PUBLICIDADE
Topo

Brasileirão - 2022

Nathan busca afirmação no Flu e tem nova chance contra clube que o revelou

Nathan, meia do Fluminense - Marcelo Gonçalves / Fluminense
Nathan, meia do Fluminense Imagem: Marcelo Gonçalves / Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/05/2022 04h00

Classificação e Jogos

O meia Nathan vive momento importante nesta passagem pelo Fluminense e, sob o comando do técnico Fernando Diniz, pode ter nova oportunidade neste recomeço nas Laranjeiras e busca se firmar, tendo pela frente justamente o Athletico-PR, clube que o revelou. A partida de hoje (14), em Volta Redonda, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para 21h.

O Tricolor, com cinco pontos, busca se afastar da zona de rebaixamento, enquanto o Furacão, com seis, quer encostar no primeiro pelotão da competição.

Com o Maracanã fechado para plantio de grama de inverno, o duelo será no Raulino de Oliveira, estádio em que o Flu, em sua atuação mais recente, bateu o Resende e se sagrou campeão da Taça Guanabara, resultado importante para, posteriormente, se tornar campeão do Carioca, ainda com Abel Braga à beira do gramado.

De lá para cá, porém, houve mudança no comando técnico. Abel deixou o cargo e a diretoria acertou o retorno de Fernando Diniz, que foi treinador do Tricolor em 2019.

A mudança fez com que a equipe assumisse novo formato e, em meio aos testes e observações, alguns jogadores ganharam espaço, como foi o caso de Nathan. Após entrar no duelo com o Junior Barranquilla, pela Sul-Americana, na estreia de Diniz, foi titular contra Palmeiras, no Brasileiro, e Vila Nova, pela Copa do Brasil.

Na última quarta-feira, no Serra Dourada, o camisa 13 teve papel importante diante da lesão de Ganso, que fez atividades no campo na sexta-feira, mas não viajou com a delegação e será desfalque novamente.

O meia foi uma das contratações do Fluminense na janela de transferências do início do ano e o acerto esteve envolto a uma alta expectativa da torcida — principalmente pela batalha com o Santos no mercado —, mas que ainda não se concretizou. Nathan pode "desabrochar" de vez contra o Athletico-PR, clube onde deu os primeiros passos e de onde saiu como grande promessa diretamente para a Europa.

Nathan, hoje no Fluminense, foi revelado pelo Athletico-PR - Divulgação Athletico-PR - Divulgação Athletico-PR
Imagem: Divulgação Athletico-PR

Ele chegou ao Furacão em 2009, com 13 anos, e foi uma das grandes joias do nos últimos anos, com passagens pelas seleções de base e atuações de destaque no profissional. Em 2015, porém, após alguns atritos, deixou o clube e assinou com o Chelsea.

No Velho Continente, não chegou a se firmar no Blues, e teve passagens por Vitesse, da Holanda, Amiens, da França, e Belenenses, de Portugal, por empréstimo, antes de voltar ao país de origem para defender o Atlético-MG, em 2018.

No Flu, chegou sob o comando de Abel Braga, que utilizava o esquema com três zagueiros e, inicialmente, sem um meia. Depois, quando mudou a formação, Ganso passou a ser o titular, e ele se tornou opção apenas na reta final da passagem do treinador. Agora, com Diniz, Nathan vem sendo mais utilizado.

Nathan, ex-Atlético-PR, assina contrato com o Chelsea - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Até aqui, em três partidas sob o comando do novo treinador, foram 215 minutos em campo, contra 576 do início da temporada até o fim do mês passado.

Outros reencontros

Além de Nathan, outros nomes do atual elenco do Fluminense também já defenderam as cores do Athletico-PR, como o próprio Fernando Diniz, que comandou o time em 2018, e o volante Wellington, que esteve no clube entre 2018 e 2020.

Diretorias alinhadas

Fluminense e Athletico-PR se mostram do mesmo lado na discussão sobre a formação da Liga. Recentemente, os dois clubes, ao lado de outros 21, assinaram o que chamaram de carta-proposta "para formalizar compromisso em busca de uma composição equilibrada".

O grupo faz oposição à Libra, que, até aqui, contra com 10 clubes, como Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vasco.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE x ATHLETICO-PR
Competição: Campeonato Brasileiro - Sexta rodada
Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Dia: 14 de Maio de 2022, sábado
Horário: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa C) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Vinicius Furlan (SP)

FLUMINENSE: Fábio; Calegari, Nino, David Braz e Pineida; Wellington, André, Yago Felipe e Nathan; Luiz Henrique e Cano. Técnico: Fernando Diniz

ATLHETICO-PR: Bento; Khellven, Matheus Felipe, Pedro Henrique e Abner Vinícius; Hugo Moura, Erick (Bryan García) e Terans; Vitinho, Canobbio e Vitor Roque. Técnico: Felipão