Topo

Elden Ring: como fazer todos os finais

Elden RIng - Reprodução/Daniel Esdras
Elden RIng Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Daniel Esdras

do GameHall

16/03/2022 04h00

Não é tarefa fácil conseguir todos os troféus ou conquistas de Elden Ring. Para realizar essa façanha, é preciso fazer os três finais do épico da FromSoftware, e cada um deles depende de diversas ações realizadas durante toda a jornada, mesmo que a decisão derradeira seja tomada no último minuto.

Como escolher seu final

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

O final de Elden Ring só é decidido no último minuto do jogo. Após vencer Radagon da Ordem Áurea na árvore da capital, você poderá escolher o seu destino ao tocar no que resta do Anel Prístino.

Além disso, é possível sair da sala após a última batalha e voltar para as Terras Intermédias, o que permite completar qualquer um dos finais a seguir mesmo estando tão próximo do fim.

Mas atenção. Após escolher um final e os créditos subirem, é possível voltar ao seu mundo antes de começar um novo jogo - será feita uma pergunta que te dará essa possibilidade. No entanto, você voltará ao seu mundo sem a possibilidade de mudar as escolhas que definem o final do Maculado e precisará terminar toda a história novamente.

Assim, para quem quer fazer todos os finais sem precisar recomeçar o jogo, é preciso manter um save na nuvem do momento anterior à batalha final: basta manter a sincronização desativada no menu e baixar o save novamente assim que concluir cada um dos finais.

Lorde Prístino

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

O final padrão de Elden Ring é o do Lorde Prístino. Para alcançar esse final, não é preciso fazer nada além de completar toda a quest principal. Assim que matar o último chefe e tocar nos restos do anel, será possível escolhê-lo nas opções.

No entanto, para aqueles que gostam de ver tudo o que há escondido no jogo, há algumas variações dessa conclusão ao completar a quests de alguns NPCs. Elas não dão troféus extras!

Fia, a NPC que te abraça em Mesa Redonda, tem uma linha de quest que libera a Runa de Reparo do Príncipe da Morte, que pode ser usada para um final do Lorde Prístino alternativo, chamado Era da Fratura. A cena final é ligeiramente diferente e não altera o troféu ou conquista recebida, mas é interessante para quem quer conhecer mais da história de Elden Ring.

Dung Eater e Corhyn são os outros dois NPCs que também possuem uma linha de quest que garante uma runa para alterar o final padrão, gerando assim a Era do Desespero e Era da Ordem respectivamente.

Era das Estrelas

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Para conseguir o final Era das Estrelas, o primeiro passo é completar toda a linha de missões secundárias da Ranni, que garante a icônica Moonlight Greatsword. Você pode conferir um passo a passo de como fazer toda a quest no nosso guia: Como conseguir a Moonlight Greatsword.

Após completar essa linha de missões, basta seguir normalmente até derrotar o último chefe, assim como no Lorde Prístino. No entanto, em vez de interagir com os restos do anel, repare que há um sinal de invocação no chão, na cor azul. Interaja com ele para invocar Ranni e ver uma cena final bem diferente da padrão.

Lorde da Chama Frenética

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Por fim, há o final Lorde da Chama Frenética, que pode ser considerado o final ruim de Elden Ring. Porém, esse final exige alguns passos e cuidados.

Para fazer todos os finais em uma única campanha, utilizando a alteração de saves na nuvem como explicamos, será preciso deixar este final por último. Isso porque ao completar uma determinada ação necessária para esta conclusão, o jogo só permitirá escolher esse final ao interagir com os restos do anel. Você pode até reverter o estado do seu personagem através de uma quest específica, mas precisará finalizar todo o jogo novamente para alcançar o Lorde da Chama Frenética.

Assim que eliminar o último chefe, volte para Leyndell, que agora está totalmente destruída, e entre pelo buraco que leva aos esgotos da cidade. Esse buraco fica bem próximo de onde você chegou após derrotar o chefe de Ruína de Farum Azula. Se você já fez esse caminho pelos esgotos antes da cidade ser destruída, basta utilizar os Marcos de Graça. Siga pelo esgoto até chegar no chefe do local, uma versão diferente do Lorde Mogh e derrote-o.

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Atrás de Mogh há um alter que, na verdade, serve como passagem secreta - golpeie o altar para liberar o caminho. Nesta nova área, é preciso descer até a parte inferior, o que exige ir pulando de andar em andar com muito cuidado para não dar de cara com o chão - e com a morte.

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

No fundo, há uma porta um tanto quanto estranha, com detalhes de lava e fogo. Para passar por ela, é preciso tirar toda a armadura do personagem e entrar praticamente nu. Dedos vão te marcar com fogo para sempre e os olhos do seu Maculado se tornarão alaranjados - esse é o efeito que impossibilita qualquer outro final. Agora, basta ir até os restos do anel e interagir para ver o final Lorde da Chama Frenética.

Uma curiosidade: se você matar o personagem com a chama antes de interagir com a forja dos gigantes, momentos antes de ir para Farum Azula, verá cenas diferentes de Melina, que irá se rebelar. Até mesmo o final ganhará uma pequena variação, assim como acontece na variação do Lorde Prístino. No entanto, o troféu será o mesmo, com a diferença de não ser mais possível fazer os outros finais sem encarar toda a jornada novamente.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol