Topo

Paulista - 2023

Navarro e Tabata desencantam, e Palmeiras vence Ituano pelo Paulista

Do UOL, em São Paulo

25/01/2023 21h23

Rafael Navarro e Bruno Tabata comandaram a vitória do Palmeiras sobre o Ituano, hoje (25), por 3 a 1, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O camisa 29 encerrou um jejum de 30 jogos, enquanto o meio-campista marcou pela primeira vez pelo Alviverde. Person e Lucas Siqueira (contra) fecharam o placar.

  • Navarro chegou ao oitavo gol pelo Palmeiras, sendo o primeiro contra um adversário brasileiro. Os outros sete foram pela Copa Libertadores, contra equipes sul-americanas.
  • Além do gol, Bruno Tabata foi um dos destaques do Alviverde reserva em Itu, assim como Flaco López, que participou do lance do segundo gol e sofreu o pênalti.
  • O Palmeiras, porém, sofreu pela esquerda, ocupada por Kuscevic e Vanderlan.
  • O time de Abel Ferreira agora se prepara para enfrentar o Flamengo, sábado, pela Supercopa do Brasil.

Com certeza [tira um piano das costas]. O atacante fica incomodado quando está na fase ruim. Hoje pude fazer o gol e sair desse jejum, fico feliz. Dá confiança para a temporada. O segredo é o trabalho. Estou batalhando dia após dia para poder fazer os gols". Navarro, em entrevista ao Premiere.

O jogo

Palmeiras monta quarteto ofensivo para melhorar marca no Paulistão. Sem seus principais nomes, Abel Ferreira apostou numa formação com Bruno Tabata pela direita, Navarro e López pelo centro e Breno Lopes pela esquerda para tentar subir a média de gols no Estadual.

Palmeiras pressiona, leva susto pela esquerda e vê Navarro desencantar. O time de Abel Ferreira controlou a posse de bola, mas levou perigo na velocidade e viu o camisa 29 aproveitar cruzamento de Mayke. O Alviverde, porém, sofreu no setor de Vanderlan, mesmo com o Ituano pouco ameaçando Marcelo Lomba.

Ituano insiste pela esquerda até chegar ao empate. A dupla Kucevic e Vanderlan seguiu sofrendo para segurar os donos da casa e, minutos após boa defesa de Lomba, viram Person marcar.

Bombardeio do Palmeiras funciona, López conta com "mãozinha" e Tabata completa de pênalti. O Palmeiras foi para cima do Ituano e chegou ao segundo gol em cobrança de escanteio. López cabeceou, mas foi o desvio no braço de Lucas Siqueira que matou o goleiro Paulino. Depois, Tabata converteu pênalti e fez seu primeiro pelo Palmeiras.

Abel lança jovens nos minutos finais. Com o placar sacramentado, o português atendeu a um pedido antigo da torcida e colocou os jovens Fabinho, Giovani, Garcia e John John no fim da segunda etapa.

Gols

0 x 1: Aos 29 minutos do primeiro tempo, Mayke roubou a bola, tabelou do López e partiu com liberdade pela direita. O lateral cruzou para o meio e Rafael Navarro empurrou para o fundo da rede.

1 x 1: Aos 7 do segundo tempo, Paulo Victor recebeu nas costas de Vanderlan e cruzou para Person, livre, finalizar pelo meio.

Não valeu! O Palmeiras voltou a marcar aos 23 minutos do segundo tempo, com Kuscevic, após escanteio de Tabata, mas a arbitragem marcou toque de mão de Jailson antes de a bola ir para o zagueiro.

1 x 2: Tabata cobrou escanteio pela direita aos 27 minutos do segundo tempo, López desviou de cabeça no meio da área e a bola desviou no braço de Lucas Siqueira, que marcou contra.

1 x 3: Flaco López foi derrubado na área por Frazan e o árbitro marcou pênalti. Tabata foi para a cobrança e bateu no meio do gol aos 36 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA

Ituano 1 x 3 Palmeiras

Competição: quarta rodada do Campeonato Paulista
Data e horário: 25 de janeiro de 2023, às 19h30 (de Brasília)
Local: estádio Novelli Jr, em Itu (SP)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Amanda Pinto Matias
VAR: Adriano de Assis Miranda
Cartões amarelos: José Aldo (Ituano); López (Palmeiras); Saraiva (Ituano)
Gols: Navarro (Palmeiras), aos 29 minutos do primeiro tempo; Person (Ituano), aos 7 minutos do segundo tempo; Lucas Siqueira (contra), aos 27 minutos do segundo tempo; Tabata (Palmeiras), aos 36 minutos do segundo tempo.

ITUANO: Jefferson Paulino; Rai Ramos, Rafael Pereira (Frazan), Bernardo, Lucas Siqueira; Mário Sérgio, Paulo Victor (Cavalhera), Eduardo Person; Quirino, José Aldo (Marcelo Freitas), Yago (Saraiva). Técnico: Carlos Pimentel.

PALMEIRAS: Lomba; Mayke, Kucevic, Luan, Vanderlan; Jailson, Atuesta (Fabinho), Tabata (Jhon Jhon); López (Merentiel), Breno Lopes (Garcia), Navarro (Giovani). Técnico: Abel Ferreira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Palmeiras jogou com Breno Lopes pelo lado esquerdo do ataque, e não com Bruno Tabata. O erro foi corrigido.