Topo

Thaynara OG: "Há tanta vida fake nas redes que se focar só nisso você pira"

De Nossa

13/06/2021 04h00

Thaynara OG é uma das influenciadoras brasileiras responsáveis por levar a cultura do Maranhão para o resto do Brasil. O início, há longos anos, enquanto postava vídeos no Snapchat, hoje se transformou em uma carreira bem-sucedida, incluindo o São João da Thay, um dos maiores eventos da região Nordeste, organizado por ela.

"Eu faço isso para enaltecer a nossa cultura local", conta ela em entrevista para Zeca Camargo, no "Brasil com Zeca", programa de Nossa no Canal UOL.

Thaynara OG posa para fotos no "São João da Thay" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Thaynara OG posa para fotos no "São João da Thay"
Imagem: Reprodução/Instagram

Sua aparição na internet, e respectivo sucesso, aconteceu de forma despretensiosa, como conta para o apresentador. "Eu era do Direito, mas a minha vida me levou para o esquerdo", brinca ela no bate-papo. Já são seis anos em que Thaynara compartilha seu dia a dia com os mais de 4,5 milhões de seguidores que acumula no Instagram — desde conselhos amorosos até acontecimentos cotidianos.

"A primeira crítica [de haters] que recebi foi muito difícil, porque você fica com vergonha de fazer o que faz. Pensa em desistir", relembra. "Com o tempo, eu fui entendendo que, todo mundo que é exposto, sofre. A gente tem que prestigiar quem prestigia a gente. Além, é claro, de muita terapia".

Muita gente só vê o glamour na internet, como mimos e viagens, mas tem a parte não tão positiva: você pega sua saúde mental e joga no mundo para darem martelada".

Terapia e autocuidado são os pilares para Thaynara OG cuidar da saúde mental com a exposição nas redes sociais - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Terapia e autocuidado são os pilares para Thaynara OG cuidar da saúde mental com a exposição nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

Tais "marteladas", citadas pela influenciadora, recentemente têm sido mais presentes, desde que começou a se posicionar de forma política — algo não tão comum ao longo da sua carreira.

"Hoje, o Brasil está em uma situação em que não é sobre se posicionar e ser de algum partido. É questão de humanidade", opina. "Se eu me posiciono hoje, é porque eu sou contra um governo contra a vida. Aos poucos fui mudando e hoje não me calo em posição a isso".

Eu acho que a principal mensagem é ser você mesmo. Na internet, vemos tanta vida fake, que se focarmos só na perfeição, a gente pira. Começa uma comparação com a vida do outro e nos sentimos mal. Atualmente, a gente segue pessoas com quem nos conectamos. Vê verdade. Esse é meu objetivo".

Uma dos "cactos" de Juliette

Thaynara OG fala sobre carinho com Juliette e amizade com famosos - Reprodução/Instagram/@iude - Reprodução/Instagram/@iude
Thaynara OG fala sobre carinho com Juliette e amizade com famosos
Imagem: Reprodução/Instagram/@iude

Quando questionada por Zeca Camargo sobre uma personalidade brasileira atual que merece o seu like, Thaynara responde sem titubear: "Juliette". A vencedora da 21ª edição do Big Brother Brasil, para a influenciadora, é de extrema importância.

"Ela representa o Nordeste", comenta. "A gente se orgulha".

Sobre os artistas maranhenses, Alcione aparece entre uma das favoritas da influenciadora, que não deixa de citar outros nomes da região, como o ator Romulo Estrela e a drag queen Pabllo Vittar: "O Maranhão é uma terra de vários artistas", complementa.

Amiga de diversas celebridades atualmente, Thaynara relembrou a primeira vez que ganhou repercussão nas redes sociais da atriz Camila Queiroz.

"Eu lembro que a primeira pessoa famosa que me divulgou foi a Camila Queiroz", conta. "Na época, ela fazia a Angel na novela [Verdades Secretas]. Pensei: 'Meu Deus. ela me notou'. Hoje, nós temos uma amizade, que começou no Snapchat. Depois teve Hugo Gloss, Fernanda Souza, Bruna Marquezine Uma galera!".

Maravilhas conterrâneas

A influenciadora Thaynara OG - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A influenciadora Thaynara OG
Imagem: Reprodução/Instagram

Entre as dicas para os viajantes, que decidirem ir até o Maranhão, quando viajar voltar a ser uma realidade mais presente, Thaynara reforça seu amor pela cidade de Alcântara, citando o município na pergunta pingue-pongue de Zeca Camargo sobre "uma cidade maranhense que recebe menos likes do que merecia".

"Alcântara é um lugar que você pode ir de barco, leva umas duas horas. Lá é uma cidade que respira história", opina.

São Luís também não pode ser deixada de lado, como a influenciadora explica: "O entro histórico é cheio de influência portuguesa e francesa. Você vai para a Europa sem precisar pagar uma passagem para lá", brinca.

Por fim, Thaynara faz questão de desmistificar os preconceitos que cercam a região do Nordeste.

"Nunca imaginei que, fora desse eixo sul e sudeste, eu ia ganhar tanta proporção. Um dos meus objetivos sempre foi desmistificar preconceitos com o Maranhão. Acham que não tem nada, só pobreza e miséria. A gente tem muito a mostrar e despertar da curiosidade do brasileiro".

É bacana pois acabamos desmistificando vários preconceitos. Não é porque você é de determinada região, que é menos capaz. Com o tempo e a própria trajetória, se prova o contrário."

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.