativa

APU

PS5 Editado - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Imagem: Divulgação/Sony

Sigla para accelerated processing unit (unidade de processamento acelerado), ela pode ser considerada como o "cérebro" de aparelhos como os novos PlayStation e Xbox. Essa arquitetura combina, em um mesmo chip, processador (CPU) e unidade gráfica (GPU), uma solução diferente das utilizadas normalmente em PCs voltados a jogos, que se valem de processadores e placas de vídeo dedicadas.

No PS5, a APU reúne um processador AMD Ryzen Zen de 8 núcleos a 3,5 GHz e uma GPU com arquitetura AMD Radeon RDNA 2 e poder de processamento de 10,3 teraflops.

No Xbox Series X, a APU tem um processador AMD Ryzen Zen de 8 núcleos e 3,8 GHz e uma GPU com arquitetura AMD Radeon RDNA 2 com 12 teraflops.

O Xbox Series S, por sua vez, é mais modesto do que o seu "irmão maior". Usa uma APU com o mesmo processador AMD Ryzen Zen de 8 núcleos a 3,8 GHz e uma GPU com arquitetura AMD Radeon RDNA 2 com 4 teraflops.

Botão de compartilhamento

Controle Xbox Series X - Phil Barker/Future Publishing/Getty Images - Phil Barker/Future Publishing/Getty Images
Imagem: Phil Barker/Future Publishing/Getty Images

Novidade no controle do Xbox, o botão de compartilhamento, ao menos em tese, permitiria salvar e compartilhar trechos de vídeos de gameplay e capturas de tela. É um recurso presente no PlayStation 4 e no Switch, mas ausente no Xbox One.

CUs

Sigla para Compute Units. Tratam-se de grupos dos núcleos de processamento das GPUs que podem realizar o seu trabalho de forma paralela. Uma comparação, ainda que não totalmente precisa, seria com os núcleos de um processador.

Feedback háptico

Tecnologia presente no DualSense, o controle do PS5, o feedback háptico é uma evolução do sistema de vibração dos controles tradicionais. De forma básica, a ideia é simular melhor toques e interações que temos na vida real usando, para isso, uma variedade maior de padrões de vibração no controle.

FPS

Sigla de frames per second, ou quadros por segundo. Se refere à quantidade de imagens estáticas (os "quadros) que são mostradas em um dispositivo de exibição em um segundo. Quanto maior esse número, mais suaves são as animações de um jogo - e mais precisa tende a ser a sua jogabilidade.

Game Pass

Xbox Game Pass - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Serviço de assinatura da Microsoft que oferece uma biblioteca de centenas de jogos para quem o contrata. Os jogos disponíveis podem ser baixados e jogados indefinidamente enquanto a assinatura estiver em vigor - e os jogos fizerem parte do programa. Tem versões para consoles Xbox e também para PC.

GHz

Refere-se a gigahertz. É uma unidade de frequência que equivale a um bilhão de Hertz que, por sua vez, se refere a ciclos por segundo. Em um processador, o número se refere à quantidade de tarefas por segundo que ele pode realizar. Quanto mais, melhor.

PS Plus Collection

Um desdobramento do serviço PS Plus, o PS Plus Collection se refere a uma lista de games que os assinantes da PS Plus terão disponíveis para baixar a jogar a qualquer momento. Se assemelha levemente ao Game Pass, porém a oferta de games é consideravelmente menor.

Ray Tracing

Cyberpunk 2077 - Divulgação/Nvidia - Divulgação/Nvidia
Cyberpunk 2077 é um dos games que terá suporte a Ray Tracing
Imagem: Divulgação/Nvidia

É um algoritmo de computação gráfica usado para renderizar imagens tridimensionais. A ênfase aqui é oferecer uma iluminação de cenas mais realista, onde há uma simulação do trajeto que raios de luz fariam na vida real.

No mundo real, infinitos raios de luz partem de uma fonte (uma lâmpada, por exemplo) e refletem em tudo que há ao redor. O que enxergamos dos objetos é apenas a parte dos raios que, de fato, chegaram aos nossos olhos.

Para simular isso, o algoritmo determina os raios que, de fato, serão captados pela perspectiva do observador da cena e os cria em um sentido oposto ao do que aconteceria na vida real. Assim, diminui-se a necessidade de poder de processamento - já que não são criados raios de luz sem função.

Essa tecnologia estará presente nos novos consoles e promete criar ambientes e cenas extremamente realistas.

Teste: Minecraft ganha vida nova com Ray Tracing

Retrocompatibilidade

Função na qual é possível jogar games lançados para consoles de geração anterior em um novo aparelho. Ela está presente de maneira mais abrangente nos novos Xbox, mas o PlayStation 5 também será compatível com "a maioria" dos jogos lançados para PS4 —mas não com games lançados para gerações anteriores do videogame.

SSD

Sigla de Solid State Drive, ou drive de estado sólido. É a tecnologia de armazenamento usada nos novos consoles, ao invés dos tradicionais discos rígidos (HDs). Neles, a velocidade é acessada muito mais rapidamente, já que não depende que um disco seja lido, mas sim de corrente elétrica.

Teraflops

Múltiplo de FLOPs, acrônimo de "Floating-point Operations Per Second", ou "operações de ponto flutuante por segundo". Essas operações, geralmente cálculos científicos - mais complexos, portanto - têm a ver com a capacidade de processamento de componentes como placas de vídeo. Novamente, quanto mais, melhor.

Versão sem disco

Apesar de ser uma expressão mais popular, falar da "versão sem disco" de um console, na verdade, se refere a um aparelho sem um drive para a leitura de discos. O PlayStation 5 tem uma versão assim, mais barata. No caso dos novos Xbox, o Series S não tem leitor de discos.

Xbox Series S e Series X

Xbox Series S e Xbox Series X - Phil Barker/Future Publishing/Getty Images - Phil Barker/Future Publishing/Getty Images
Imagem: Phil Barker/Future Publishing/Getty Images

Os novos Xbox virão em duas versões. Uma mais simples, de entrada, chamada Xbox Series S, e outra mais potente, o Xbox Series X. A principal diferença está na GPU, a unidade de processamento de vídeo, mais modesta no Series S. E também no armazenamento: quanto o Series X tem um SSD de 1TB, o Series S tem um de 500GB.

Xbox Velocity Architecture

Refere-se à integração entre o o SSD dos novos Xbox com outros sistemas, de forma que os dados não são apenas transmitidos, mas também descomprimidos e lidos de forma mais eficiente e muito mais rápida. De maneira geral, isso tende a aprimorar o desempenho do console na hora de rodar os jogos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol