Topo

América-MG vence o Internacional nos pênaltis e avança às quartas da Copa do Brasil

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

31/05/2023 23h53

Pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Internacional recebeu o América-MG, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira, e venceu por 3 a 1. Nico Hernández, Igor Gomes e Pedro Henrique (de pênalti) foram os autores dos gols mandantes, enquanto Juninho descontou.

Assim, com o agregado empatado em 3 a 3 - Coelho venceu a ida, em Minas Gerais, por 2 a 0 -, a decisão foi para os pênaltis. Foi então que De Pena escorregou na hora da terceira cobrança colorada. Como os mineiros não erraram nenhuma cobrança, o clube visitante saiu com a classificação às quartas de final ao fazer 5 a 4 no marcador.

Além de seguir vivo em busca de igualar sua melhor campanha na história da competição, quando chegou às semifinais em 2020, o América-MG embolsa um total de R$ 4,3 milhões pelo avanço. Por sua vez, o Internacional, que tem um título, conquistado em 1992, dá adeus ao torneio diante de sua torcida.

Agora, a equipe treinada por Vagner Mancini espera sorteio a ser realizado pela CBF, ainda sem data marcada, para conhecer o seu próximo adversário na Copa do Brasil.

Portanto, ambos os clubes voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Pela nona rodada, o Internacional visita o Santos, às 21 horas (de Brasília) de sábado, na Vila Belmiro. Pouco mais cedo, a partir das 18h30, o América-MG recebe o Corinthians, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).

O jogo entre Internacional e América-MG

Precisando buscar o resultado, o Internacional foi ao ataque e abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. Carlos de Pena cobrou falta na cabeça de Nico Hernández, que testou para o fundo da rede do América-MG e inaugurou o marcador no Beira-Rio.

Aos 31, o Colorado ampliou. Após mais uma bola parada de De Pena, foi a vez do lateral Igor Gomes se atirar na bola para vencer o goleiro Mateus Pasinato e, dessa forma, fazer o 2 a 0 - igualando o agregado em 2 a 2.

Já na reta final da primeira etapa, o Coelho até levou perigo aos 40 minutos, em cabeçada de Aloísio, defendida por John. No entanto, foram os donos da casa, aos 46, que voltaram a balançar a rede. Após escorada de Wanderson, Lucca foi derrubado por Alê dentro da área. Com o pênalti assinalado após revisão no VAR, Pedro Henrique foi para a cobrança, deslocou o arqueiro mineiro e anotou o 3 a 0.

Na volta do intervalo, o Internacional teve grande chance de fazer o quarto tento. Aos 14 minutos, Alemão acionou Jean Dias, que encontrou Renê livre. Entretanto, o lateral esquerdo mandou para fora. Aos 31, porém, foi o América-MG que descontou. Marcinho cruzou da direita e Juninho antecipou Nico Hernández para mandar para o fundo da rede.

Com o empate em 3 a 3 no agregado, o confronto foi para a decisão por pênaltis após o fim do tempo regulamentar. Renê inaugurou as cobranças e não desperdiçou. Pelo lado do Coelho, Wellington Paulista foi o primeiro e também acertou.

Em seguida, Alemão parou em Pasinato, mas o VAR mandou voltar por conta do goleiro ter se adiantado. Na nova chance, o centroavante fez o segundo do Colorado. Mastriani, do mesmo modo, deixou tudo igual em 2 a 2. Já De Pena deu uma leve escorregada na hora de chutar e deu dois toques, tendo a batida anulada. Danilo Avelar, Varanda e Iago Maidana anotaram suas cobranças e, com isso, o América-MG fez 5 a 4 para garantir a classificação. Matheus Dias e Jean Dias fizeram as suas finalizações, mas não foram o suficiente.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL 3 (4) X 1 (5) AMÉRICA-MG

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 31 de maio de 2023 (quarta-feira)

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)

VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Cartões amarelos: Igor Gomes, Carlos de Pena, Lucca, John (Internacional); Everaldo, Rodrigo Varanda (América-MG)

Público: 36.560

Gols

INTERNACIONAL: Nico Hernández (19? do 1ºT), Igor Gomes (31? do 1ºT), Pedro Henrique (46? do 1ºT)

AMÉRICA-MG: Juninho (31? do 2ºT)

INTERNACIONAL: John; Igor Gomes (Vitão), Rodrigo Moledo, Nico Hernández e Renê; Gustavo Campanharo, Johnny (Matheus Dias) e Carlos de Pena; Wanderson (Estevão), Lucca (Alemão) e Pedro Henrique (Jean Lucas).

Técnico: Mano Menezes

AMÉRICA-MG: Mateus Pasinato; Marcinho, Wanderson, Igor Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal (Rodrigo Varanda), Juninho e Alê (Emmanuel Martínez); Everaldo (Mikael), Felipe Azevedo (Mastriani) e Aloísio (Wellington Paulista)

Técnico: Vagner Mancini