Topo

Café pode entrar em receitas doces, massas e até carnes. Experimente

Café não faz parte somente da bebida mais amada do Brasil e também compõe boas receitas - Unsplash
Café não faz parte somente da bebida mais amada do Brasil e também compõe boas receitas
Imagem: Unsplash

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

18/05/2020 04h00

Que o café nosso de cada dia é a bebida preferida dos brasileiros, isso ninguém questiona - seu consumo só é menor que o de água. O apreço é tanto que o cafezinho extrapola os limites das xícaras e chega às panelas para incrementar pratos doces e salgados.

Keiko Sato, barista do Santo Grão, argumenta que o café ideal para receitas é o preparado em mokas, as cafeteiras italianas. "Por ser um método feito por vácuo, em que a água passa pelo café com pressão e temperatura alta, o café se torna rico em sabor e textura. Isso ajuda muito a dar destaque ao sabor do café na receita", justifica.

Na falta de uma moka, que leva pó de moagem grossa, a dica é substituir por café filtrado ou coado no pano, de moagem média ou fina.

Para ela, também é importante investir em café de qualidade, o que vai refletir diretamente no sabor do prato. "A intensidade deve ser trabalhada na diluição do café, deixando a bebida mais concentrada ou mais diluída", sugere.

Café além da xícara

O café é tão versátil que combina bem com sobremesas diversas e, também, com vários pratos salgados, inclusive carne. Aprenda, agora, diferentes receitas que levam café. Tem até massa!