Topo

Drinque combina cerveja, cachaça e manga e surpreende o paladar; aprenda

De Nossa

08/06/2021 04h00

Cachaça ou cerveja? Nem é preciso fazer essa escolha no drinque criado pelo bartender Leandro Santos, mais conhecido como Mussum Alive, usando as duas bebidas queridas pelos cariocas.

O coquetel exclusivo foi preparado para a estreia da segunda temporada de Brasil com Zeca, série de Nossa apresentada por Zeca Camargo, que recebeu como convidada especial a cantora Teresa Cristina.

Drinque Providência - Brasil com Zeca - Leandro Santos - Leandro Santos
Manga, cachaça e cerveja: um brinde ao Rio
Imagem: Leandro Santos

Neste novo quadro do programa, a cada episódio Zeca desafia Leandro a inventar um coquetel tendo como inspiração o prato principal preparado pelo apresentador com o cozinheiro da vez — sempre de um estado brasileiro diferente.

O drinque com cerveja, cachaça e manga, batizado de Providência, é uma homenagem à primeira favela do Rio de Janeiro (e do Brasil), onde Dona Jura, também convidada do programa, serve o nhoque ao molho de camarão e leite de coco.

Veja o passo a passo completo do coquetel e do nhoque clicando nas imagens abaixo:

Drinque Providência

Dificuldade Fácil
1 porções
10 min
Ver receita completa

Nhoque com molho de camarão e leite de coco da Dona Jura

Dificuldade Fácil
90 min
Ver receita completa

Representatividade no copo

O paulistano Leandro Santos se formou como técnico em mecânica e trabalhou com inspeção veicular antes de se tornar um fenômeno da internet.

A vida online começou em 2008, quando abriu de um perfil fake do Mussum no Twitter. A ideia era fazer piadas como se fosse o próprio humorista comentando notícias atuais.

Leandro Santos Mussum Alive - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Leandro Santos com o drinque Providência, criado para o Brasil com Zeca
Imagem: Arquivo pessoal

Os drinques chegaram ao conteúdo dois anos mais tarde, com o site Bebida Liberada, que colocava na coqueteleira humor e bebida alcoólica. No YouTube, ele começou a criar receitas como um apreciador da arte de bebericar.

Eventualidades que aconteciam enquanto tentava ensinar a preparar os drinques, como um carro tocando funk na rua e a furadeira do vizinho, foram colocadas no ar e deram a graça para o material.

A brincadeira fez crescer o interesse pela mixologia e o levou ao primeiro reality show de coquetelaria da TV aberta para não profissionais, o "Bar Aberto", da Band, do qual saiu vencedor.

Além da habilidade de juntar sabores que resultam em bons goles, Leandro chamou a atenção dos jurados por colocar no copo doses de acesso, democracia e representatividade.

Anote aí!

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.