Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras e Fluminense empatam em jogo equilibrado e estacionam na tabela

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

08/05/2022 17h55

Palmeiras e Fluminense fizeram um jogo equilibrado e, mesmo com um segundo tempo melhor, o Alviverde não conseguiu a vitória no jogo de hoje (8), no Allianz Parque. Dudu fez para os donos da casa, e Cano marcou para os cariocas: 1 a 1. Com seis pontos, o Verdão segue no meio da tabela do Brasileirão. O Tricolor, mesmo cansado, obteve bom resultado e chegou aos cinco pontos.

Na quarta-feira (11), o Palmeiras vai a Londrina decidir sua vida na Copa do Brasil contra a Juazeirense-BA. Na ida, em Barueri, o time de Abel Ferreira venceu por 2 a 1. Já o Flu vai a Goiânia encarar o Vila Nova. Na ida, o Tricolor ganhou por 3 a 2.

Cronologia do jogo

O Palmeiras fez um bom 1º tempo, mas não foi tão superior ao rival. O Alviverde apostou na velocidade e no aperto à saída de jogo carioca. Rony participou de bons lances, em especial aos 19', quando disputou jogada com Fábio e pediu pênalti. O árbitro mandou seguir. O Flu chegara bem pouco antes, com ótimo arremate de fora da área de Nathan, após jogada ensaiada em cobrança de escanteio de Ganso.

Na segunda etapa, o Palmeiras continuou com o mesmo jogo, mas desta vez, o Flu não soube neutralizar tão bem as chegadas, tampouco conseguiu chegar à frente e incomodar o Palmeiras. Aos 26', Scarpa recebeu pela direita do ataque e cruzou com muito efeito. A bola passou por todos, mas não por Dudu, que concluiu em cima da linha e fez 1 a 0.

Onze minutos depois, aos 37', foi a vez de Cano completar para as redes, após boa jogada de Caio Paulista pela direita. O argentino estava sozinho na pequena área e concluiu com categoria, de pé direito para fazer 1 a 1.

O jogo do Palmeiras

O Palmeiras começou o jogo em alta velocidade, marcando a saída do Fluminense e procurando surpreender a defesa carioca. Apostando em jogar pela direita, com Dudu, o Alviverde teve boas chances no setor, mas teve dificuldade em concluir as chances que criou. Na segunda etapa, o Palmeiras seguiu na mesma toada, até abrir o placar, aos 26', com Dudu. Mas, numa falha da defesa pela esquerda, viu o adversário empatar.

O jogo do Fluminense

Fernando Diniz já deu sua cara ao Flu. O time toca a bola com calma e inteligência e tenta chegar sempre de forma coordenada ao ataque. Na primeira etapa, deu certo. Na segunda, o time cansou um pouco e deu mole para o Palmeiras, que abriu o placar, aos 26'. Mesmo assim, conseguiu o empate aos 37' da etapa final, com Cano, sozinho na pequena área, após bom cruzamento de Caio Paulista

Foi bem: Dudu cansou o Flu e fez o seu

Além do gol, Dudu foi o atacante mais efetivo do Palmeiras na partida. Arisco, ele bagunçou a defesa do Fluminense e deixou a zaga cansada, abrindo espaços para si e os companheiros

Foi mal: Wesley mostrou desatenção

A chance que ele recebeu de Abel Ferreira não foi bem aproveitada por Wesley. O atacante, mais uma vez, mostrou-se um tanto desligado em jogadas-chave.

Rony e Wesley apertam, mas camisa 11 desperdiça

O relógio apontava pouco mais de 2 minutos quando Rony ganhou na corrida, driblou Fábio com um toque de cabeça e cruzou para Wesley, que não alcançou. Muito aceso, Rony apertou bastante a saída de bola do Fluminense e chegou bem na velocidade.

Aos 19', ele se aproveitou de erro de Nino e Wellington e invadiu a área. Fábio saiu no pé do palmeirense, que foi ao chão. A jogada seguiu e Wesley bateu para fora, sem goleiro. Mesmo havendo a dúvida quanto a haver pênalti no lance, esse tipo de oportunidade de gol não pode ser desperdiçada.

Ganso pede para sair

O camisa 10 do Flu dava boa organização ao meio-campo e tinha feita ótima cobrança de escanteio em jogada ensaiada, com bola rolada para a entrada da área e arremate de Nathan, gerando outro escanteio. Na cobrança seguinte, o meia sentiu a coxa esquerda, aparentemente ao bater na bola, e pediu substituição, aos 17' do 1º tempo.

Flu volta melhor e encaixa bom contra-ataque

O Flu fez o Palmeiras experimentar seu próprio veneno ao encaixar um contra-ataque de manual, aos 5' do segundo tempo: Nathan faz belo lançamento e acionou Pineida na meia esquerda. O lateral cruzou para a segunda trave, Luiz Henrique chutou fraco e a bola até passou por Weverton, mas Murilo tirou de calcanhar.

Fábio salva cara a cara com Dudu

A jogada pela esquerda foi muito rápida. E, de repente, Jorge estava dentro da área, cruzando com perfeição para Dudu. Cara a cara com o goleiro, o camisa 7 bateu como deu, de primeira, uma bola que veio à meia altura. Fábio, bem colocado, salvou com o ombro.

Dudu abre o placar aos 26' do segundo tempo

O Palmeiras já merecia o gol quando Scarpa recebeu na direita e cruzou rasante, com efeito, na direção do gol. A bola enganou a todos e Dudu completou sobre a linha.

Cano completou após passe de Caio Paulista e empatou

O Palmeiras deu mole pela esquerda, e Jorge ficou na saudade diante de Caio Paulista. O cruzamento veio perfeito para Cano, sozinho, escorara na pequena área.

Caio Paulista deixa Jorge para trás e Cruza para Cano fazer 1 a 1

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 1 x 1 FLUMINENSE
Motivo
: Campeonato Brasileiro, 5ª rodada
Local e Horário: Allianz Parque, às 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (RJ) e Daniel da Silva Andrade (DF)
VAR: Johnny Barros de Oliveira (SC)
Gols: Dudu, aos 26' (PAL); Cano, aos 37' (FLU)
Cartões amarelos: Nonato, Fernando Diniz (Técnico)(FLU); Gustavo Gómez, João Martins (auxiliar-técnico), Abel Ferreira (Técnico) (PAL)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Jorge); Danilo (Navarro), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Wesley (Scarpa). Técnico: Abel Ferreira

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier (Caio Paulista), Nino, David Braz e Pineida; Wellington, Yago, Nathan (Willian Bigode) e Ganso (Nonato) (Fred); Luiz Henrique e Cano. Técnico: Fernando Diniz