Topo

Liverpool

Com um a menos, Liverpool empata com Crystal Palace graças a golaço de Díaz

Darwin Núñez foi expulso de jogo do Liverpool após agredir jogador do Crystal Palace - Paul ELLIS / AFP
Darwin Núñez foi expulso de jogo do Liverpool após agredir jogador do Crystal Palace Imagem: Paul ELLIS / AFP

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 17h55

O Liverpool segue sem vencer no Campeonato Inglês 2022/23. Na tarde de hoje, a equipe de Jürgen Klopp pecou na pontaria, foi atrapalhado pela expulsão de Darwin Núñez na etapa final e só conseguiu empatar com o Crystal Palace, por 1 a 1, em Anfield. Zaha abriu o placar para os visitantes e o time da casa igualou graças a golaço de Luis Díaz.

Com a igualdade, o Liverpool segue sem vitórias no torneio, mas chega a dois pontos na tabela. Na estreia da competição, os Reds já tinham empatado: 2 a 2 com o Fulham.

Na próxima rodada da Premier League, o Liverpool terá um clássico contra o Manchester United, em Old Trafford. A partida acontecerá na segunda-feira (22) que vem, às 16h (de Brasília). Já o Crystal Palace recebe o Aston Villa, no sábado (20).

Díaz faz golaço e diminui prejuízo

O time do Liverpool voltou do intervalo pressionado pela derrota parcial. A cada erro, a torcida reclamava. A situação ficou pior quando Núñez recebeu vermelho e deixou a equipe com um a menos, mas Luis Díaz deu a injeção de ânimo que o estádio precisava. Em linda jogada individual, fez fila, marcou de fora da área e recolocou os Reds no jogo. Na reta final, a equipe da casa não conseguiu a virada.

Darwin Núñez perde a cabeça e é expulso

Grande reforço do Liverpool para a temporada, Darwin Núñez foi muito infeliz em Anfield. Além de desperdiçar dois gols, o uruguaio perdeu a cabeça e deixou a equipe na mão. Ele deu uma cabeçada em Andersen, após ser provocado, e foi expulso direto aos 12 minutos do segundo tempo. O lance lembrou bastante o golpe de Zidane em Materazzi, na final da Copa do Mundo de 2006.

Liverpool pede pênalti no 2º tempo

Aos três minutos da etapa final, Núñez foi acionado em profundidade por Salah, ajeitou o corpo para chutar de canhota e Ward travou de carrinho. O uruguaio pediu pênalti por toque no braço, mas o jogo seguiu. O VAR nem teve tempo de entrar em ação, pois o Palace sofreu uma falta logo na sequência e o árbitro autorizou a cobrança. A equipe da casa ficou na bronca.

Time de Klopp sufoca, como sempre

Mohamed Salah disputa bola na partida do Liverpool contra o Crystal Palace, pelo Campeonato Inglês - ELLIS / AFP - ELLIS / AFP
Imagem: ELLIS / AFP

É muito comum para esse Liverpool, de Jürgen Klopp, pressionar e sufocar os adversários, principalmente nos jogos como mandante. Os Reds tiveram mais de 75% da posse de bola na primeira etapa, finalizaram 17 vezes, mas foram para o intervalo em desvantagem. A estratégia de 'perde-pressiona' seguiu no segundo tempo, mesmo com um homem a menos, após a expulsão de Darwin Núñez.

Palace incomoda no contra-ataque

Enfrentar o Liverpool em Anfield é tarefa dura até para outras potências do futebol europeu. O clube aperta os adversários, chega em bloco na região da área de ataque e faz muita pressão para recuperar a bola. Ciente da diferença entre os elencos, o Crystal Palace se defendeu e explorou muito bem os contra-ataques. É verdade que esbarrou em impedimentos e desistiu do jogo mesmo com um a mais, mas o brasileiro Alisson e a zaga mandante saíram da zona de conforto.

Cronologia do jogo

Aos 31 minutos do primeiro tempo, Eze driblou Fabinho e acionou Zaha. O atacante invadiu a área, teve frieza e finalizou no cantinho de Alisson para abrir o placar. Na etapa final, Darwin Núñez perdeu a cabeça, agrediu o adversário e foi expulso aos 12. Três minutos depois, porém, Luis Díaz fez linda jogada individual e empatou para o Liverpool com um golaço de fora da área.

FICHA TÉCNICA

LIVERPOOL 1 X 1 CRYSTAL PALACE

Competição: Campeonato Inglês, segunda rodada
Data e horário: 15 de agosto de 2022 (segunda-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio de Anfield, em Liverpool (Inglaterra)
Árbitro: Paul Tierney
Auxiliares: Daniel Cook e Dan Robathan
Cartões amarelos: Luis Díaz e Fábio Carvalho (Liverpool); Andersen, Ward, Édouard e Guaita (Crystal Palace)
Cartão vermelho: Darwin Núñez (Liverpool)

Gols: Zaha, aos 31' 1ºT, e Luis Díaz, aos 15' 2ºT

LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Phillips (Joe Gomez), Van Dijk, Robertson (Tsimikas); Milner (Henderson), Fabinho, Elliott (Fábio Carvalho); Mohamed Salah, Luis Díaz e Darwin Núñez. Técnico: Jürgen Klopp.

CRYSTAL PALACE: Guaita; Clyne, Ward, Andersen, Guéhi, Mitchell (Richards); Doucouré (Hughes), Schlupp (Olise), Eze (Milivojevic), Zaha; e Ayew (Édouard). Técnico: Patrick Vieira.

Liverpool