Topo

Corinthians

Lateral João Pedro deixa o Corinthians marcado por falhas e apenas 8 jogos

João Pedro se despede do Corinthians após dez meses de empréstimo - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
João Pedro se despede do Corinthians após dez meses de empréstimo Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

30/06/2022 12h00

O lateral João Pedro vive hoje (30) o seu último dia como jogador do Corinthians. Emprestado junto ao Porto, no ano passado, ele não conseguiu passar confiança na reserva de Fagner e teve a passagem marcada por falhas, mesmo jogando pouco. Por necessidade a despedida aconteceu há dois dias, no jogo mais importante do time na temporada até aqui.

A história dele no Corinthians recebeu críticas antes mesmo da estreia, pois João Pedro chegou em meio à negociação do clube com Róger Guedes, ambos intermediadas pelo mesmo empresário (Paulo Pitombeira), e parte da torcida viu o lateral como "contrapeso" na contratação do atacante — o Corinthians sempre negou qualquer relação entre os dois negócios.

Em campo, João Pedro cometeu um erro logo no primeiro jogo pelo Corinthians: foi nas costas dele que Yony González fez o gol da vitória do Ceará, no Castelão, em jogo do Brasileirão passado. Neste ano as coisas não melhoraram, e de reserva imediato João Pedro se tornou a quarta opção de Vítor Pereira para a posição.

Entre uma coisa e outra, uma falha marcante. Contra o Always Ready (BOL), na estreia na Libertadores, ele cometeu o pênalti que abriu caminho para a derrota corintiana na altitude de La Paz. Dias depois disso, o Corinthians anunciou a contratação de Rafael Ramos, a pedido de Vítor Pereira.

Ao todo, João Pedro fez apenas oito partidas pelo Alvinegro e jogou 335 minutos. Além da concorrência no setor, também ficou quase dois meses sem jogar por causa de lesão muscular na coxa. Fez só dois jogos desde que voltou e foi preterido até em benefício do atacante Gustavo Mantuan, que se mostrou uma grata surpresa quando improvisado de lateral.

João Pedro só não foi cortado das oitavas de final da Libertadores pelo Corinthians porque Fagner e Rafael Ramos corriam risco de lesões. Contra o Boca, nesta semana, calhou de o português ser desfalque e o titular absoluto sentir dores antes do intervalo. Obrigado a mexer no setor, Vítor Pereira preferiu improvisar Bruno Méndez antes de usar João Pedro. O lateral só entrou na reta final, atuou por 13 minutos e não comprometeu, tendo uma despedida honrosa para uma passagem sem brilho.

Vencido o contrato de empréstimo, João Pedro volta ao Porto, com quem tem contrato até dezembro de 2023.

Corinthians