Flamengo quer parar de 'jogar dinheiro fora' e apostará em janela modesta

O Flamengo está próximo de anunciar o primeiro reforço da temporada. O clube buscou o atacante Juninho, do Qarabag, para fortalecer o setor mais carente do time no momento,

O nome pouco conhecido é proposital e explica um pouco da filosofia da nova gestão no mercado da bola. Mesmo com uma nova lacuna na defesa, o rubro-negro vai manter postura cautelosa para ter 100% de acerto na janela.

O que aconteceu

Apenas alguns detalhes separam o Flamengo de anunciar Juninho. O clube quer acelerar a parte burocrática para ter o atacante na pré-temporada o quanto antes. A escolha por esse jogador foi do diretor José Boto, que tem vasta experiência em mercados mais alternativos. Filipe Luís ligou para ele e o convenceu a ser a principal contratação da equipe.

A contratação sana o maior problema do Fla para a temporada. Um atacante era a busca prioritária da diretoria que assumiu o clube. Apesar de olhar para outras posições, neste caso era preciso achar alguém que fosse titular logo de cara, já que Pedro continua fora por lesão.

Os dirigentes alegam que não havia pressa, mas Filipe Luís queria iniciar o ano com o elenco o mais completo possível. O Flamengo também acredita que o grupo é forte e já chega praticamente perfeito, faltando apenas situações muito pontuais. O atacante era a principal delas.

O Flamengo segue no mercado para duas posições menos urgentes. Um camisa 5 e um zagueiro. Apesar de ter alternativas, o clube tem um volante no radar porque a situação de Erick Pulgar é incerta e ele pode não renovar, mas, caso não receba proposta, fica pelo menos até o final do ano. Já na defesa, o time perdeu Fabrício Bruno e David Luiz, dois reservas importantes.

A saída de Fabrício Bruno ocorreu por vários motivos. O zagueiro queria deixar o clube para buscar mais oportunidades, o Cruzeiro chegou aos valores que o Fla achou confortáveis e, por isso, a negociação foi concluída. Além disso, essa venda ajuda o rubro-negro a melhorar o fluxo de caixa nesse início de ano.

Como recebeu o valor à vista, o Flamengo ficou com margem para investir em Juninho. O jogador chegará por 5 milhões de euros parcelados, enquanto Fabrício foi vendido por 7 milhões de euros à vista. David saiu de graça porque o clube não quis renovar.

Não sou do financeiro, mas o Bap já falou que existem problemas de caixa. Estou ciente deles, o Filipe também. Mas não nos preocupa porque o que existe será o suficiente para os reforços cirúrgicos que queremos. O elenco é excelente. É só fazer ajustes pontuais. Não precisamos de contratações só porque são caras. É jogar dinheiro fora. José Boto

Continua após a publicidade

Carioca pode ajudar

Um laboratório que pode ser útil ao Flamengo é o Campeonato Carioca, que começa hoje (12) para o rubro-negro. O clube estreia na competição contra o Boavista, às 16h (de Brasília), em Aracaju.

O Fla terá nomes mais experientes e também joias no elenco. O clube tem usado a competição para dar rodagem aos mais novos e também oportunidades a jogadores que estão escanteados no time principal.

Carlinhos, Lorran, Cleiton e Pablo são os atletas que mais precisam mostrar serviço. No caso do jovem zagueiro, ele esta em processo de amadurecimento e de buscar espaço no elenco principal. Os outros três, porém, querem se firmar para começar a entrar no radar de Filipe Luís.

14 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Wilson de Castro França

Já era tempo do Flamengo tomar decisões sérias e na condição de Maior Clube das Américas. Sendo um Clube gerador de uma confortável receita financeira anual bilionária (maior do Brasil), dono de um elenco que é seguramente o melhor do País, após a compra do terreno para o estádio e contratações de peso em 2024 (Alcaraz, Alex Sandro, Michael e Plata), todo movimento financeiro deve ser cauteloso, até para não inflacionar novas contratações e renovações de contratos. Somente para exemplificar, a gestão passada fez propostas para absurdas renovações de contratos, sem pensar no custo benefício e que à frente essas renovações serviriam de base para negociação com o Arrascaeta, Se dariam aumento para quem nada jogava, por quanto sairia a renovação do Arrasca? E o Pulgar, que nunca foi valorizado? O freio veio na hora certa. Pé no freio, mesmo. Melhor do que ser Clube bilionário por alguns anos é se manter como Clube bilionário, doa a quem doer. Bora! 

Denunciar

Antonio Del Conte

Cadê aquele  t o n t o  que que entra nas paginas dos outros clubes postando  m e r d a s  dizendo que o framengo é o time mais rico do pais, bla, bla, bla, ..... ???

Denunciar

Aldo Roberto Antunes

Estamos há mais de quatro anos dizendo que o Flamengo jogou "rios" de dinheiro fora. Um exemplo claro foi a manutenção de Gabriel Barbosa devido o contrato desvantajoso demais para o clube. Clubes que possuem times modestos venceram ou empataram muitas vezes o time do Flamengo nesse período, fato que comprova o erro de manter um plantel famoso, contratado a "peso de ouro" mas que não resiste, fisicamente, a meia temporada. Só agora se vê uma luz no "fundo do túnel". 

Denunciar