Crypta faz apresentação segura no Rock in Rio e prova que death metal vive
Pela segunda vez no Rock in Rio, Crypta calou a boca de quem acha que o metal, sobretudo o death metal, não tem público no festival. Mesmo com o aguardado show do Planet Hemp acontecendo simultaneamente, lotou o palco Supernova neste domingo (15). Com vocal gutural, mosh pit, solos de guitarra e bate cabeça, a banda pincelou músicas dos seus dois álbuns — Shades of Sorrow (2023) e Echoes of The Soul (2021) — para o setlist apertado de meia hora, apostando em algumas músicas mais rápidas para melhor aproveitamento do curto tempo. Fernanda Lira, Luana Dametto, Tainá Bergamaschi e Jéssica Di Falchi deixaram também a mensagem de empoderamento feminino. Ainda que o metal só tenha tido espaço em um palco secundário, no único dia destinado ao rock no Rock in Rio, a apresentação de uma banda de death metal formada só por mulheres traz peso não só no som, mas também pelo que representa.
PESO
Quatro mulheres que, quando começam a tocar, chamam atenção pelo peso das músicas. Isso foi demais até para os equipamentos de som do palco. Houve uma breve falha na segunda música, que foi contornada e não interferiu no andamento do show.
MENSAGEM
O show da Crypta foi simbólico pela representatividade do metal no festival e das mulheres no estilo -- que tradicionalmente é bastante machista: "Acreditem em vocês, manas. A gente pode chegar", falou Fernanda ao público.
FÃS
"Crypta é minha religião", dizia um cartaz de uma fã na grade, outros repetiam o quanto a banda é foda e houve até quem chorasse. Chama atenção a quantidade de meninas e mulheres que curtiram o show. Enquanto homens pediam integrantes da banda em casamento.
SURPRESA
Parte do público estava de passagem, ficou surpreso com o que viu e parou para assistir. Algumas pessoas estavam conhecendo a Crypta hoje. Algo que acontece quando a escolha das atrações tem alguma coerência -- o que anda em baixa na curadoria de festivais.
SIMPATIA
Quem ouve a Fernanda e vê sua postura no palco não imagina o seu carinho com os fãs. Ao final do show, desceu do palco e vou falar com a galera e posar para selfies.
Deixe seu comentário