Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Como descobrir a idade de um cachorro? E como calcular "idade humana" dele?

Saiba como descobrir a idade de um cachorro e como calcular a "idade humana" - Pixabay
Saiba como descobrir a idade de um cachorro e como calcular a "idade humana" Imagem: Pixabay

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Nossa

25/03/2022 04h00

Quem adota um cãozinho nem sempre sabe a data de nascimento ou sua idade correta, principalmente quando se trata de um bichinho que vivia nas ruas. No entanto, graças à medicina veterinária é possível fazer uma estimativa aproximada da faixa de idade em que o animal se encontra.

Um dos meios possíveis para essa análise é a dentição. "Isso porque o período de nascimento de cada categoria de dentes, e a troca dos dentes de leite pelos permanentes, ocorre em períodos pré-estabelecidos", explica Kelli Cristina Nicida, do Centro Veterinário Seres, do Grupo Petz.

Um filhote, por exemplo, terá ainda seus dentes de leite. "Eles começam a nascer com aproximadamente 30 dias de idade. Eles dão lugares aos permanentes por volta de quatro a seis meses de idade", comenta Priscila Rizelo, médica-veterinária da empresa Royal Canin.

Outros "sinais da idade" são, por exemplo, a pelagem esbranquiçada em cães idosos e a aparência física e o tônus muscular do animal de estimação. Vale lembrar que o veterinário irá considerar que há diferenças entre os portes dos cães na hora de fazer a estimativa de idade.

A regra dos sete

Diz o mito que para saber a idade do cachorro, em comparação à idade de um humano, basta multiplicar por sete. Ou seja, um cãozinho de três anos teria 21 anos, se fosse humano. Assim como um cachorro de 10 anos equivaleria a um idoso de 70 anos.

Contudo, a regra não é tão simples.

"Há outros fatores que podem influenciar, como doenças, hábitos alimentares, estilo de vida e manejo que interferem nessa estimativa", explica a veterinária Kelli Cristina Nicida. "O mais importante é que o tutor busque oferecer uma alimentação equilibrada, um estilo de vida saudável e realizar check-up veterinária anualmente", completa.

Além disso, novamente temos a influência do porte e da raça dos animais nessa questão.

"Os cães crescem e amadurecem em diferentes idades, dependendo do seu porte ou raça. Em vez de compararmos nossa idade com a idade dos cães, é fundamental que os tutores conheçam cada fase da vida do seu cão em relação ao seu porte ou raça. Assim, eles estarão aptos a promover os cuidados de saúde e nutrição necessários em cada vida do cão", diz Priscila Rizelo.

Como descobrir a "idade humana" de um cachorro?

A tendência é que cães de porte pequeno tenham uma expectativa de vida maior do que os cães de grande porte.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia constatou que há uma correlação não linear entre a idade celular dos cães e a dos homens. Ou seja, a velocidade do envelhecimento dos pets é maior nos primeiros anos de vida.

Confira na tabela:

tabela cachorro - Pedigree via Grupo Petz - Pedigree via Grupo Petz
Imagem: Pedigree via Grupo Petz

Quando um cão é considerado bebê ou filhote?

De acordo com Priscila Rizelo, a fase filhote se refere a todo o período de crescimento do cão — do nascimento até a chegada à vida adulta. Durante essa fase, os tecidos ósseo e muscular se desenvolvem, garantindo um aumento de tamanho. Também ocorre o desenvolvimento dos sistemas imunológico e digestivo e é quando o cão desenvolve seu comportamento.

"Os filhotes são muito brincalhões e ativos. É durante essa fase da vida que devemos aproveitar o desenvolvimento comportamental para ensinar ao filhote comportamentos positivos. Nessa fase também é observado o desenvolvimento da pelagem e a troca de dentes", afirma a médica-veterinária da Royal Canin.

Quando um cão é considerado jovem?

Cães jovens (ou adultos jovens) costumam ser muito inteligentes e ativos. Por isso, precisam de uma rotina constante de brincadeiras e atividades em companhia do seu tutor.

É nessa fase que muitos cães podem passar pelo procedimento de castração, o que diminui o gasto de energia e pode predispor os cães ao ganho de peso. Recomenda-se cuidado com a nutrição ideal e a manutenção do peso saudável.

Quando um cão é considerado adulto ou maduro?

Por ser um processo natural e que ocorre de forma gradativa, os primeiros sinais de envelhecimento podem não ser perceptíveis aos olhos do tutor.

"O que pode ser observado nesse período é uma diminuição do nível de atividade, menos agilidade e um possível ganho de peso", alerta Priscila Rizelo.

Quando um cão é considerado idoso?

Cães idosos são aqueles que estão na segunda fase de envelhecimento e costumam apresentar sinais de velhice bem visíveis aos olhos, como:

  • pelagem esbranquiçada
  • perda de massa muscular
  • diminuição das funções cognitivas
  • distúrbio de mobilidade
  • pelagem mais fina
  • perda da capacidade auditiva, visual e olfativa

Além dos sinais visíveis, órgãos e sistemas acabam sofrendo com envelhecimento. Por isso, cães idosos são mais predispostos ao desenvolvimento de problemas cardíacos, doenças renais e diabetes.