PUBLICIDADE
Topo

Japão conquista sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas com o judô

Judoca japonês Takato Naohisa conquistou a primeira medalha de ouro do Japão nas Olimpíadas - IJF Media by G. Sabau and Zahonyi
Judoca japonês Takato Naohisa conquistou a primeira medalha de ouro do Japão nas Olimpíadas Imagem: IJF Media by G. Sabau and Zahonyi

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/07/2021 08h17

Anfitrião das Olimpíadas, o Japão conquistou sua primeira medalha de ouro e ela veio através do judô. Na categoria ligeiro, Naohisa Takato venceu Yang Yung Wei, de Taiwan, no "golden score" após o adversário receber sua terceira punição, o que equivale a um ippon.

Yeldos Smetov, do Cazaquistão, conquistou a medalha de bronze ao vencer Tornike Tsjakadoea, da Holanda, também no "ponto de ouro". O outro bronze foi para o francês Luka Mkheidze, que superou o sul-coreano Kim Won-Jin.

Os japoneses já haviam tido a oportunidade de conquistar o ouro no feminino, mas Funa Tonaki perdeu na final para Distria Krasniqi, de Kosovo, e ficou com a prata.

Takato confirmou o favoritismo que carregou para os Jogos. Tricampeão mundial de judô, ele também havia sido considerado favorito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, mas acabou ficando com o bronze e, em seu país, alguns veículos classificaram o resultado como "humilhante".

No Mundial de 2014, o japonês chamou a atenção por ter lutado sem um dente da frente que perdeu logo na primeira luta, após bater com a boca no joelho de seu adversário búlgaro, Yanislav Gerchev.

O Japão não conquistava uma medalha de ouro em sua categoria desde 2004, nos Jogos de Atenas.