Topo

Por que o PS5 virá com um game instalado? A resposta está no novo controle

Astro"s Playroom será o "jogo na memória" acompanhando cada unidade do PS5 lançada em 2020 - Reprodução/YouTube
Astro's Playroom será o "jogo na memória" acompanhando cada unidade do PS5 lançada em 2020 Imagem: Reprodução/YouTube

Giovanna Breve

Colaboração para o START

21/07/2020 04h00

Uma apresentação realizada pelo jornalista Geoff Keighley na última sexta-feira (17) revelou que o game Astro's Playroom virá instalado em todo console PlayStation 5. O game irá demonstrar de forma prática as capacidades do novo controle DualSense para os donos do videogame.

O jornalista testou o jogo e demonstrou algumas das características novas, como os gatilhos hápticos e até o microfone embutido no DualSense.

No vídeo de apresentação, Geoff mostra o controle e faz uma comparação com o DualShock do PS4.

Comparação do controle do PS4 e PS5 - Reprodução - Reprodução
O atual Dualshock 4 ao lado do novo DualSense
Imagem: Reprodução

O DualSense é maior e pesado comparado ao controle da atual geração, mas não chega a ser um incômodo, segundo o próprio Keighley.

Uma das propostas do novo console é aumentar a imersão do jogador. Durante o gameplay, foram utilizados os recursos de touchpad, sensor (como balançar) e saídas de áudio direto do controle.

A demonstração mostrou ambientes diversos, desde tempestade de areias e de neve, e foi possível ouvir os barulhos das rajadas direto do controle, além de som de passos em lugares em que a textura faz barulho como na neve.

Além disso, para comandar alguns robôs é preciso balançar o controle enquanto aperta os botões superiores para avançar na aventura. Um momento interessante: o jogador deve assoprar no touchpad para fazer girar as turbinas de uma plataforma.

Astro's Playroom chamou a atenção por demonstrar todo o potencial sensorial do controle do PS5. Ele é uma sequência de Astro Bot Rescue Mission, lançado em 2018 para PS VR.

Assim como o primeiro game, que desfruta os recursos de Realidade Virtual, o novo jogo explora a parte sensorial como áudio e tato através de puzzles. Keighley ressalta que Astro's Playroom não será uma mera demo, e sim um game completo, com algumas horas de duração.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol