Topo

Como fazer carne no forno e deixá-la suculenta. Aprenda receitas

Vai fazer carne no forno? Veja algumas dicas para deixá-la perfeita - Getty Images
Vai fazer carne no forno? Veja algumas dicas para deixá-la perfeita
Imagem: Getty Images

Juliana Simon

De Nossa

12/05/2020 04h00

Para quem não abre mão de carne no cardápio, o forno pode ser um forte aliado em preparos variados e cheios de sabor. Para fazer os pratos, no entanto, é preciso ter em mente algumas boas regrinhas para garantir a suculência das peças.

José Almiro, do canal Churrasqueadas, recomenda os cortes maiores ou inteiros para esse preparo, como, por exemplo a picanha, maminha, contra filé, cupim, costela no caso dos bovinos; lombo, copa lombo, pernil, costelinha, paleta entre os suínos; para o frango, pode ser fazer a coxa, sobrecoxa ou mesmo inteiro. Já os peixes é recomendado serem feitos inteiros.

Tempero faz diferença

Via de regra, alho, cebola, sal e pimenta do reino sempre são a base para temperar essas proteínas. Porém, no caso de carnes feitas no forno, utilizar temperos líquidos é uma boa opção para que a peça não resseque. Outra dica é rechear as carnes, pois dessa forma o sabor vem de dentro para fora.

Carne bovina, supina, aves e peixes vão bem no forno - Getty Images - Getty Images
Carne bovina, suína, aves e peixes vão bem no forno
Imagem: Getty Images

Paciência, churrasqueiro!

Como as peças são maiores, elas exigem um tempo maior de cozimento. A temperatura é muito importante, pois, se estiver muito alta, pode correr o risco da carne queimar por fora e ficar crua por dentro. O indicado é aquecer o forno entre 160 a 180ºC para assar a carne por completo. Não adianta aumentar a temperatura para apressar.

Temperatura correta e paciência garantem um "churrasco de forno" suculento - Getty Images - Getty Images
Temperatura correta e paciência garantem um "churrasco de forno" suculento
Imagem: Getty Images

Outra dica é utilizar o papel alumínio para cobrir a carne, assim toda a umidade dela fica presa, não deixando-a ressecar. Isso a deixará mais suculenta.

Receitas para anotar