Topo

O que é a tecnologia 4K de ultradefinição? Entenda a resolução

Já reparou que agora todas as TVs parecem ser 4K? Aprenda mais sobre elas - baloon111/Getty Images/iStockphoto
Já reparou que agora todas as TVs parecem ser 4K? Aprenda mais sobre elas Imagem: baloon111/Getty Images/iStockphoto

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

10/08/2021 04h00

A tecnologia 4K aparece na maioria das smart TVs, em celulares com câmeras potentes, em games modernos. Mas você sabe que diferença faz?

O que é 4K?

A tecnologia 4K —também chamada de Ultra HD ou ultradefinição— consiste em uma evolução na qualidade de telas. Esses displays, basicamente, contam com quatro vezes mais pixels (pontos da tela) que um aparelho Full HD. Um eletrônico 4K tem resolução 3.840 x 2.160 pixels, enquanto um Full HD tem 1.920 x 1.080 pixels.

Com mais pixels na tela, as imagens em uma TV 4K, por exemplo, são exibidas teoricamente com quatro vezes mais definição que em um modelo Full HD, o que provoca uma sensação de imersão.

FullHD x UltraHD

Arte UOL

Aparelho UltraHD tem o dobro de linhas e colunas comparado com um televisor FullHD; quanto maior o número de "pontos na tela", maior será o nível de detalhamento das imagens exibidas. A imagem acima é meramente ilustrativa

Os preços vão cair?

Sim. Como todas as tecnologias novas, os preços começam altos e depois costumam baixar com o aumento da escala de produção. A popularização da TV 4K deve acontecer em breve.

Consome mais ou menos energia?

A tecnologia de iluminação da tela que usa LED já é, em médio, 30% mais econômica, porque usa lâmpadas menores —na comparação com as antigas telas de LCD.

As TVs 4K costumam ter tecnologias mais avançadas de iluminação e display mais fino, o que ajuda a economizar energia.

Já as telas Oled (diodos orgânicos emissores de luz) conseguem ser ainda mais eficientes, porque trabalham com pontos individuais, que acendem e apagam totalmente conforme a necessidade.

Onde posso achar conteúdo 4K?

  • HD: conteúdos da TV aberta (futebol, novela, noticiário)
  • Full HD: streaming e consoles mais antigos, como o Playstation 3 e Xbox 360
  • 4K: consoles como Playstation 4 e Xbox One X, filmes e séries da Netflix, HBO, Amazon Prime e outros
  • 8K: são uma raridade, mas podem ser encontrados no Xbox Series X e Playstation 5 ou em vídeos do YouTube.

No caso dos serviços de streaming, é preciso uma internet banda larga compatível. A Netflix, por exemplo, recomenda uma conexão mínima de 5 Mbps (Megabits por segundo) para vídeos em HD e 25 Mbps para assistir filmes e séries em 4K.

Sabendo que as pessoas consomem vídeo em diferentes resoluções, muitas TVs contam com sistemas de upscalling (quando um sinal de qualidade inferior é melhorado via software). A maioria dos modelos recentes conta com processador —semelhante ao de celulares e computadores— para executar este tipo de tarefa.

Nós comparamos

Na primeira edição do Tilt Lab Day, testamos quatro smart TVs 4K: uma da LG, uma da Philco, uma da Samsung e uma da Toshiba. Elas tinham diferentes preços e funcionalidades, mas o modelo da LG venceu como o melhor. O da Toshiba levou na categoria melhor custo-benefício.

Confira como cada aparelho se saiu em cada quesito e tire suas dúvidas na live abaixo:

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.