Topo

Paulista - 2023

Palmeiras perde dois pênaltis, mas bate a Inter de Limeira no Paulistão

André Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/02/2023 21h25

O Palmeiras venceu a Inter de Limeira por 2 a 0, hoje (9), no Allianz Parque, pela sétima rodada do Campeonato Paulista de 2023. A equipe comandada por Abel Ferreira construiu o placar na etapa inicial, mesmo com dois pênaltis perdidos, e se mantém como a única invicta no Estadual.

Os gols foram marcados por Raphael Veiga e por Piquerez, aos 18 e aos 35 minutos do primeiro tempo, respectivamente. O tento do camisa 23 saiu em cobrança de penalidade sofrida por Endrick — Veiga se isolou na artilharia do time na temporada, com quatro gols.

Dudu e Veiga ainda tiveram a chance de ampliar o placar em outros pênaltis, mas desperdiçaram. O camisa 7 bateu para fora, e Veiga parou no goleiro adversário em sua segunda tentativa.

Os dois goleiros tiveram grande atuação no confronto. Weverton fez duas defesas à queima-roupa para garantir que o Palmeiras não fosse vazado, enquanto Léo foi responsável por evitar um placar elástico.

Ainda em branco em 2023, Endrick quase marcou um golaço de voleio no primeiro minuto de jogo. A bola, no entanto, explodiu no travessão.

Com o resultado, o Palmeiras se isolou ainda mais na liderança do Grupo D, com 17 pontos, enquanto a Inter de Limeira segue em segundo na chave A, com dez. O Alviverde tem a melhor campanha do Paulistão.

Sequência vitoriosa

O Palmeiras aumentou a sua sequência de jogos sem perder no Allianz Parque para 18. A última derrota em casa aconteceu em julho de 2022.

Além disso, foi o primeiro jogo do Palmeiras em seu estádio desde as conquistas da Supercopa e da Copa São Paulo de Juniores, no mês passado. Não à toa, as duas taças estavam expostas em campo antes do jogo.

Os donos da casa não demoraram para começar a construir o resultado e encaminharam a vitória nos primeiros 45 minutos. Na reta final, Veiga teve mais uma oportunidade, após pênalti sofrido por Giovani, mas o goleiro pegou.

O Palmeiras volta a campo no domingo (12) para enfrentar o Água Santa, fora de casa, às 11h (de Brasília), pela 8ª rodada do Estadual. A Inter de Limeira, por sua vez, recebe o Sandro André no mesmo dia, às 20h30.

Gols e lances importantes

1º Pênalti. Aos 15', Rony deu um toque de primeira para acionar Endrick, que invadiu a área e foi derrubado ao driblar o goleiro. Edina assinalou pênalti, enquanto os jogadores da Inter de Limeira acusavam a joia palmeirense de ter se jogado.

1 x 0. Raphael Veiga foi para a cobrança, bateu rasteiro, no cantinho, e converteu, inaugurando o placar.

2 x 0. Aos 35, Piquerez tabelou com Dudu pela esquerda, conduziu até a entrada da área com espaço e mandou de três dedos para ampliar o placar.

2º pênalti. Aos 42, Dudu invadiu a área, limpou dois marcadores e acabou sendo derrubado. A jogada seguiu, mas a partida depois foi paralisada enquanto o VAR analisava o lance. A tecnologia indicou a revisão, e a árbitra marcou pênalti.

Dudu desperdiça. O próprio camisa 7 foi para a cobrança e mirou no mesmo canto de Veiga, mas mandou para fora.

3º pênalti. Aos 42' do segundo tempo, Giovani disparou pela direita e foi derrubado na área.

Veiga também erra. O camisa 23 foi para a sua segunda cobrança e bateu de novo rasteiro, no lado direito. Léo acertou o lado mais uma vez, mas desta conseguiu defender.

Opinião dos colunistas

Juca Kfouri— "O Palmeiras fez tudo que se espera de um bom time de futebol nesta noite, em sua casa, contra o bom time da Inter de Limeira"

Milton Neves — "Me arrisco a dizer que o Verdão teve mais apetite neste jogo do que o soberbo Flamengo no Mundial de Clubes, no Marrocos, na semifinal em que acabou derrotado para o Al-Hilal.

Vitor Guedes — "A concentração e a entrega contra a Inter de Limeira, especialmente no primeiro tempo, quando a vitória foi consolidada, é de time que não mostra estar saciado de conquistas"

Ficha técnica

Palmeiras 2 x 0 Inter de Limeira

Competição: 7ª rodada do Campeonato Paulista

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data e hora: 9 de fevereiro de 2023, às 19h30 (de Brasília)

Árbitra: Edina Alves

Público: 31.885 torcedores

Renda: R$ 1.448.695,22

Gols: Raphael Veiga (PAL), aos 18', e Piquerez, aos 35' do primeiro tempo

Cartão amarelo: Eliandro (INT)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson), Zé Rafael (Luan) e Raphael Veiga; Dudu (Breno Lopes), Rony (Flaco López) e Endrick (Giovani). Técnico: Abel Ferreira.

Inter de Limeira: Léo Vieira; Léo Duarte, Douglas, Leandro Silva e Zé Mário; Claudinei, Uillian Correia (Fernando Canesin), Iago (Eliandro), Matheus Oliveira (Jean Martim) e Everton Brito (Bill); Chrigor (Jonathas). Técnico: Pintado.