Topo

Artista renova tradições do artesanato cearense em peças de design

Érico Gondim com sua luminária TRIBO - Nicolas Gondim
Érico Gondim com sua luminária TRIBO Imagem: Nicolas Gondim

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

13/07/2021 04h00

Érico Gondim

Érico Gondim

Quem é

Designer de produtos formado pelo IFCE e pelo IED da Itália, além de mestrado em design de produtos e espaços pela Kingston University of London, o artista tem foco no design que valoriza o artesanato brasileiro

Em Fortaleza (Ceará), onde nasceu, Érico Gondim (@ericogondim.design) cresceu visitando as feiras de artesanato com sua mãe. Desde essa época ele lembra olhar com fascínio para os materiais envolvidos naquelas criações.

Aqui "no futuro", designer e artista plástico com formações diversas — entre elas, um mestrado em Design de produtos e espaços em Londres e uma formação no Instituto Dragão do Mar, que lhe abriu a mente — ele se mantém curioso pelos novos materiais.

Érico Gondim e Fátima Nascimento com Protótipo da Luminária TRIBO - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Érico Gondim e Fátima Nascimento com Protótipo da Luminária TRIBO
Imagem: Arquivo Pessoal

Sorte a nossa: assim podemos ver o design que valoriza o artesanato e o fazer manual brasileiros, em matérias-primas que iriam para o lixo e outras que poderiam se decompor na natureza. Nas mãos dele e dos artesãos que trabalham em parceria com ele para trazer à vista peças diversas, entre mobiliário, iluminação, design gráfico e outros itens.

"Os materiais e as texturas, a interatividade dos produtos são o que me interessa. O tato sempre me atraiu, além da questão da sustentabilidade. O que passa despercebido para algumas pessoas está no meu foco", ele conta. Érico se lembra — foi uma febre no Brasil na década de 1990 — de coletar os fios coloridos que sobraram dos postes de energia para fazer pulseirinhas. "Os brinquedos feitos em casa eram uma coisa muito minha também".

Descartes de valor

Assim, desde aquele tempo viu que as sobras, os descartes, tinham um novo ciclo: tudo dependia de quem olhava para aquele material. "Podemos ter resultados incríveis com reaproveitamento. Meu trabalho tem também uma relação social de unir artesãos, uma cooperativa em torno do artesanato e da criação e fazê-los perceber que isso tem valor."

Como designer, o contato com o artesanato me amplia as possibilidades".

Luminária Corrupio para Raíz High Design Expo  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Luminária Corrupio para Raíz High Design Expo
Imagem: Arquivo Pessoal
 Editorial da Luminária Tribo  - Nicolas Gondim - Nicolas Gondim
Editorial da Luminária Tribo
Imagem: Nicolas Gondim

De olho em possibilidades, em novos materiais e na biodiversidade rica do Brasil, ele afirma orgulhoso que a arte popular brasileira precisa ser elevada — e o design é uma grande potência para fazermos isso.

@s que me inspiram

@domingostotora

“Esse designer brasileiro tem um trabalho muito bacana de ressignificar materiais como o papelão. Ele faz uma mescla de artes visuais e artesanato, sem separar isso. Surgem produtos sofisticados com materiais simples".

@oxmanofficial

“Nery Oxman é bióloga, designer e inventora que desenvolve criações com materiais orgânicos. Inclusive está no doc Abstract, do Netflix. Ela me inspira por buscar novas soluções e provar que o design é apenas um interlocutor".