Morre Rubens Minelli, técnico tricampeão brasileiro consecutivo

Treinador histórico no futebol brasileiro, Rubens Minelli morreu hoje (23), em São Paulo, aos 94 anos. A causa não foi divulgada. A informação foi confirmada por um funcionário que trabalhava na casa dele.

Quem foi Rubens Minelli?

Nascido em São Paulo, Rubens Minelli foi jogador e atuou como ponta-esquerda, com passagens por clubes como Ypiranga-SP, Nacional-SP e São Paulo. Mas foi à beira do gramado que gravou o nome na história do futebol brasileiro.

Minelli iniciou a carreira de treinador em 1963, pelo América-SP. Em 1969, foi campeão do Brasileiro pelo Palmeiras.

Chegou ao auge na década de 70, quando conquistou três títulos do Brasileiro de forma consecutiva — em 1975 e 1976 pelo Internacional, e 1977 pelo São Paulo. Foi o primeiro a ser tri antes da unificação das competições.

Conquistou títulos ainda por Portuguesa, Atlético Mineiro, Grêmio e Paraná, além do Al-Hilal. Teve ainda no currículo como técnico clubes como Guarani, Corinthians, Santos, Coritiba e Ponte Preta.

O último trabalho no futebol foi em 2003, quando foi superintendente de futebol do Avaí. Após a aposentadoria, participou de diversos debates em programas esportivos de rádio e TV.

"Eu aprendi muito com o Minelli. Ele era um técnico inteligente. Não concordava muito com ele, na época, porque ele me tirou do time para colocar o Neca. Mas entendo que ele era um excelente técnico. Procuro tirar ele e o Poy como grandes exemplos de treinadores", disse Muricy, em entrevista à Rádio Bandeirantes, em 2006. Ele foi comandado por Minelli no São Paulo e, posteriormente, pelo Tricolor paulista, também se tornou tri do Brasileiro, em 2006, 2007 e 2008.

"Ele me conheceu como atleta no sul. E depois na Arábia Saudita, ele abriu as portas para eu trabalhar lá em 1984", lembrou Felipão, em postagem feita pela assessoria.

Clubes que tiveram Minelli como treinador começaram a se manifestar nas redes sociais após a confirmação da morte.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

28 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Elcio Matos

Lembro-me que quando o Minelli trocou o Internacional, bi-campeão brasileiro e cheio de glórias, pelo decadente São Paulo, todos o comparavam com o Emerson Fittipaldi que havia acabado de trocar a McLaren pela Copersucar na Formula 1. Até eu, garoto fanático pelo São Paulo, gargalhei quando ele disse que estava vindo para ser campeão, pois o tricolor era medíocre. Mas o Minelli mudou o São Paulo: recuperou o Serginho Chulapa, Chicão e Valdir Peres; fez do Zé Sergio um craque, trouxe Getúlio, Neca e Dario Pereyra, que juntamente a outros tidos como refugos, fez do São Paulo campeão brasileiro no mesmo ano em que chegou. Era ele quem deveria ter dirigido a seleção brasileira na Copa da Argentina em 78, e não o Claudio Coutinho, apadrinhado do poderoso presidente da CBD, atual CBF, Heleno Nunes. Na minha opinião, o segundo melhor técnico que o São Paulo já teve, depois de Telê, é claro. Grande técnico e pouco idolatrado pelos amantes do futebol.

Denunciar

Milton Cesar Bertoloni

Um dos maiores treinadores que consegui acompanhar em campo! Definia esquemas campeões! Que Deus possa confortar a família e amigos!

Denunciar

Edeval Sione de Almeida Leite

Nossos sentimentos a família, ser humano e profissional exemplar!

Denunciar