Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Colunistas: Abel acerta ao recusar oferta milionária e seguir no Palmeiras?

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

03/06/2022 11h41

O técnico Abel Ferreira recusou uma oferta de aproximadamente R$ 50 milhões - 10 milhões de euros - anuais para trocar o Palmeiras por um clube da Arábia Saudita. O salário seria substancialmente superior aos cerca de R$ 31 milhões que ele passou a receber após a renovação de seu contrato, em março - número apurado pelo UOL, contestado pelo Alviverde.

E aí, Abel Ferreira acerta ao recusar essa proposta milionária para seguir no Palmeiras? Ou deveria ter aproveitado a oportunidade? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte, que responderam assim:

Do ponto de vista pessoal, só ele pode dizer. Mas profissionalmente entendo que acerta muito. Já ganha um excelente salário e está bem posicionado para consolidar uma dinastia em um grande clube brasileiro. Por que ir se esconder na Arábia Saudita apenas para ficar um tanto mais rico?
ALICIA KLEIN

Abel só sai do Palmeiras, onde ganha muito bem, é idolatrado de forma quase doentia por muitos e tem salvo-conduto para fazer e falar o que bem entender, por uma proposta profissional irrecusável de um clube europeu com bom nível competitivo. Se esconder no "mundo árabe" só por dinheiro seria um enorme passo para trás em uma carreira que já é realidade no Brasil, mas apenas um projeto no início nos centros que importam.
ANDRÉ ROCHA

Ele já não precisa mais de dinheiro e aqui tem carinho, projeto esportivo e chance de brigar por títulos e fazer seu nome para mercados mais fortes que o de lá.
DANILO LAVIERI

Acerta 100% porque ganha o suficiente no Palmeiras para fazer sua independência financeira e trabalha num clube que lhe dá projeção que não teria na Arábia. Por mais que os gananciosos não entendam, mais dinheiro está longe de ser razão de viver.
JUCA KFOURI

Abel Ferreira aparenta ter um plano de carreira bem definido e o dinheiro do futebol árabe ao que parece não faz parte desse plano. Abel só sairá do Palmeiras se receber uma proposta de clube médio ou grande da Europa que dê a ele um upgrade na carreira. Nem mesmo uma seleção talvez o seduza (a não ser que seja algo irrecusável profissionalmente, como a brasileira).
MARCEL RIZZO

Abel acertou muito. Ele já ganha muito dinheiro aqui e pode se dar ao luxo de ficar e lutar pela glória do tri da libertadores e, quem sabe, dirigir a seleção brasileira.
MENON

Acho que sim. Deixa escancarado para a torcida do Palmeiras que ele confia no trabalho, que quer conquistar mais coisas aqui, que tem uma relação com o time. Uns dirão que ganhar 30 milhões ou 50 milhões não faz diferença e que a decisão era fácil. De fato, na grana, não faz muita diferença. Quase tudo o que 50 milhões compram, 30 milhões também compram. Mas esse mundo dos homens, do dinheiro e do poder não anda assim pela vida. Querem sempre mais, mais e mais. Pulam de um lugar a outro sem se preocupar com a história que estão construindo e apenas em busca de mais riqueza e poder. Abel interrompeu essa lógica cruel. Deu uma declaração de amor e respeito ao time que defende.
MILLY LACOMBE

Claro! Abel Ferreira tem palavra e parece se interessar muito mais em fazer história do que fazer fortuna. E, convenhamos, com o que ele ganha do Palmeiras já é possível viver para sempre sem se preocupar com os boletos?
MILTON NEVES

Não tem muito certo ou errado em uma escolha pessoal. A decisão de Abel mostra que ele pensa grande para sua carreira. O desejo é sair do Palmeiras consagrado para assumir um grande clube europeu. E ele sabe que, no mundo árabe, jamais alcançaria a projeção necessária para dar esse passo.
RAFAEL REIS

Abel tem aspirações de se tornar um grande técnico na Europa. Se transferir para o mundo árabe, para a China ou para o leste europeu seria um retrocesso. Ele fez bem em recusar.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Fez certo. O momento dele no Palmeiras é muito bom e pode melhorar ainda mais com títulos importantes nessa temporada. O que pode valorizá-lo, inclusive.
RODOLFO RODRIGUES

Essa é uma questão bem pessoal e não vejo acerto ou erro. Vai depender daquilo que cada um almeja para a vida no momento. No ponto de vista esportivo, acerta. É um técnico jovem e com potencial de crescimento. Ir para a Arábia Saudita o deixaria ainda mais longe do seu foco principal, que é treinar um grande clube europeu. Seria um movimento visto de forma negativa pelo mercado. Ser dominante na América do Sul já não garante portas abertas em potências europeias, ir para Arábia menos ainda.
RODRIGO COUTINHO

Eu tenho por regra não opinar sobre decisões que envolvam o orçamento alheio. Dito isso, grana, e bota grana nisso, à parte, desportivamente Abel acertou em cheio. E, câ entre nós, para quem já ganhou (merecida e honestamente) muito dinheiro, dinheiro não é tudo.
VITOR GUEDES

Palmeiras