Topo

Copa do Brasil - 2023

Cruzeiro faz dois no 2º tempo, bate Nautico e avança na Copa do Brasil

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol de William contra o Náutico, pela Copa do Brasil - Gilson Junio/AGIF
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol de William contra o Náutico, pela Copa do Brasil Imagem: Gilson Junio/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/04/2023 21h01

O Cruzeiro venceu o Náutico por 2 a 0, no Independência, e garantiu sua presença nas oitavas de final da Copa do Brasil.

William e Richard marcaram os gols da partida, aos 9 e aos 44 minutos do segundo tempo, respectivamente. A Raposa dominou a partida, mas demorou para tirar o zero do placar.

O clube mineiro é o primeiro classificado da terceira fase do torneio. O time avançou após reverter a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, no Estádio dos Aflitos.

O adversário nas oitavas de final será definido por meio de sorteio, que ainda não tem data definida.

O Cruzeiro volta a campo no sábado (29) para enfrentar o Bragantino, fora de casa, pela 3ª rodada do Brasileirão. Já o Náutico estreia na Série C em 2 de maio, quando visita o Manaus.

Curiosidade: William e Richard balançaram a rede pela primeira vez com a camisa do Cruzeiro.

Como foi o jogo

O Cruzeiro criou diversas oportunidades para inaugurar o placar antes do intervalo, mas parou em defesas de Vagner e na mira imprecisa de seus jogadores. Embalado pela torcida, a Raposa impôs seu ritmo e encurralou o adversário para tentar buscar a vaga.

O Náutico não acertou o gol defendido por Rafael Cabral no primeiro tempo. Apesar disso, os visitantes tiveram a primeira grande chance da partida e buscavam responder em contra-ataques.

A Raposa manteve a intensidade até conseguir, enfim, furar a defesa adversária. O segundo gol veio quase no apagar das luzes, após muita insistência e pela cabeça de Richard, que saiu do banco de reservas para evitar que a disputa fosse para os pênaltis.

Gilberto foi muito acionado durante toda a partida, mas aumentou a sua seca de gols após perder diversas chances. O atacante não marca há oito jogos.

Pepa teve a sua segunda vitória no comando da Raposa. O técnico português também teve duas derrotas nos quatro jogos à frente do time.

Gols e lances de destaque

Cruzeiro chega com Machado. O meia foi o responsável pelos dois primeiros chutes da partida, ambos de fora da área. Aos 5 minutos de jogo, Machado ficou com o rebote e arriscou, mas Vagner defendeu. Depois, aos 10, Nikão rolou e ele mandou uma bomba para fora.

Náutico responde. Aos 16, os visitantes reagiram em contra-ataque. Victor Ferraz recebeu na direita, mandou para área e encontrou Kayon, que cabeceou sozinho. O jogador, no entanto, desperdiçou a chance mandando por cima do gol.

Gilberto perde. Aos 22, o atacante do Cruzeiro foi lançado na velocidade e avançou até ficar cara a cara com Vagner, mas perdeu o controle da bola e o chute parou no goleiro adversário.

Vagner salva. Aos 38, Bruno Rodrigues recuperou na saída de bola do Náutico e tocou de cabeça para Gilberto, que emendou de primeira. O goleiro do Náutico, no entanto, fez uma defesaça no reflexo para evitar que o placar fosse inaugurado.

Bruno Rodrigues manda para fora. Aos 45, Ramiro cruzou e encontrou Bruno Rodrigues na área. O camisa 9 dominou girando para trás, tentou fintar dois jogadores e chutou rasteiro. A bola passou rente à trave.

1x0. Aos 9 minutos do segundo tempo. Bruno Rodrigues tabelou com Gilberto pela esquerda, invadiu a área e cruzou. A bola passou pela defesa e foi até William, que só empurrou para o gol.

Quase o segundo. Aos 16, Gilberto recebeu na área, cortou e finalizou. Vagner defendeu e o rebote ficou com Machado, que teve o chute travado. Na sequência, Marlon cruzou da esquerda, Vital desviou e Gilberto, de cabeça, mandou para fora.

Rafael se agiganta. Aos 23, Villero foi lançado e saiu cara a cara com Rafael Cabral, que defendeu a finalização à queima-roupa e também pegou o rebote.

2x0. William cruza da direita e encontra Richard. Livre, o meia cabeceia para baixo e conta com um desvio para marcar o gol da classificação.

Ficha técnica

Cruzeiro 2 x 0 Náutico [2x1 no agregado]

Competição: Jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data e hora: 25 de abril de 2023, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira

Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli

VAR: Pablo Ramon Gonçalves

Gols: William, aos 9'/2ºT, e Richard, aos 44'/2ºT

Amarelos: Jean Mangabeira, Machado, Júlio, Neto Moura, Juan Gauto, Villero e Richard

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon (Kaiki); Filipe Machado (Neto Moura), Ramiro (Richard) e Mateus Vital (Wesley); Nikão (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa

Náutico: Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Denilson, Odival e Diego Matos; Jean Mangabeira, Juan Gauto (Gabriel Santiago), Souza e Kayon (Régis); Paul Villero e Jael (Júlio). Técnico: Dado Cavalcantit