Corinthians cede empate ao Racing após show de Yuri, dilúvio e golaços
O Corinthians tomou um susto inicial e até virou sobre o Racing, mas bobeou e ficou no 2 a 2 com os argentinos em um jogaço com dilúvio na Neo Química Arena. O empate colocou a decisão por uma vaga na final da Sul-Americana em pé de igualdade.
O jogo teve show de Yuri Alberto e golaços: Salas encobriu Hugo Souza logo no começo, mas o atacante alvinegro virou — primeiro após lance mágico de Memphis e depois com um chutaço de fora da área. O problema para os mandantes é que Martirena protagonizou uma pintura já na etapa final e cravou o resultado.
Brasileiros e argentinos decidem a vaga na final, de fato, na outra quinta (31), desta vez em Avellaneda. Quem avançar encara o ganhador de Cruzeiro x Lanús, que estão do outro lado da chave.
Como foi o jogo
O 1° tempo foi movimentado e teve golaço argentino, virada com ataque "on fire" do Corinthians e muita chuva. Salas abriu o placar em um lance de oportunismo logo no começo do confronto, mas Yuri Alberto respondeu com dois gols: primeiro, com uma grande ajuda de Memphis, e depois aproveitando o campo molhado para surpreender Arias. O detalhe ficou para a coragem de Ramón Díaz, que acionou o atacante Romero no lugar do lesionado volante Martínez antes do 2 a 1.
Classificação e jogos
Na etapa final, Martirena esfriou uma até então enlouquecida Neo Química Arena com uma pintura que sucedeu um jogo totalmente diferente: truncado e com poucas chances de gol. Em raras oportunidades já nos minutos finais do confronto, Romero, Alex Santana e Memphis desperdiçaram finalizações e findaram qualquer chance de vitória.
Gols e destaques
Salas surpreende, faz golaço e imita Memphis. O Racing abriu o placar em um lance despretensioso ainda na casa dos 5 minutos, quando o goleiro Arias bateu para frente e Cacá, em dividida pelo alto, cortou de cabeça para trás. A bola caiu na direção de Salas, que deu um lindo toque de primeira, encobriu Hugo Souza e, na comemoração, imitou o gesto característico de Memphis ao colocar os dedos próximos ao ouvido: 1 a 0.

Memphis samba, Yuri empata (e desliza). Os mandantes não se abalaram com o susto dos argentinos e empataram pouco depois com o protagonismo de seus dois atacantes. Memphis recebeu na entrada da área, se desvencilhou de quatro marcadores com dribles curtos e "deu o gol" para Yuri Alberto, que surgiu livre e deu uma cavadinha com categoria para o fundo do gol antes de deslizar no gramado molhado: 1 a 1.

Arias faz milagre. Em ritmo acelerado e empurrado pelas arquibancadas, o Corinthians passou a encurralar o Racing e, aos poucos, incomodou a meta rival. Primeiro, Yuri Alberto teve finalização desviada, e depois Arias protagonizou um milagre ao espalmar cabeçada "de manual" de André Ramalho em cobrança de escanteio.
Ramón põe alvinegro para frente. O técnico da equipe paulista usou uma preocupante lesão do volante Martínez, ainda na casa dos 25 minutos, para ousar e acionar o atacante Romero em campo: a nova configuração tática teve o versátil Carrillo ainda mais recuado, com Charles e Garro preenchendo o meio de campo.
Yuri arrisca e é premiado em virada. Diante do aumento do dilúvio em Itaquera, que começou a prejudicar o gramado e fez o técnico dos visitantes escorregar, o Corinthians virou com um inspirado Yuri Alberto. O camisa 9 recebeu passe de Garro, cortou para o meio e mandou uma pancada de fora da área — sem dar qualquer chance de defesa para Arias e enlouquecendo de vez a Neo Química Arena antes do intervalo: 2 a 1.

Pintura de Martirena esfria Neo Química. O Racing mostrou eficiência no retorno dos vestiários e voltou a marcar cedo, desta vez com a categoria de Martirena. O lateral dominou ainda no meio de campo, deu uma caneta em Garro, fintou Charles e tabelou com Almendra antes de bater cruzado e superar Hugo Souza: 2 a 2.

Corintianos erram na pontaria. Menos agressivo em relação aos 45 minutos iniciais, o alvinegro, já com Alex Santana em campo após quase quatro meses afastado por lesão, passou a apostar na bola parada e em chutes de longa distância diante da dificuldade em romper a defesa. O problema é que a mira não estava calibrada: Garro, duas vezes, e Yuri Alberto, de cabeça, erraram o alvo. Diante da falta de boas jogadas, Ramón Díaz fez suas três últimas trocas: Matheuzinho, Bidon e Coronado entraram.
Chances perdidas encerram duelo. Aos poucos, o Racing tirou o ímpeto, valorizou o tempo corrido do relógio e deu sorte: em meio a um duelo truncado, Coronado encontrou Yuri, que escorou de cabeça buscando Romero. Livre na pequena área, o paraguaio, no entanto, se esticou e não conseguiu direcionar a bola para as redes — Alex Santana e Memphis também ficaram no quase já nos acréscimos.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2x2 RACING
Data e horário: 24 de outubro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Competição: ida da semifinal da Sul-Americana
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
Assistentes: Nicolas Tarán (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Cartões amarelos: Memphis Depay (COR); Nardoni, Arias, Martínez (RAC)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Maxi Salas (RAC), aos 5 min do 1° tempo; Yuri Alberto (COR), aos 11 min e aos 32 min do 1° tempo; Martinera (RAC), aos 8 min do 2° tempo
CORINTHIANS: Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), André Ramalho, Cacá e Bidu; Martínez (Romero), Charles (Alex Santana), Carrillo (Bidon) e Garro (Coronado); Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz
RACING: Arias; Di Cesare, Sosa e García Basso; Martirena, Nardoni, Almendra (Zuculini), Quintero (Luciano Vietto) e Rojas; Maxi Salas e Martínez (Quirós). Técnico: Gustavo Costas
8 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Fabio de Souza Andrade
É curicas.. é melhor entregar pra Deus o ano! Eliminados vergonhosamente na Copa do Brasil pelo cheiroso jogando com 10! Empatando na bacia das almas com los hermanos .. viajando para jogar no inferno de Cuiabá pelo Z4 .. depois tendo que se matar e estourar a goela na Argentina! E para se lascar de vez joga depois com o Palmeiras... Caí curintchxxiá..
Marcelo Alves de Oliveira
Mais um vacilo, resultado bem ruim
Caio Marcelo Picolo
CUrintia, jogou como nunca, não ganhou como sempre kkkkkkkkkkk fora o golaço que foi o primeiro gol kkkkkkk Bom dia Niltin