Com 'ajuda' do Palmeiras, Corinthians se classifica para a Copa do Brasil de 2024

O Corinthians está classificado para a Copa do Brasil de 2024. O Timão contou com a "força" do rival Palmeiras para garantir vaga no torneio nacional, tido como muito importante especialmente pela alta premiação.

Como o Palmeiras está garantido no top-6 do Campeonato Brasileiro, abriu-se uma vaga para a próxima Copa do Brasil via Campeonato Paulista, o que acabou beneficiando o Corinthians.

Os critérios da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para classificação para a copa nacional mudaram a partir deste ano. Se antes grande parte das vagas eram distribuídas pelo ranking nacional de clubes, agora a performance nos campeonatos estaduais passam a ter mais importância.

No Campeonato Paulista, por exemplo, os cinco melhores colocados garantem vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. O Corinthians, na época comandado por Fernando Lázaro, teve a sétima melhor campanha da edição de 2023, o que atrapalhou os planos do Alvinegro.

Com o título da Copa do Brasil do São Paulo, que inclusive eliminou o Corinthians na semifinal, a equipe de Dorival Júnior garantiu vaga direta para a Copa Libertadores e, consequentemente, para a copa nacional. Assim, o Timão precisava apenas que Palmeiras ou Red Bull Bragantino, que pegaram top-5 no Paulista, se classificasse também para o torneio continental, abrindo assim uma vaga para a próxima Copa do Brasil. Foi o que aconteceu.

O Palmeiras lidera o Brasileirão com 62 pontos e não tem mais chances de sair do top-6. O Corinthians, que não tem mais como se classificar de forma direta para a Copa Libertadores via liga nacional, agradece.

Além do Timão, os outros representantes do estado na Copa do Brasil são: Palmeiras, São Paulo, Ituano, Água Santa, Red Bull Bragantino e Portuguesa Santista (se classificou via Copa Paulista).

Deixe seu comentário

Só para assinantes