Topo

Paulista - 2023

Organizadas defendem fim de brigas em SP, mas corintianos ficam em silêncio

Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, não publicou nota oficial sobre fim das brigas - DANILO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO
Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, não publicou nota oficial sobre fim das brigas Imagem: DANILO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

16/02/2023 19h13

Torcidas organizadas de Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta e Guarani anunciaram, desde ontem, uma espécie de pacto contra brigas envolvendo membros de suas organizações.

Apesar dos movimentos, as torcidas relacionadas ao Corinthians não se manifestaram: as páginas de Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão 9 e Coringão Chopp optaram pelo silêncio e chegaram a publicar outros conteúdos em suas redes.

Por outro lado, a Mancha Verde, a Independente, a Torcida Jovem, a Jovem Ponte e a Fúria Independente prometeram punições aos seus integrantes em caso de confusões com rivais.

O Corinthians enfrenta hoje o Palmeiras na Neo Química Arena e há reforço na segurança para evitar confrontos — na semana passada, uma emboscada feita por palmeirenses deixou corintianos feridos.

PCC envolvido?

Uma série de áudios, textos e postagens atribuídos ao Primeiro Comando da Capital (PCC) tomou conta das redes sociais e grupos de WhatsApp de torcidas organizadas de São Paulo ontem (15) e levou torcedores a propor o fim das brigas no futebol paulista.

Nos áudios, torcedores relatam reuniões nas quais integrantes do PCC teriam ordenado o fim da violência no futebol.

Procurados, a Polícia Civil, o Ministério Público e as lideranças das organizadas não confirmaram a ordem do PCC. Jorge Luís, o presidente da Mancha Verde, negou enfaticamente qualquer contato com a organização.

A mera possibilidade de a ordem ser verdadeira, no entanto, já provocou medo em muitos torcedores. Eles agora têm a certeza de que não haverá episódios de violência entre as torcidas paulistas ao menos nas próximas semanas.