Ler resumo da notícia
Após ser derrotado pela primeira vez em seu retorno ao Fluminense, Renato Gaúcho criticou o gramado sintético, utilizado no Nilton Santos, palco da vitória do Botafogo por 2 a 0 sobre o Fluminense.
O que aconteceu
Renato afirmou que o sintético é prejudicial até mesmo para os atletas dos clubes que estão acostumados a jogar, casos de Botafogo e Palmeiras, na Série A:
A grama sintética é ruim para todo mundo. Mesmo para um time que joga nela e está acostumado, ela é ruim. O jogador não quer jogar, ele não consegue desenvolver o futebol normalmente numa grama sintética. Eu acho que cada presidente de cada clube tem direito de fazer o que bem entender.
afirmou o treinador do Flu.
Renato ainda opinou que a decisão pelo uso do gramado sintético não tem motivação esportiva, mas, sim, financeira:
Classificação e jogos
Na minha opinião, que eu joguei durante 20 anos e estou há 40 anos no futebol, é simplesmente pro clube ganhar dinheiro. Para poupar dinheiro na manutenção do campo da grama e para fazer show. Não desgasta o campo e entra dinheiro nos cofres. Dane-se o jogador. Essa é a realidade. Então, como eu não sou presidente dos clubes, cada clube tem o que fazer. O presidente é quem manda.
completou.
Reafirmando sua posição contrária, Renato ainda falou sobre o risco de lesões em gramados sintéticos:
Eu, como ex-jogador, sou totalmente contra a grama sintética, em todos os sentidos. Vai jogar na grama sintética, o clube contrata um jogador por dez, quinze milhões de dólares, aí bota na grama sintética, o jogador estoura o joelho, um tendão, que é muito fácil na grama sintética. Mas então, as pessoas que opinam, que opinam sobre a grama sintética, é justamente por isso, e que nunca jogaram futebol, é que é a realidade Então, você não pode opinar de uma coisa que você nunca esteve lá dentro. Infelizmente é lamentável, e eu vejo cada vez mais, clubes colocando a grama sintética, até eles perderem - a gente não quer que aconteça - um jogador caríssimo.
finalizou o treinador.
Jogando no Nilton Santos, o Botafogo bateu o Fluminense por 2 a 0. Foi a primeira derrota de Renato Gaúcho desde que assumiu o Fluminense. Vitinho e Savarino marcaram os gols do Botafogo e ampliaram o tabu do clássico, que o Flu não vence desde junho de 2022.
38 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Daniel Mattei
Tava demorando pra começar a chorar
Claudio Luiz Pessuti
Renato Portaluppi sendo Renato Gaúcho...é impressionante como quando é o Renato aí que fica de mimimi que todos os comentaristas e colunistas passam pano, mas, ah, se for o Abel Ferreira, nossa , é senha pra fazer parte do pelotão de fuzilamento....
Geraldo Jose Rodrigues
São 38 rodadas do BR2025, o Fluzão vai fazer apenas 2 jogos em campo sintético (com Fogão já fez e com o Verdão ou 3 depende da Arena MRV) e outros 36/35 em campo natural, será que isto é motivo de choradeira? Felizmente em 20 anos de carreira em campo natural ele nunca se machucou.