Topo

Paulista - 2023

Meias decidem, Palmeiras vence Ferroviária e retoma ponta do Paulistão

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/02/2023 20h26Atualizada em 27/02/2023 06h00

O Palmeiras bateu a Ferroviária por 2 a 1, hoje (26), no Allianz Parque, pela 11ª e penúltima rodada do Campeonato Paulista.

Com protagonismo de meio-campistas, o Alviverde retomou a liderança geral do Estadual.

Gabriel Menino, aos 41 minutos da primeira etapa, e Raphael Veiga, aos 15 do segundo, marcaram pelo Palmeiras. A dupla é responsável por oito dos 22 tentos do time no ano.

Matheus Lucas diminuiu para a Ferroviária aos 46 da etapa final. Foi o primeiro gol sofrido pelo time no Allianz Parque.

O Alviverde dominou a partida desde o começo e teve paciência para criar a vantagem no placar. O time da casa procurava brechas na retranca montada por Elano e encontrou o caminho através da conexão entre os meio-campistas.

O Palmeiras chegou a 27 pontos e reassumiu a primeira colocação no Grupo D e a ponta geral da tabela. Já a Ferroviária segue na lanterna da chave C, com oito pontos e em situação de rebaixamento.

O Alviverde agora tem uma semana de preparação e volta a campo só no próximo domingo (5) para enfrentar o Guarani. No mesmo dia, a Ferroviária recebe a Inter de Limeira. Todos os jogos da última rodada da fase de grupos do Paulistão começam às 16h (de Brasília)

Veiga e Menino crescem em tempos de seca

O Palmeiras chegou a 12 jogos de invencibilidade, sendo o único que ainda não perdeu no Paulistão. A última derrota foi em novembro do ano passado.

A seca de gols, porém, continua sendo um tormento alguns jogadores da equipe de Abel Ferreira.

O Alviverde marcou 20 vezes no Estadual e com dez autores diferentes, mas os holofotes também recaem em quem ainda está zerado na temporada.

É o caso de Endrick e Dudu, que ainda não marcaram em 2023. A promessa de 16 anos vive a pior seca da breve carreira, mas deu duas assistências no ano, enquanto o camisa 7 tem um passe para gol na temporada.

Gabriel Menino e Raphael Veiga têm sido protagonistas neste início de temporada.

Veiga chegou ao quinto gol e à sexta assistência em 2023. O jogador agora soma 11 participações em gols em dez partidas disputadas no ano.

Menino voltou a marcar e foi importante em outra vitória do Alviverde. Ele havia feito dois gols no duelo contra o Flamengo, na Supercopa do Brasil.

Gols e lances importantes

Quase o fim da seca. Logo no segundo minuto de jogo, Endrick invadiu a área pela direita, cortou e mandou uma bomba, mas a bola explodiu em Saulo.

Tirou tinta. Aos 21, Gabriel Menino recebeu com espaço e arriscou de longe. A bola passou muito próxima da trave.

1x0. Aos 41, Veiga tabelou com Marcos Rocha após cobrança de lateral e cruzou para a área. Menino subiu sozinho e cabeceou cruzado para inaugurar o placar.

2x0. Aos 15 do segundo tempo, Marcos Rocha acionou Veiga na intermediária, que bateu firme de muito longe e contou com um leve desvio para superar o goleiro Saulo e ampliar o marcador.

2x1. Aos 46, Rafael Costa alçou a bola na área em cobraça de falta, Matheus Lucas aparece livre e desconta de cabeça.

Opinião dos colunistas

Você começa a ver um jogo do Palmeiras e não tem dúvida sobre quem será o vencedor. A única dúvida é sobre o placar final e, ultimamente, essa bobagem de saber se Endrick fará gol." Juca Kfouri.

O jejum de Endrick pouco importa. Por dois motivos: 1) Vai acabar logo - Mais dia, menos dia ele vai marcar e depois virão muitos outros. Ele realmente é fora de série e logo vai mostrar isto. 2) Seus gols não fazem falta para o Palmeiras - O time está sobrando." Menon.

Raphael Veiga voltou a jogar aquela bola que quase o levou à seleção tempos atrás (e deveria ter levado!). Tem sido decisivo novamente neste ano e, contra a Ferroviária, só faltou fazer chover no Allianz Parque." Milton Neves.

Ficha técnica

Palmeiras 2 x 1 Ferroviária

Competição: 11ª rodada do Campeonato Paulista

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data e hora: 26 de fevereiro de 2023, às 18h30 (de Brasília)

Gols: Gabriel Menino, aos 41 minutos do primeiro tempo, Raphael Veiga, aos 15 minutos do segundo tempo, e Matheus Lucas, aos 46.

Cartão amarelo: Léo Santos (FER)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga (Jailson); Dudu (Breno Lopes), Endrick (Giovani) e Rony (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.

Ferroviária: Saulo; Heitor, Léo Santos, Alisson Cassiano e Pablo Gabriel (Matheus Lucas) ; Kelvyn, John Kennedy (Rafael Costa) e Xavier; Antonio (Thomaz), Thonny Anderson e Tito (Douglas Coutinho). Técnico: Elano Blumer.