Topo

Elden Ring: como melhorar sua arma até se tornar uma matadora de deuses

Elden Ring - Reprodução
Elden Ring Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

do GameHall

02/03/2022 04h00

A única coisa entre você e a morte em Elden Ring é a sua arma! A única forma dela continuar salvando sua vida, chefe após chefe, é sendo melhorada constantemente durante toda a jornada.

Entender todo esse sistema pode ser um pouco desafiador até para veteranos, então se liga em tudo que você precisa saber para criar uma verdadeira matadora de deuses.

Confira também nossos guias sobre:

Onde melhorar armas em Elden Ring?

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

O primeiro passo para melhorar a sua arma é conseguir um local para fazer o trabalho duro. No início da aventura isso será feito na Igreja de Elleh, que fica logo a frente do local onde você inicia a aventura. Essa forja é mais simples e só permite evoluir a sua arma em três níveis.

A partir daí, é preciso contar com a ajuda de um profissional qualificado. Há um te esperando em Mesa-Redonda, a hub do jogo. O ferreiro de lá pode subir as suas armas até o nível máximo, desde que você tenha materiais.

Há ainda um segundo ferreiro, que também pode elevar seu arsenal até o nível máximo: o Conselheiro de Guerra Iji. Ele fica ao lado de um Marco de Graça abaixo da Mansão Caria, em Liurnia.

Tipos de armas e pedras

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Há diversos tipos de armas e escudos no jogo, mas todos eles se dividem em apenas duas linhas de melhoria: a normal e a especial.

Uma arma normal (a maioria das que você encontra por aí) é melhorada ao utilizar Pedra de Forja convencional. Esse tipo de arma vai até o nível 25, mudando o nível da pedra necessária para evoluir a cada três níveis.

Exemplo: até o nível três, sua arma vai utilizar Pedra de Forja [1] para ser melhorada. A partir do nível quatro, vai utilizar Pedra de Forja [2] e assim por diante.

Quando chegar no nível 24, já com Pedra de Forja [9], ela vai precisar de um recurso chamado Pedra de Forja do Dragão Ancião, que coloca ela no nível 25, o máximo possível.

Como ela vai pedindo mais Pedras de Forja a cada nível, o jeito simples de decorar o que você precisa é: sua arma vai exigir 10 pedras de um nível para chegar a usar uma pedra de nível superior.

No nível um ela vai exigir uma Pedra de Forja [1], no nível dois ela vai exigir quatro Pedras de Forja [1] e no nível três vai exigir seis Pedras de Forja [1]. Depois, recomeça com a pedra de raridade seguinte por mais três níveis e assim vai até chegar no 24 e exigir a Dragão Ancião.

Já as armas especiais, que geralmente são deixadas por chefes ou estão bem escondidas, utilizam a Pedra de Forja Sombria. Elas vão apenas até o nível dez.

Do nível um ao nove, sua evolução demanda apenas uma Pedra de Forja Sombria do nível indicado. Do nível nove para o dez, é preciso de uma Pedra de Forja Dracônica Sombria.

Cinzas da Guerra

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Como você deve ter percebido, as armas podem ter habilidades especiais, utilizadas com L2 (no PlayStation) ou LT (no Xbox). As Cinzas da Guerra são habilidades que você pode inserir nas armas convencionais para modificar esse ataque especial para um que você curte mais.

As armas especiais já vêm com habilidades únicas e consideradas poderosas, então não permitem trocas por Cinzas da Guerra.

As Cinzas da Guerra são conseguidas durante a progressão regular do jogo e podem ser inseridas nas suas armas em qualquer Marca da Graça que você descansar. Há um menu só para isso.

Além de modificar a habilidade da arma, elas permitem que a arma também mude de Afinidade.

Afinidades

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Cada arma tem uma afinidade. Quando você encontra uma arma no mundo, ela está na afinidade Padrão. Ao encontrar diferentes Lâminas de Amolar durante a aventura, você libera novas possíveis afinidades.

Por exemplo: há uma afinidade do tipo mágico, por exemplo, que fará a sua arma causar dano mágico além do dano convencional. Outras podem causar efeitos passivos, como envenenamento. Na imagem, você pode ver vários tipos de afinidades disponíveis no decorrer de Elden Ring.

No entanto, vale lembrar que essas afinidades mudam o Bônus de Atributo da sua arma. Sabe aquela parte na descrição da sua arma com uma letra para algum tipo de atributo? Esses são os bônus.

Se uma arma é rank B em força, por exemplo, significa que o dano dela vai escalar bastante com o atributo força do seu personagem. Quanto mais força ele tiver, mais poderosa essa arma vai ficar. Uma arma com rank S em força daria ainda mais bônus por ponto neste atributo.

Então, fique atento para a afinidade escolhida não modificar o bônus para um atributo que você não investiu. Isso iria diminuir seu dano.

Como conseguir recursos em Elden Ring?

Elden - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Elden Ring
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Como quase tudo em Elden Ring, recursos para melhorar armas são obtidos por meio da exploração do mapa.

A dica é procurar por minas, que são dungeons especiais repletas de Pedra de Forja. Há pelo menos uma delas em cada região. Se quiser encontrar a de Limgrave, por exemplo, basta clicar no nosso guia de locais essenciais da região.

Há também vendedores que comercializam essas pedras. O Conselheiro de Guerra Iji, que citamos acima, vende Pedra de Forja Sombria de até nível quatro, por exemplo.

A melhor forma de comprar pedras, no entanto, é entregando sinos encontrados na aventura para as Gêmeas Idosas, que ficam na Mesa Redonda. Se encontrar todos os sinos, elas podem vender Pedras de Forja e de Forja Sombria de até nível 9! Mas fica o aviso de que elas são bem caras.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol