Topo

Corinthians joga mal, vê defesa falhar e é derrotado pelo Always Ready

Jogadores do Always Ready comemoram gol marcado diante do Corinthians, em jogo válido pela fase de grupos da Libertadores - Manuel Claure/Reuters
Jogadores do Always Ready comemoram gol marcado diante do Corinthians, em jogo válido pela fase de grupos da Libertadores Imagem: Manuel Claure/Reuters

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

05/04/2022 23h25

Principal objetivo do clube para esta temporada, o Corinthians estreou com derrota na Copa Libertadores. Jogando nos mais de 3.600 metros de altitude de La Paz, na Bolívia, o Timão controlou a posse de bola, mas teve uma atuação abaixo do esperado e acabou superado pelo Always Ready, por 2 a 0, em lances de desatenção do sistema defensivo.

Coletivamente, o Corinthians teve uma noite para ser esquecida em La Paz. O time até conseguiu ocupar o campo de defesa do Always Ready, como pedido pelo técnico Vítor Pereira, porém falhou na execução das jogadas de ataque e não conseguiu criar grandes lances de perigo. Defensivamente, no entanto, o Alvinegro viu falhas de João Pedro e João Victor e saiu derrotado.

O próximo compromisso do Timão pela Copa Libertadores acontece na próxima quarta (13), contra o Deportivo Cali, na Neo Química Arena. Também nesta noite, a equipe colombiana bateu o Boca Juniors, em casa, e lidera o Grupo E ao lado do Always Ready com três pontos ganhos.

O melhor: Rodrigo Ramallo

Trabalhou como o ponto de ligação da defesa ao ataque nos contra-ataques e, quando teve a bola dominada, tentou abrir espaços na defesa do Corinthians. Foi coroado com um gol no segundo tempo.

O pior: João Pedro

Apenas em seu quarto jogo nesta temporada, o substituto de Fagner foi decisivo para que o Always Ready marcasse no primeiro tempo. Desatento na marcação, viu o adversário passar livre em suas costas e cometeu um pênalti sem a mínima necessidade. No ataque, não ajudou na criação das jogadas e destoou negativamente.

Always Ready repete 'peça' em equipe brasileira

A equipe boliviana fez com o Corinthians o que já havia feito com o Internacional na fase de grupos da Copa Libertadores da temporada passada, ao vencer em casa, por 2 a 0, e se impondo durante os 90 minutos da partida no estádio Hernando Siles.

João Pedro perde na corrida e comete pênalti

O Corinthians mal teve tempo para se adaptar à altitude de La Paz e impor seu ritmo de jogo. Isto porque, com apenas seis minutos de partida, o lateral Jorge Flores foi lançado ao ataque, apareceu nas costas de João Pedro e ganhou na corrida. O defensor corintiano entrelaçou os braços no ombro do adversário e cometeu o pênalti. Na cobrança, Riquelme bateu alto e não deu chance de defesa ao goleiro Cássio.

Corinthians com 73% de posse de bola no 1º tempo

Em desvantagem no marcador, o Corinthians manteve o plano tático montado por Vítor Pereira e ocupou o campo de defesa do Always Ready com os dez jogadores de linha, trabalhando a bola de um lado para outro. Apesar dos 73% da posse de bola e o domínio das ações do jogo, o Timão pouco perigo apresentou ao goleiro Giménez e foi para o intervalo com a derrota parcial.

Vítor Pereira muda estrutura, e Corinthians é novamente surpreendido

Em busca de soluções e de um time mais agressivo, o técnico Vítor Pereira fez duas mudanças no intervalo: sacou Adson e colocou Róger Guedes, e promoveu a reestreia do volante Maycon ao tirar o lateral João Pedro. As ideias do treinador, no entanto, não contavam com um gol relâmpago do Always com apenas 1 minuto do 2º tempo. Em uma rápida troca de passes, Ramallo e Riquelme tabelaram por entre os defensores do Corinthians e o meia apareceu livre para dar um toque e deslocar Cássio.

Marcação baixa e velocidade dão vitória aos bolivianos

Classificado para a Copa Libertadores como vice-campeão boliviano, o Always Ready soube se aproveitar da fragilidade defensiva do Corinthians para conquistar a vitória em La Paz. O time da casa abriu o placar com rapidez e passou a adotar uma postura recuada, com as linhas de marcação baixas e apostando na velocidade dos contra-ataques. Nas raras vezes em que apareceu ao ataque conseguiu concluir ao gol adversário e ainda soube anular o sistema ofensivo da equipe brasileira.

Intensidade em falta

Em busca de soluções para o problema de criação do Corinthians, Vítor Pereira colocou Giuliano, Mosquito e Lucas Piton ao longo do segundo tempo e deixou a formação extremamente ofensiva. As mudanças, no entanto, não deram intensidade ao Timão no campo de ataque e o time seguiu com grandes dificuldades para chutar ao gol do Always Ready.

Paulinho - Manuel Claure/Reuters - Manuel Claure/Reuters
Imagem: Manuel Claure/Reuters

Foco no Brasileirão

Derrotado na estreia da Copa Libertadores, o Corinthians agora foca na estreia do Campeonato Brasileiro, domingo (10), contra o Botafogo no Engenhão. A delegação do Alvinegro desembarca amanhã (6) na capital paulista e tem quatro dias de preparação antes do duelo no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

Always Ready (BOL) 2x0 Corinthians

Data: 05/04/2022
Local: estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Gols: Riquelme, aos 7 minutos do 1º tempo, e Rodrigo Ramallo, a 1 minuto do 2º tempo
Cartões amarelos: Enoumba (Always Ready)
Cartões vermelhos: -

Always Ready: Giménez; Enoumba, Alex Rambal, Cabrera e Jorge Flores; Adrián (Mamani), Chumacero, Rodrigo Ramallo (Blanco), Cristaldo (Borja) e Arce (Cortés); Riquelme (Gustavo Torres). Técnico: Eduardo Villegas

Corinthians: Cássio; João Pedro (Maycon), João Victor, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Paulinho (Gustavo Mosquito) e Renato Augusto; Adson (Róger Guedes), Willian (Lucas Piton) e Jô (Giuliano). Técnico: Vítor Pereira