Topo

Paulista - 2023

Na reestreia de Lucas Lima, Santos só empata com Santo André no Paulistão

Lucas Lima em ação durante Santo André x Santos, jogo do Paulistão - JORGE BEVILACQUA /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Lucas Lima em ação durante Santo André x Santos, jogo do Paulistão Imagem: JORGE BEVILACQUA /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/02/2023 21h27

O Santos empatou hoje (16) com o Santo André por 1 a 1, no Estádio Bruno José Daniel, pela nona rodada do Campeonato Paulista. O Alvinegro praiano saiu atrás no placar, conseguiu empatar na reta final e teve o gol da virada nos acréscimos anulado por impedimento, seguindo em situação delicada na tabela.

A partida marcou a reestreia de Lucas Lima pelo Santos, que jogou por 55 minutos e carimbou o travessão. O camisa 23 foi bastante acionado enquanto esteve em campo até que foi substituído no início da segunda etapa.

Para o duelo, o técnico Odair Hellmann adotou o esquema com três zagueiros e também promoveu a estreia de Joaquim. O lateral Felipe Jonatan, recuperado de lombalgia, fez a sua primeira partida pelo clube no ano.

No entanto, a estratégia do comandante santista não funcionou e ele precisou mudar após o intervalo. O time não apresentou consistência defensiva na primeira etapa, sofreu com muitos erros de passe e ficou com um buraco na frente.

No segundo tempo, o Santos cedeu espaço para o Santo André e tomou o gol após vacilo da defesa em jogada pela lateral. Antes de ficar atrás no placar, a bola parada já tinha sido mais uma vez um problema para a defesa santista e João Paulo foi obrigado a fazer pelo menos três defesas difíceis.

Faltando poucos minutos para o fim da partida, Mendoza marcou de cabeça o gol de empate que aliviou o drama santista. O colombiano Daniel Ruiz, que entrou no decorrer do jogo, ainda chegou a balançar a rede do Santo André nos acréscimos, mas o tento foi anulado por impedimento milimétrico.

O Peixe chegou aos dez pontos com o resultado e se mantém na lanterna do Grupo A, empatado com a Inter de Limeira. Já o Santo André se mantém em terceiro na chave D, com 14 pontos.

O Santos volta a campo no domingo (19) para enfrentar a Portuguesa, às 16h (de Brasília), pela décima rodada do Paulistão. O Santo André, por sua vez, visita o Ituano às 20h40 do mesmo dia.

Travessão e substituição contestada: a reestreia de Lucas Lima

Em seu retorno após a conturbada saída do Santos em 2017, Lucas Lima foi destaque da equipe enquanto esteve em campo. O meio-campista foi o responsável por orquestrar as jogadas e mostrou bastante empenho.

O novo camisa 23 organizou o ataque santista e deu bons passes para companheiros diante do gol. Ele deixou Felipe Jonatan e Dodi em boas condições para marcar, mas ambos falharam.

Aos dez minutos da segunda etapa, Lucas Lima acertou um chute da entrada da área no travessão e foi substituído na sequência. Ele ficou frustrado por sair e recebeu aplausos da torcida presente.

Alguns torcedores chegaram a cornetar Odair pela decisão.

Gols

1 x 0. Aos 26 minutos do segundo tempo, Pablo Diogo recebeu sozinho na área, bateu rasteiro. A bola passou por baixo de João Paulo e foi parar no fundo da rede, inaugurando o placar.

1 x 1. Aos 43 da etapa final, Lucas Braga cruzou para a área e Mendoza aproveitou um erro da defesa para empatar de cabeça.

Ficha técnica

Santo André 1 x 1 Santos

Competição: nona rodada do Grupo A do Campeonato Paulista

Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)

Data e hora: 16 de fevereiro de 2023

Árbitro: Vinicius Gonçalves Araújo

Gols: Pablo Diogo (STA), aos 26' do segundo tempo, e Mendoza (SAN), aos 43' da etapa final.

Cartões amarelos: Felipe Jonatan (SAN) e Gabriel Taliari (STA)

Santo André: Lucas Frigeri; Ricardo Luz, Ednei, Matheus Mancini e Moisés Ribeiro (Rafael Forster); Igor, José Hugo e Dudu Vieira; Gabriel Taliari (Fernando Viana), Gerson Magrão (Nenê Bonilha) e Pablo Diogo (Léo Ceará). Técnico: Vinicius Bergantin

Santos: João Paulo; Joaquim, Maicon e Eduardo Bauermann (Lucas Barbosa); Nathan, Felipe Jonatan (Stiven Mendoza), Dodi , Sandry (Daniel Ruiz) e Lucas Lima (Ivonei); Ângelo (Lucas Braga) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann