Topo

Guia


The Outer Worlds: Dicas para sobreviver em Halcyon

"The Outer Worlds" é um RPG em mundo aberto denso e cheio de possibilidades - Divulgação
"The Outer Worlds" é um RPG em mundo aberto denso e cheio de possibilidades Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

10/11/2019 04h00

"The Outer Worlds" é uma das grandes surpresas do ano. Desenvolvido pela Obsidian, o jogo conta com todos os principais elementos de outra franquia em que o estúdio trabalhou, "Fallout". Só por conta dessa frase você já deve ter imaginado os diálogos cheios de opções, os sistemas de RPG e aquele combate de primeira pessoa característicos da série na era Bethesda.

Separamos algumas dicas importantes para te ajudar com cada um desses sistemas e te deixar preparado para uma jornada longa e cheia de desafios por Halcyon. Está preparado? Embarque na sua nave e vem com a gente.

1 - Nem tudo se resolve no braço

Reprodução
Imagem: Reprodução

"The Outer Worlds" tem muito de "Fallout", não só dos novos da Bethesda, como também dos primeiros, ainda com visão isométrica, lançados lá no final dos anos 90. Isso significa que há uma série de abordagens para resolver os seus problemas e a escolha certa vai depender da forma como você construiu o seu personagem.

Uma saída rápida, recompensadora e sem danos colaterais imediatos é a boa e velha lábia. Se você investiu alguns pontos em carisma, tem algumas habilidades de persuasão e consegue mentir com maestria, tente contornar as dificuldades com opções menos convencionais do diálogo, e o resultado pode ser melhor do que você imagina.

Saudades de Fallout 2? - Divulgação
Saudades de Fallout 2?
Imagem: Divulgação

Para melhorar as suas chances, leia os documentos e textos dos terminais espalhados por toda Halcyon, já que as novidades que você descobre ali se transformam em opções extras de diálogo que podem resolver toda uma comoção com apenas uma frase no momento certo.

Outro benefício de sair conversando com todo mundo é que várias missões secundárias só são ativadas através do diálogo, quando você faz uma pergunta específica para determinados NPCs. Use e abuse do diálogo para conseguir muito mais de "The Outer Worlds".

2- Se o foco for o combate, aumente a dificuldade

Reprodução
Imagem: Reprodução

"The Outer Worlds" é capaz de agradar os mais diferentes tipos de jogador. Se a sua diversão está em diálogos bem escritos e nas consequências das suas escolhas no mundo, vai ter conteúdo de sobra. Se o seu foco é o combate e enfrentar inimigos nas mais variadas situações, também vai estar bem servido.

Um pequeno detalhe, porém, pode melhorar ainda mais sua jornada se o seu foco for o combate: aumentar a dificuldade. Como você sempre estará com armas potentes e novas habilidades, além de contar com TTD (espécie de câmera lenta) para acertar os tiros em pontos específicos, o jogo vai acabar ficando muito fácil com o passar do tempo na dificuldade normal.

Considere aumentar a dificuldade e experimentar um desafio mais elevado. Acaba sendo recompensador e te obriga a utilizar tudo que o jogo tem para oferecer.

3 - Organize a sua carga

Reprodução
Imagem: Reprodução

"The Outer Worlds" não é "Death Stranding", mas gerenciar o inventário aqui também é fundamental. Existem centenas de itens no jogo, desde comidas e equipamentos até lixo deixado por inimigos e NPCs. Se você é dos mais gananciosos, que coleta tudo para vender o que não for útil depois, é importante melhorar sua eficiência e também tomar cuidado para não ficar pesado demais e comprometer a mobilidade.

A primeira dica é liberar, ainda na primeira parte, a habilidade de viagem rápida. Com ela, é possível se teletransportar quando a mochila ficar cheia, o que evita ficar andando todo lento por ai. A segunda é separar bem as coisas na sua mochila para facilitar na hora da venda. Assim que pegar um novo item, já marque como lixo se ele não for útil para o seu personagem. Na hora da venda, basta utilizar o atalho de vender todo o lixo de uma vez e sair para gastar seu dinheiro suado.

Se sua intenção for guardar mais itens do que vender, utilize os armários que ficam próximos da entrada da sua nave e libere espaço na sua mochila para coletar mais.

4 - Cuide das suas armas e equipamentos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Se tem um ramo da árvore de habilidades que indicamos para o início do jogo é a de perícias técnicas, como Medicina, Ciência e Engenharia. Isso porque seus equipamentos vão precisar de manutenção constante, e melhorar as suas armas dá uma vantagem considerável no combate. Se você descuidar, pode acabar com armas que causam pouco dano, e peças de armadura vulneráveis.

Após o nível 20 em ciência, é possível melhorar suas armas e armaduras e criar bônus únicos, como proteção a danos específicos e aumento nas possibilidades de efeitos como o dano crítico. Faça isso não só para os seus equipamentos, mas também para o dos seus companheiros.

Uma boa dica é desmontar boa parte das armas e equipamentos encontradas em campo em vez de vendê-las. Isso vai permitir que mais reparos sejam feitos e que todos os personagens estejam com potência máxima na hora de enfrentar os inimigos.

5 - Controle seus companheiros

Reprodução
Imagem: Reprodução

Existe todo um menu específico para controlar seus companheiros, deixando-os prontos para o combate. Eles são um auxílio muito bom no campo de batalha, mas se não forem controlados podem se tornar uma dor de cabeça.

Se você não quer que ninguém morra, tenha certeza de comandar bem as posições de todos. Se for preciso, use o comando de seguir para reagrupar todo mundo, especialmente se algum deles ficar preso em um canto do mapa.

Alterar o padrão de comportamento deles também ajuda a manter as coisas no lugar. É possível designar alguém para atacar somente a distância ou somente com armas corpo a corpo. Definir se eles serão agressivos e vão partir para cima dos inimigos ou se é preciso esperar você tomar a atitude, ideal para quando a intenção é ser furtivo.

No meio do combate, há inimigos mais propensos a algum tipo de dano específico ou inimigos mais fracos mas que causam muito dano e precisam ser derrubados primeiro. Utilize os comandos do seu grupo para alterar constantemente o foco nesses momentos e ter mais sucesso nas suas missões, sem nenhuma baixa.

6 - Hack e gazua para a vitória

Reprodução
Imagem: Reprodução

Outras habilidades essenciais para o início da jornada são o uso de hacks e da gazua. Se você dominar essas duas habilidades, será possível ter acesso a informações importantes, abrir novos caminhos nas missões e conseguir itens raros mais cedo.

Quanto mais você investe nessas habilidades, menos itens vai ter que gastar para abrir caixas e armários trancados e menos tempo levará para executar as invasões.

Dicas Finais

  • Não corra enquanto estiver usando o TTD para desacelerar o tempo. Quanto mais você se movimentar, mais rápido a barra será consumida
  • Use consumíveis, como comidas e bebidas, para ganhar bônus importantes para as batalhas
  • É possível desligar a visualização dos capacetes no Menu
  • É possível utilizar os bônus de equipamento para atingir o nível necessário para tarefas como hackear ou arrombar portas

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Guia