Topo

Corinthians

OPINIÃO

Colunistas opinam: o Corinthians precisa buscar um novo técnico para 2022?

Sylvinho, técnico do Corinthians, durante partida contra o Grêmio, pelo Brasileiro - Foto: Agência Corinthians
Sylvinho, técnico do Corinthians, durante partida contra o Grêmio, pelo Brasileiro Imagem: Foto: Agência Corinthians

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

06/12/2021 11h25

O empate por 1 a 1 com o Grêmio na Neo Química Arena, na tarde de ontem (5), fez o técnico Sylvinho voltar a ser criticado pela torcida e por parte da imprensa. Não tanto pelo resultado, mas pelo desempenho no time no jogo da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a temporada cada vez mais perto do fim, aproveitamos para fazer a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: o Corinthians precisa buscar um novo técnico para 2022? Veja o que eles disseram:

Não acho que se poderia esperar mais do Corinthians com que Sylvinho iniciou do que um quarto lugar no Brasileiro, classificação para a fase de grupos da Libertadores, atrás apenas dos clubes que são disparadamente os melhores do país. Com alguns reforços pontuais, o apoio da torcida no estádio e um pouco de paz, acredito que o trabalho em 2022 possa render bons frutos.
ALICIA KLEIN

Sylvinho chegou ao Corinthians na condição de um time que seria rebaixado e conseguiu uma vaga na Libertadores. É verdade que ganhou quatro reforços muito importantes, mas que pouco jogaram juntos por conta de lesões. Sylvinho errou em vários momentos, mas acertou em outros tantos e merece ter uma temporada mais calma, com mais planejamento e jogadores mais inteiros para uma avaliação mais criteriosa.
DANILO LAVIERI

Eu buscaria o Juan Pablo Vojvoda [técnico do Fortaleza]. Mas quem sou eu?
JUCA KFOURI

Não. O Corinthians está em boas mãos com Sylvinho no comando.
JULIO GOMES

Eu manteria Sylvinho, que poderia iniciar uma temporada. Ele pode fazer esse time jogar mais, fato, mas terá agora mais tempo de trabalho e poderá dispensar e pedir peças que ache necessárias. A pergunta que a diretoria corintiana tem que fazer, e a torcida também, é: vou mandar o Sylvinho embora e contratar quem? Não vejo nenhum técnico brasileiro que empolgue e contratar estrangeiro não é tiro certo.
MARCEL RIZZO

Sylvinho teria conseguido um aproveitamento melhor com os reforços chegando mais cedo, no início da temporada. É justo que siga no Corinthians, que chegará ao fim do Brasileirão em uma posição digna na tabela. Ele precisa ainda de experiência para subir de nível como treinador, mas tem potencial e está em evolução.
MARLUCI MARTINS

Deve continuar. É um treinador em início de carreira que teve bons resultados quando chegaram os reforços.
MENON

Eu manteria. Ele ajeitou um time que estava todo capenga. Claro, recebeu bons reforços, mas ainda assim não é coisa simples de se fazer tão rapidamente como ele fez. Dito isso, o time tem problemas que precisam ser resolvidos e, para isso, deve haver um planejamento. Como ele vai resolver a falta de intensidade em alguns jogos? Isso se deve a que? Como vai deixar o time mais matador? E mais ofensivo? Pra que tanta posse de bola na intermediária, sem nenhum ímpeto para nada? Enfim, os problemas precisam ser apontados, diagnosticados e, a partir disso, traçar um plano para que sejam resolvidos. No elenco, o Corinthians é um dos melhores do Brasil e, se se ajeitar, pode ter um 2022 memorável.
MILLY LACOMBE

Não! Sylvinho é promissor e o mercado não tem boas opções disponíveis. É preciso reforçar o elenco, principalmente o outrora tão elogiado sistema defensivo.
MILTON NEVES

Seria justo dar ao Sylvinho a oportunidades de dirigir o Corinthians no Paulista. Dependendo do que mostrasse poderia ficar ou ser demitido. Por enquanto, ainda acho que está devendo.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Se tivesse um grande nome em vista e que pudesse iniciar o trabalho agora, sim. Mas nem a diretoria pensa nessa possibilidade. A tendência é que ele fique e seja avaliado após o início do Paulistão e as primeiras partidas da fase de grupos da Libertadores.
RODOLFO RODRIGUES

Só se tiver dinheiro para buscar alguém melhor que Sylvinho. Não que ele seja a melhor opção possível para o Corinthians, mas não faz um trabalho ruim. São dois Corinthians totalmente diferentes em sete meses de trabalho. Um antes e outro depois dos reforços. Vejo coisas positivas na organização do time e erros também, mas nada tão fora do normal. Se tiver sequência pode conseguir equilibrar a equipe em 2022.
RODRIGO COUTINHO

Depende se o Corinthians consegue buscar opções interessantes no mercado de técnico. Em termos de resultado, Sylvinho conseguir o que se esperava dele com vaga na libertadores e atrás apenas Galo, Flamengo e Palmeiras. Mas o Corinthians tem um problema sério de competitividade e os resultados foram mais obtidos pelos talentos e pelo efeito da torcida do que por um jogo coletivo bem feito. Agora, se não houver grandes opções, aí é melhor mantê-lo.
RODRIGO MATTOS

Corinthians