Topo

Corinthians

Corinthians: O que VP ganha (e perde) com troca de Mantuan por Yuri Alberto

Arthur Sandes e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

30/06/2022 04h00

A troca de jogadores com o Zenit-RUS rendeu ao Corinthians o tão sonhado atacante que o técnico Vítor Pereira pede desde que chegou ao clube, em março, mas por outro lado custa um titular "curinga" que foi muito importante em meio aos desfalques. Abaixo, listamos os prós e contras na saída de Gustavo Mantuan para a chegada de Yuri Alberto.

O negócio como um todo quase virou um dilema no Corinthians. O UOL Esporte apurou que Vítor Pereira não queria perder Mantuan, mas que julga precisar mais de um atacante central. Ainda há no clube quem entenda que um atleta que entrega gols (no caso, Yuri Alberto) é mais difícil de encontrar do que um que atua pela beirada.

A troca também envolveu o goleiro Ivan, reserva de Cássio, que não teve o mesmo protagonismo de Mantuan nesta temporada. Os três jogadores assinaram contratos de empréstimo até junho de 2023, mas o Zenit diz que só ele tem direito à compra ao final deste prazo.

"Vejo essa negociação com dúvida, porque Mantuan já se revelou como peça importante no time, e Ivan é o sucessor natural de Cássio. Mas entendo que a carência de um centroavante justifique as perdas e Yuri Alberto, embora também jovem, já mostrou ser ótimo atacante."
Juca Kfouri, colunista do UOL Esporte

Mantuan foi o "miúdo ideal" de VP

Gustavo Mantuan comemora seu gol pelo Corinthians, na partida contra o Santos - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Com 21 anos recém-completos, Mantuan evoluiu a olhos vistos nesta temporada e se tornou peça importante no rodízio promovido por Vítor Pereira. O camisa 31 já tinha sido usado de centroavante, mas se firmou como ponta-direita e ganhou moral com o português atuando como ala e até lateral. Dentre os jovens da base — ou os "miúdos", como diz o treinador lusitano —, Mantuan foi talvez a principal solução para os problemas médicos do Corinthians: jogou 26 dos 30 jogos do time sob comando de VP.

"O Mantuan já jogou até de lateral em uma linha de quatro, pode fazer ala e ponta e era importante nesta rotatividade de um elenco mais velho. Jogadores como o Mantuan são sempre importantes em uma função bem cansativa, e o Corinthians perde um pouco da dinâmica de poder usar um jogador no elenco para mais de uma função"
Rodrigo Coutinho, colunista do UOL Esporte

Yuri Alberto chega para ser o goleador

A busca por um atacante titular é antiga no Corinthians, tanto que Vítor Pereira falou sobre o assunto já em sua apresentação oficial. Júnior Moraes foi anunciado dias depois, mas não entregou os gols esperados, e o problema ficou maior ainda depois de Jô ter o contrato rescindido por indisciplina. Róger Guedes voltou a ser usado centralizado, mas, com Yuri Alberto, VP pretende finalmente "resolver" a questão — e com um atleta jovem, que exija menos rodízio.

"Yuri Alberto é um jogador muito promissor, que entende o tempo certo de atacar os espaços, tem potência física, qualidade técnica e está melhorando muito nas decisões que toma em campo. É um cara que o Corinthians não tinha e que pode assumir a camisa 9. Ainda que não seja exatamente um camisa 9, já fez essa função, gosta de jogar ali e é um cara que se encaixa melhor que o Roger Guedes. No geral, é um ganho técnico muito grande, para mudar o time de patamar."
Rodrigo Coutinho, colunista do UOL Esporte

A libertação corintiana

Dez anos depois do primeiro título do Corinthians na Copa Libertadores, o UOL lança "A libertação corintiana", um documentário que reúne as histórias nunca contadas daquela partida. Produzido por MOV, a produtora audiovisual do UOL, o filme está disponível para assinantes do UOL Play.

Corinthians