Topo

Brasileirão - 2021

Com falha de Cássio e lei do ex, Ceará derrota o Corinthians no Castelão

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

25/11/2021 22h07

O Ceará está vivo na briga por uma vaga na Copa Libertadores 2022. Na noite de hoje (25) com mais de 35 mil pessoas no Castelão, o Vozão contou com uma falha do goleiro Cássio logo no começo da partida e com o faro de gol do atacante Yony González nos minutos finais do confronto para bater o Corinthians, por 2 a 1, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O colombiano Yony teve rápida passagem pelo Timão, na temporada passada, tendo disputado quatro partidas em quatro meses.

A vitória levou o Ceará aos 49 pontos na tabela de classificação, dois pontos atrás do Fluminense — o sétimo colocado. O Corinthians contou com a derrota do Fortaleza para o Santos, na Vila Belmiro, para se manter no G4. O Alvinegro, no entanto, pode perder a posição para o Red Bull Bragantino, que ainda joga na rodada.

O melhor: Vina

Dominou o meio de campo, orquestrou o ataque do Ceará e ganhou praticamente todas as disputas individuais com os defensores do Corinthians. Tudo isso depois de ter feito o gol que inaugurou o placar do Castelão. Acabou substituído no início do segundo tempo por dores musculares.

O pior: Cássio

Falhou no lance que abriu o placar na Arena Castelão ao precipitar uma saída de bola no campo de defesa. Não é a primeira vez que o goleiro e capitão do Corinthians é protagonista de uma falha neste Campeonato Brasileiro.

Aposta de Sylvinho, Luan tem atuação apagada

Depois de quase três meses, o meia Luan voltou a ser titular do Corinthians já que Renato Augusto vinha de uma sequência de 13 jogos e precisou ser poupado pela comissão técnica. O camisa 7 não foi bem, ficou preso na marcação do Ceará, abusou dos passes para o lado e foi substituído no início do segundo tempo.

Ceará cumpre plano tático e anula o adversário

Tecnicamente, o Vozão não apresentou um futebol de encher os olhos. No entanto, a atuação da equipe no plano tático foi exemplar. Marcou o Corinthians na saída de bola, controlou as ações do jogo e não deu espaços para o adversário. Na reta final, soube controlar a posse da bola para conseguir mais três pontos atuando em casa.

Falhas individuais sacramentam derrota do Corinthians

O Corinthians entrou em campo com um time alternativo ao poupar Fábio Santos e Renato Augusto e teve um início ruim, sendo dominado pelo Ceará. Na etapa final, Sylvinho fez substituições buscando levar o time ao ataque e conseguiu empurrar o adversário em seu campo de defesa. Depois do empate, no entanto, a equipe viu o lateral João Pedro perder uma disputa na bola aérea, que sacramentou mais uma derrota fora de casa.

Cronologia do jogo

O desenho tático da partida ainda nem tinha sido demonstrado quando o Ceará abriu o placar. O goleiro Cássio defendeu uma finalização no meio do gol e tentou acelerar o ataque do Corinthians, mas acabou errando. Lima desarmou o adversário e a bola sobrou para Vina, da entrada da área, chutar forte e fazer o primeiro gol aos 5 minutos de jogo.

Dali em diante, o Vozão adotou uma postura conservadora em campo, aproximou suas linhas de marcação e optou em não correr riscos na defesa. O Corinthians teve a posse da bola no segundo tempo e, com a entrada de Willian e Renato Augusto conseguiu pressionar o Ceará.

Nos minutos finais, em uma jogada individual, Roger Guedes driblou o defensor na entrada da pequena área e encheu o pé para empatar. Logo no lance seguinte, Igor cruzou e encontrou Yony González livre na pequena área para dar números finais ao jogo.

Trânsito atrapalha o Corinthians

A delegação do Corinthians chegou ao Castelão com atraso considerável de mais de 25 minutos. O clube foi surpreendido pelo trânsito na região do estádio e, por isso, não teve tempo suficiente para realizar o aquecimento conforme a programação criada em São Paulo. O atraso fez com que a divulgação das escalações das duas equipes demorasse a acontecer.

FICHA TÉCNICA

Ceará 2 x 1 Corinthians

Data: 25/11/2021

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Hora: 20h (de Brasília)

Gols: Vina, aos 5' do 1º tempo (1-0); Roger Guedes, aos 38' do 2º tempo (1-1); Yony González, aos 41' do 2º tempo (2-1)

Cartões amarelos: Fernando Sobral, João Ricardo, Jorginho (Ceará); Gabriel, Fagner, Cássio e Du Queiroz (Corinthians)

Ceará: João Ricardo; Igor, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral (William Oliveira), Vina (Jorginho) e Lima (Rick); Jael (Yony González) e Mendoza (Kelvyn). Técnico: Tiago Nunes.

Corinthians: Cássio; Fagner (João Pedro), João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel (Vitinho), Du Queiroz (Willian), Luan (Renato Augusto), Gabriel Pereira (Gustavo Mosquito) e Roger Guedes; Jô. Técnico: Sylvinho.

' data-autoplay='true' data-start='' data-mute='true' data-related='false' data-btnfollow='false' frameborder='0' allow='autoplay; encrypted-media' allowfullscreen>