Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Coruja que fugiu de zoológico vira celebridade em Nova York

A coruja Flaco - Reprodução/Twitter Manhattan Bird Alert
A coruja Flaco Imagem: Reprodução/Twitter Manhattan Bird Alert

De Nossa

17/02/2023 10h07

Uma coruja que escapou do Zoológico do Central Park, em Nova York, se tornou uma espécie de celebridade inesperada em Manhattan. Flaco, como a ave é conhecida, deixou sua gaiola depois que vândalos a violaram no início de fevereiro.

Diante da inesperada liberdade, ela anda visitando pontos célebres da cidade, como a Quinta Avenida e os arredores do parque, segundo relatos de moradores nas redes sociais.

Desde então, cada aparição de Flaco se tornou uma postagem em diversas plataformas, onde é identificada por hashtags como #ZooEscapee (fugitiva do zoológico) ou #BirdWatching (observação de pássaros).

O perfil Manhattan Bird Alert (@BirdCentralPark) no Twitter, administrado por ornitólogos amadores da cidade, atualiza sua localização e status frequentemente. A última vez que Flaco foi vista foi no nesta quarta (15), tomando sol. Ela também foi clicada no Valentine's Day (Dia dos Namorados nos EUA), na terça (14), quando caçava pelo Central Park.

Flaco é uma Coruja-Águia da Eurásia e foi dada como desaparecida às 20h30 do dia 2 de fevereiro, informou a Wildlife Conservation Society (WCS), órgão que administra o zoológico.

"O espaço de exibição foi vandalizado e a malha de aço inoxidável [da gaiola] havia sido cortada. Após a notificação, um time foi mobilizado para procurar pela ave", descreve o comunicado à imprensa. Apesar dos esforços, Flaco tem escapado quando os funcionários do zoológico aparecem para buscá-la e, por isso, ela segue livre pela cidade.

"Nosso foco neste momento é a recuperação segura da coruja", garante ainda WCS. "Nossas observações indicam que [Flaco] parece estar confortável na área do parque em que anda caçando e não queremos fazer nada que encoraje a coruja a deixar o local".

O zoológico ainda relatou à revista Travel and Leisure que seus funcionários têm notado uma melhora rápida nas habilidades de voo de Flaco, que agora se desloca com confiança pelo Central Park e seus entornos. A fuga da coruja vem sendo investigada pela Polícia de Nova York, por ser resultado de "ato criminoso deliberado que compromete a segurança do pássaro".

Há ainda uma dificuldade extra para o time de buscas: o Central Park é um dos maiores parques urbanos do mundo, com quase 340 hectares de área em Manhattan. Só o seu zoológico, que abriu as portas em 1861, se estende por mais de 2,8 hectares.